O show Roda das Flores - 15 anos, Carimbó Som de Pau Oco será neste sábado, 27, às 20h, no Espaço Apoena e no domingo, 28, às 19h, no Espaço Cultural Coisas de Negro. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria, valor 15 reais.
O que começou como uma roda de carimbó, entre alunos e professores do curso de percussão do Conservatório Carlos Gomes, virou o Carimbó Som de Pau Oco, grupo da cidade de Belém que defende o gênero pau e corda do carimbó.
Ao longo dessa caminhada, o grupo gravou o CD “Carimbó”, primeiro trabalho autoral e que contou com as participações especiais da cantora Naieme e Mestre Pantoja do Pará. “Estamos felizes de poder comemorar 15 anos de trajetória no carimbó ao lado de grandes amigos e do público que curte o nosso trabalho”, diz Cláudio Costa, percussionista do grupo.
Na bagagem, o Carimbó Som de Pau Oco tem diversas participações em eventos importantes da cena musical paraense. O grupo já tocou no Festival Psica, Festival Marajoara de Cultura Amazônica, Festival Se Rasgum, Feira Pan-Amazônica do Livro, Projeto Circular e Terruá Pará, e também se apresentou no Theatro da Paz com a Amazônia Jazz Band.
Um dos acontecimentos marcantes nessa trajetória foi fazer parte da campanha que uniu grupos e fazedores de carimbó de todo Estado que reconheceu o ritmo e a dança do carimbó como patrimônio cultural imaterial do Brasil, título concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
O vocalista e banjista, Ricardo Aquino, que é um dos compositores do grupo, relembra e comemora esses momentos importantes: “São 15 anos de atividades pautadas pelo amor e alegria de tocar carimbó, mas antes de tudo, pela consciência da responsabilidade de cada um de nós em ser um guardião desta manifestação tão rica e representativa para o Estado do Pará, que é o Carimbó!”.Em uma década e meia, a amizade do Carimbó Som de Pau Oco com outros representantes de carimbó da capital e interior do estado levou o grupo a dividir o palco com grandes mestres e mestras do Carimbó, como o Mestre Damasceno, do Marajó; Mestre Chico Malta, de Santarém; Mestra Nazaré do Ó, Mestre Lourival Igarapé, de Icoaraci; Nazaré Pereira, Mestre Cizico, entre outros grandes artistas.
Outro momento marcante do grupo foi a mini turnê por cidades do sul do Pará, como Marabá, Parauapebas, Curionópolis, Canaã dos Carajás e Ourilândia do Norte. Outras cidades como Soure, no Marajó, e Bragança, na região do Salgado, também estão entre os destinos que o grupo já se apresentou.
Som de Pau Oco - Formado por Ricardo Aquino (Banjista e vocalista), Cláudio Costa (Curimbó), Luís Balieiro (Maracas), Douglas Dias (Curimbó), Magno Moraes (Milheiro) e Luciano Pimentel (Matraca). Na maioria das apresentações, o grupo ainda conta com a arte da dança do carimbó da família: Bruno, Áurea e Bruna Foro.
Serviço
Show Roda das Flores - 15 anos, Carimbó Som de Pau Oco
Data: 27 de abril (sábado) | 20h | Espaço Apoena
Data: 28 de abril (domingo) | 19h | Espaço Cultural Coisas de Negro
Ingressos na bilheteria: 15 reais
Instagram: @carimbosomdepauoco2021
Youtube: Carimbó Som de Pau Oco
Facebook: Carimbó Som de Pau Oco
Nenhum comentário:
Postar um comentário