A América Latina é uma região rica em produção de conteúdo audiovisual que é exibido em todo o mundo, sendo o segundo maior mercado consumidor depois dos Estados Unidos. O novo LatAm Content Market pretende reforçar essa vocação em um evento dedicado a gerar negócios para as produtoras da região por meio de coprodução, distribuição, licenciamento e vendas com parceiros globais, com foco em produtos de não-ficção, como documentários e reality shows.
A primeira edição do LatAm Content Market será realizada de 10 a 13 de março de 2025, no Othon Palace Hotel, no Rio de Janeiro, na icônica Praia de Copacabana, e conta com o apoio da Embratur, BRAVI e Visit Rio.
O anúncio foi feito durante o almoço oferecido pelo Brasil no Sunny Side of the Doc, evento internacional dedicado a documentários lineares e não lineares (24-27 de junho de 2024, La Rochelle, França). "No calendário de eventos globais, falta um espaço dedicado ao mercado latino-americano, comprometido com produções de não ficção”, acredita Fernando Dias, fundador do LatAm Content Market e sócio da produtora brasileira Grifa. “Estamos conversando com vários players, e vários já manifestaram interesse em ir ao Brasil, porque sabem que farão negócios lá.”
O LatAm Content Market oferecerá sessões de pitch, palestras, sessões de conferência, workshops, reuniões one-to-one e oportunidades de networking com importantes participantes. As três sessões temáticas de pitching, que serão uma das principais atividades do evento, serão gerenciadas através de uma parceria com a Sunny Side of the Doc."Estamos muito satisfeitos por contribuir com nossa reconhecida experiência e comunidade global para o LatAm Content Market, com a ambição de oferecer sessões de pitching de alta qualidade, que são sempre um dos destaques do Sunny Side of the Doc", diz Aurélie Reman, diretora administrativa do Sunny Side of the Doc. "É importante apoiar a diversidade do nosso setor além das fronteiras e promover novas oportunidades de negócios. Essa nova colaboração tem como objetivo impulsionar e abrir um canal de coprodução entre as Américas, a Europa e a África, conectando novos talentos de produção e narração de histórias aos principais executivos do setor. Essa parceria também é muito oportuna, já que o Brasil e a França lançarão temporadas culturais cruzadas em 2025".
Além desse anúncio exclusivo, as atividades do LatAm Content Market no Sunny Side of the Doc contaram com o painel “Co-production Opportunities in Brazil”, para antecipar discussões e aumentar a visibilidade dos principais palestrantes: Tatiana Dias (Grifa Filmes), Tiago Ornaghi (Globoplay), Natalia Furtado (Canal Curta!), Eneas Pereira (TV Cultura) e o produtor Christian Beetz na moderação.
O LatAm Content Market também está realizando uma parceria com as comemorações do 35º aniversário do Sunny Side of the Doc no emblemático estádio de rúgbi Marcel Deflandre, em La Rochelle.
Posicionado em um momento estratégico, quando o Brasil sedia a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém do Pará, esta edição inaugural do evento terá como pano de fundo discussões globais sobre sustentabilidade e uma economia neutra em carbono, bem como questões sociais contemporâneas, como igualdade de gênero, diversidade racial, comunidades indígenas e mudanças sociais - refletindo perfeitamente o tecido cultural dinâmico do Brasil.
O objetivo do LatAm Content Market é duplo: mostrar a vitalidade do mercado audiovisual latino-americano e criar oportunidades de negócios entre profissionais do setor latino-americano e produtores, distribuidores e exibidores internacionais.
Sobre Sunny Side of The Doc
O Sunny Side of the Doc é a comunidade e o mercado internacionais dedicados ao documentário linear e não linear. Todo mês de junho, um evento específico reúne tomadores de decisão, produtores, cineastas, agentes de vendas e financiadores para apoiar o financiamento internacional de projetos de documentários e a circulação de programas concluídos.O evento de quatro dias oferece oportunidades únicas de criação, negócios e networking para os mais de 2.200 participantes de 60 países por meio de uma combinação de sessões de pitching de alto nível, painéis sobre as últimas tendências do setor e um salão de exposições. A Doc Services, organizadora do Sunny Side of the Doc e do PiXii Festival, é membro da 1% for the Planet e do SDG Media Compact.
(Holofote Virtual com assessoria de imprensa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário