19.6.24

Casarão do Boneco abre com mais 2 apresentações

Fotos: Edson Elias
A programação da Mostra In Bust neste mês de junho traz para o Casarão do Boneco, dois espetáculo por final de semana. Aos sábados, a criação mais recente do grupo, Aguar o Tempo que estará em cartaz nos dias 22 e 29, às 19h30. Aos domingos sempre uma novidade. Neste, dia 23, por exemplo, estará em cartaz O Conto que eu vim Contar, às 17h. 

Em cena desde 1996, a In Bust Teatro com bonecos é referência no teatro de formas animadas na Amazônia. Desde 2003, o grupo habita o Casarão do Boneco, um espaço que hoje congrega vários outros coletivos e que por ser uma edificação centenária, carece de cuidados e reparos constantes.

Uma das formas encontradas para manter o casarão limpo e seguro para receber o público é por meio de doações e arrecadação na bilheteria das apresentações. Aguar o Tempo é o espetáculo mais recente do grupo, com projeto selecionado pelo Prêmio FCP de Incentivo à Arte e Cultura. 

Em uma noite imaginária, todas as pessoas participantes do espetáculo se reúnem em roda para um encontro com as memórias que submergem e emergem em um rio-tempo, águas passadas e águas futuras atravessam o território de cenas fluidas, em transformação, a cada vez que forem vivenciadas. 

Em cena, conduzindo a roda, Adriana Cruz, Aníbal Pacha, Cincinato Jr e Paulo Ricardo Nascimento, e uma atuante em torno da roda: Cris Costa. Cada atuante dentro da roda traz depoimentos para narrar aos partícipes, movidos pelo desejo de compreender acontecimentos no território-tempo, sobre os seres que o habitam e caminham no passado e no futuro, querem dizer de quando vêm. 

No domingo um conto que remete ao Marajó

Era uma vez um homem muito brabo, dono de uma fazenda no Marajó, no Pará. Seu Bastião tem uma filha linda, Hosana, que sonha ser chamada de mãe. Desde que a mãe de Hosana se foi, o Bastião nunca mais sorriu. Ele tem medo de perder a filha, por isso não deixa a menina sair de jeito nenhum! Num lugar banhado por um rio cheio de segredos, guardado pela Mãe D’água, vivem muitas criaturas, inclusive o Boto.

O texto de Adriana Cruz é inspirado na obra “Um Conto de Natal”, criada por David Matos, para o programa Catalendas, da TV Cultura do Pará.  O espetáculo traz moradores do Marajó contando o conto, com bonecos de manipulação por vara, confeccionados com patchouli, de acordo com a encenação, ora na fazenda, ora no fundo do rio.

Na direção está Aníbal Pacha e no elenco, além de Adriana, os atores-manipuladores Paulo Nascimento e o próprio Aníbal Pacha, que também assina os cenários e bonecos. A sonoplastia é de Paulo Nascimento, a produção de Cristina Costa e o figurino de Aníbal Pacha e Mariléia Aguiar.

Apresentações visam a manutenção do espaço

Os ingressos podem ser adquiridos na hora ou de forma antecipada pelo whatsapp (91) 98171.8282. Todos os recursos arrecadados com a bilheteria serão revertidos à manutenção do espaço, um casarão centenário que vem sendo cuidado pelos artistas e público apoiador.

Programação

AOS SÁBADOS, 19h30: 

22 e 29/06 - Espetáculo Aguar o Tempo 

AOS DOMINGOS, 17h: Apresentação de espetáculos de repertório 

23/06 - O Conto que eu Vim Contar 

30/06 - Os 12 Trabalhos de Hércules 

Ingresso - Inteira R$ 30,00 / Meia R$ 15,00 - Vendas antecipadas pelo whatsapp (91) 98171.8282.

Ficha Técnica

In Bust Teatro Com Bonecos, com Adriana Cruz, Anibal Pacha, Paulo Ricardo Nascimento e Cristina Costa, com os convidados: Cincinato Marques Jr. (Aguar o Tempo), Thiago Ferradaes (apoio técnico), Irís Nascimento (apoio técnico), Nanan Falcão (Curupira e no apoio técnico), Izidorio José (apoio técnico), Fafá Sobrinho (apoio de produção) e Andréa Rocha (apoio de produção). Visualidade e Design: Carol Abreu. Assessoria de Imprensa: Luciana Medeiros. Realização: In Bust Teatro Com Bonecos e Casarão do Boneco. Apoio: Holofote Virtual e Padaria Verderosa.

Nenhum comentário: