27.4.24

Feminino Instrumental abre a 4a edição em Belém

Lívia Matos faz show no domingo (5)
Foto: Tiago Lima
Belém, São Luís, Vitória e São Paulo vão receber shows, poesia, performances, artes visuais, cinema, rodas de conversa e feira criativa, tudo de forma gratuita. A programação na capital paraense abre o circuito de 2 a 5 de maio, na Fundação Cultural do Pará - Centur.

Focado no protagonismo das mulheres, com shows de grandes instrumentistas, a programação conta também com intervenções poéticas, performances, artes visuais com VJs e sessões de cinema, com mostras de filmes que revelam o protagonismo feminino e dialogam com os temas do festival. 

A música instrumental no Festival Feminino 2024 vem representada pelos shows da Funmilayo Afrobeat Orquestra (em Vitória e São Luís ), de Lívia Mattos (em Belém e São Luís), da Flaira Ferro: Projeto Verê (em Belém e São Paulo) e Duo Gisbranco (em Vitória).  Cada cidade terá ainda shows com artistas locais, são elas: Tamboiara Amazônia (PA),  Layse e as Sinceras (PA), Thaynara Oliveira (MA), FemmeFusion (MA), Quarteto Zuri (ES), Thaysa Pizzolato (ES), Mulheres de Ilú (SP), Obscênicas (SP), Vanille Goovaerts, Miriam Momesso e Franci Oliver em Trio (SP) e roda de choro com as Filhas da Noite (SP).

A 4ª edição do Festival Feminino Instrumental tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, via lei federal de incentivo à cultura. 

O feminino na música instrumental

Tamboriara, show de abertura no dia 4
Foto Divulgação
Desde 2018, o Festival Feminino se propõe a ser mais uma plataforma de avanço nas pautas de igualdade de gênero e respeito à diversidade, buscando criar outras representatividades em cenários ainda predominados por homens, como é o da música instrumental. 

”Foi olhando para este cenário especificamente que o Festival trouxe esta edição especial, que busca apresentar um recorte de mulheres que têm mudado essa realidade ao lançar carreiras e projetos maravilhosos dentro da música instrumental. Criando assim referências para novas gerações”, compartilha Débora Ribeiro, idealizadora e organizadora do festival, ao lado de Daniela Godoy, sócias na Ninas Agência Cultural. 

A edição também promove atividades onde o público pode também contribuir com as rodas de conversa sobre assuntos variados, já habituais no festival. Acontecem também as feiras criativas, um espaço para evidenciar e fomentar a produção de trabalhos femininos. Em Belém a parceria será com a Feira Feminina Amazônia, e em São Paulo, com a Feira das Deusas.

O protagonismo na gastronomia é novidade da edição. Tendo como objetivo, promover talentos e iniciativas do feminino que atuam neste segmento, em cada uma das cidades onde o evento acontece, o Feminino divulgará um guia com estabelecimentos gastronômicos liderados por mulheres, para que o público do Festival circule por estes locais e os divulgue, fortalecendo esta rede.

Programação Festival Feminino 2024, edição instrumental:

Flaira Ferro - Projeto Verê
Foto: Camila Coimbra
A programação em Belém inicia com cinema, quinta e sexta, dias 2 e 3. Os shows e demais atividades acontecem no fim de semana, as atrações musicais nacionais têm abertura de artistas locais e projeções, sempre antecedidas por performances. A Feira Feminina Amazônica inicia a partir das 11h, no sábado e no domingo.

Sábado (4), Flaira Ferro: Projeto Verê, que traz a artista acompanhada por banda de instrumentistas de frevo, e show de abertura da Tamboiara Amazônia, tudo com projeções da Mhorgana. A discotecagem fica por conta da DJ Shayra Brotero e a performance poética com Priscila Cobra.  A roda de conversa será sobre ‘Mulheres na Política’, com as convidadas: Lorena Saavedra, Lívia Noronha, Vivi Reis, Bia Caminha e a Bancada Mulheres Amazônidas. 

Domingo (5), Lívia Mattos se apresenta e terá show de abertura com Layse e as Sinceras, representante da “guitarrada” paraense, além das projeções da VJ Bella Reis. A DJ do dia será Jack Sainha e a performance poética com Suellen Corrêa. A roda de conversa  traz o tema ‘A Criatividade Econômica em uma Amazônia Ancestral e Futurista’, com as convidadas: Moara Tupinambá, Fogoyó, Mestra Deia (Iacá) e Luciana Porto.

De Belém, o Festival segue para São Luís (MA) de 9 a 11, Vitória (ES), de 17 a 19, e São Paulo (SP), de 21 a 26 de maio.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA 

BELÉM (PA)

Dias 2, 3, 4 e 5 de Maio

Local: Fundação Cultural do Estado do Pará

Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650 - Nazaré, Belém - PA

Dias 02 e 03/05 (quinta e sexta-feira)

Cinema

Horário: 19h

Exibição de mostra de filmes, seguida por bate-papo

Local: Cine Líbero Luxardo (na Fundação)

Dia 04/05 (sábado)

11h às 20h | Feira Feminina Amazônia

15h | DJ Shayra Brotero (PA) *Também nos intervalos entre as atrações

16h | Roda de Conversa: Mulheres na Política. Convidadas: Lorena Saavedra, Lívia Noronha, Vivi Reis, Bia Caminha e Bancada Mulheres Amazônidas. 

18h | Show: Tamboiara Amazônica (PA)

19h50 | Performance Poética: Priscila Cobra (PA)

20h | Show: Flaira Ferro: Projeto Verê (PE)

Projeções: VJ Mhorgana durante os shows

Dia 05/05 (domingo)

11h às 20h | Feira Feminina Amazônia

15h | DJ Jack Sainha (PA) *Também nos intervalos entre as atrações

16h | Roda de Conversa: “A Criatividade Econômica em uma Amazônia Ancestral e Futurista”. Convidadas: Moara Tupinambá, Fogoyó, Mestra Deia (Iacá) e Luciana Porto. 

18h | Show: Layse e as Sinceras (PA)

19h50 | Performance Poética: Suelen Corrêa  (PA)

20h | Show: Lívia Mattos (SP)

Projeções: VJ Bella Reis durante os shows

Serviço

4º Festival Feminino, Feminino Instrumental em Belém - 2, 3, 4 e 5 de maio

Horário: 19h (quinta e sexta-feira) e a partir das 11h (sábado e domingo)

Local: Fundação Cultural do Estado do Pará

Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650, Nazaré - Belém, PA

Ingressos: entrada livre (ingressos distribuídos apenas para o cinema, no local)

Acesse: 

Instagram@festival.feminino

Nenhum comentário: