"Ontem nos Cinemas: arqueologias fotoafetivas" é uma imersão, em grande parte, através da memorabilia, dos cartazes e fotos reunidas no decorrer de 35 anos de cinefilia e colecionismo do jornalista e crítico de cinema Adolfo Gomes. Abertura no dia 30 de abril, às 18h30.
Recriar a experiência de ir ao cinema na segunda metade do século passado. Esse é o mote da exposição que o Banco da Amazônia patrocina e acolhe no seu Espaço Cultural.
"Era uma época sem internet e portanto sem os meios digitais que utilizamos frequentemente hoje em dia. Por outro, havia uma poesia nos grandes afrescos de divulgação das obras em cartaz ou das próximas atrações. Assim, antes mesmo de entrar na sala de projeção já vivenciávamos o encanto da sétima arte", diz o também curador da mostra, Adolfo Gomes.
Adolfo Gomes complementa que a possibilidade de descoberta, a paixão mesmo pela expressão cinematográfica, já se prenunciava nas fotos e cartazes dos filmes, expostos nos lobbys, marquises e montras mágicas. "Eram imagens envidraçadas em sonhos e desejos. De modo que a imaginação, a partir daquele aparato publicitário, era ativada instantaneamente e só depois aquela expectativa seria ou não concretizada, no escuro, diante da tela", recorda.
A proposta da exposição também evoca um gesto quase arqueológico e afetuoso. A ideia central é rememorar, para os que viveram tal período e, ao mesmo tempo,comunicar-se com as novas gerações, apresentando os vestígios de um comportamento e fruição que continua a mobilizar novos sentidos e gerar interesse.
Sobre o curador Adolfo Gomes
Jornalista, curador, crítico de cinema e cineclubista, Adolfo apaixonou-se pela sétima arte ainda criança frequentando as matines do Cine Olympia, Palácio e as antigas e famosas salas de Cinema 1, 2 e 3 em Belém, e ao longo de mais de 30 anos construiu esse acervo de memórias, fonte de inspiração para esta proposta.
Apoio Cultural : Fotoativa e Maxcolor
Realização: LUZ | Imagens e História
Patrocínio: Banco da Amazônia / Projeto contemplado no edital de Ocupação do Espaço Cultural Banco da Amazônia /2024.
Abertura : 30/04/2024, as 18:30h, no Espaço Cultural Banco da Amazônia - Av. Presidente Vargas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário