Após ser exibido no festival internacional de documentário musical In-Edit 2023 e na TV aberta, o filme de Félix Robatto e Sonia Ferro será lançado online às 9 horas. Dirigido pelo guitarrista e pesquisador musical Félix Robatto e pela jornalista e produtora cultural Sonia Ferro, o documentário narra um capítulo significativo da música brasileira, acompanhado pelas músicas de Robatto.
O documentário inclui cenas gravadas em outubro de 2019 durante o Festival Lambateria em Belém do Pará. “O projeto inicial era o meu DVD e teríamos entrevistas sobre a Lambada como extras. Quando percebemos a riqueza dos depoimentos dessa história que ainda é muito desconhecida, decidimos transformar o DVD em um documentário e usar minhas músicas para embalar o filme”, explica Robatto.
O filme apresenta depoimentos de figuras fundamentais da Lambada, incluindo técnicos de som, produtores e músicos como Pinduca, conhecido como o Rei do Carimbó e o primeiro a lançar uma música do gênero, o produtor musical Jesus Couto, o radialista Waldo Souza, e o baiano Luiz Caldas.
"Este documentário vai além de registrar nossa cultura; ele dá crédito aos mestres que criaram a Lambada, contada por quem realmente viveu a época," diz Sonia Ferro. "Foi incrível ver as histórias se complementando e esclarecendo o surgimento da Lambada, com informações valiosas das fichas técnicas dos discos.""As Origens da Lambada" já foi exibido no Festival In-Edit 2023 e na TV Cultura do Pará e agora está disponível no canal do YouTube do artista. O documentário foi selecionado pelo edital Natura Musical, junto a projetos como Azuliteral, Daniel ADR, Raidol e Festival Elas no Comando. Até 2021, a plataforma apoiou mais de 75 projetos no Pará, incluindo Manoel Cordeiro, Dona Onete, Pinduca e Thaís Badú.
Félix Robatto é fundador da banda La Pupuña em 2004, produtor musical, que assina o CD "Treme" de Gaby Amarantos, indicado ao Grammy Latino 2012, e o quarto CD de Lia Sophia. Fez a direção musical do primeiro DVD do Mestre Vieira, criador da Guitarrada. Seu álbum solo "Equatorial, Quente e Úmido" foi lançado em 2015, seguido de "Belemgue Banger" em 2016. O músico também criou a festa Lambateria e fundou o Clube da Guitarrada, em 2018. Em 2022, dirigiu o álbum "Gaby Amarantos canta Tecnoshow", vencedor do Grammy Latino 2023 de Melhor Álbum de Raiz em Língua Portuguesa.
Serviço
Lançamento do documentário “As Origens da Lambada”. No Canal de Youtube Félix Robatto. Nesta quarta, 03 de julho de 2024 (quarta-feira), às 9 horas. Mais informações: @felixrobatto e @lambateria
Nenhum comentário:
Postar um comentário