11.7.24

Basa dá início aos trabalhos com a Rouanet Norte

O Banco da Amazônia anunciou os três primeiros projetos que serão patrocinados pela instituição pelo edital Rouanet Norte. O evento realizado nesta manhã de quinta-feira, 11, contou com a presença da Ministra Margareth Menezes, outras autoridades, artistas e produtores culturais; e encerrou com apresentação surpresa do Boi Pavulagem. 

A iniciativa inédita, que destina recursos da Lei Rouanet exclusivamente para projetos e produtores da região Norte, representa uma conquista histórica. Em mais de 30 anos desde a criação da lei, é a primeira vez que um edital como este é realizado. 

Estiveram presentes no dispositivo da cerimônia desta manhã, além da ministra da Cultura, Margareth Menezes e do presidente do Banco da Amazônia, Luiz Lessa; o titular da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura, Henilton Menezes e a gerente da Central de Marketing e Comunicação do Banco da Amazônia, Ruth Helena Lima e a presidente da Fumbel, Inês Silveira. 

Ao todo, 125 projetos foram selecionados, com um aporte de 24 milhões de reais, sendo 6 milhões de cada uma das estatais envolvidas: Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Correios e Caixa. 

“Queremos mostrar que é possível alterar a realidade das instituições centralizadas historicamente em apenas dois estados brasileiros. A partir desse ato,  a Rouanet está de fato nacionalizada. Fazendo assim, com que todos tenham acesso à esses recursos. A Região Norte precisa ter acesso à oportunidade de fomento para que o setor público cultural cresça. Essa região surpreende o Brasil por cada ação de cultura e artística que a gente reconhece e mostrando a diversidade e potência da criatividade do nosso povo, com as suas particularidades”, pontua a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Os três primeiros projetos patrocinados são:

Esse Rio é a Minha Rua: Proposto pelo grupo Palhaços Trovadores, levará espetáculos, oficinas e formação teatral para Breves, Curralinho, Portel e Afuá, na Ilha de Marajó.

Rodando com Carimbó: Idealizado por Joanna Gwendolyn Denholm, promoverá a circulação do carimbó por 10 municípios paraenses, valorizando e disseminando esse patrimônio cultural.

Tó Teixeira - Mergulho na Vida e Obra: Proposto pela Kamara Kó Fotografias Ltda, será uma exposição híbrida sobre o compositor negro paraense Tó Teixeira, no Museu da Imagem e do Som (MIS) em Belém.

São 14 iniciativas do Amapá, 33 do Pará, 14 do Acre, 20 do Tocantins, 14 de Roraima, 15 do Amazonas e 15 de Rondônia. O formato bem sucedido aqui no Norte, será aplicado “também nas regiões Nordeste e Centro Oeste”, afirmou Margareth Menezes.

Centro Cultural do Basa inaugura em 2025

Luiz Lessa, presidente Banco da Amazônia deu uma outra boa noticia para o setor cultural, a criação do primeiro centro cultural do banco, que também vai manter espaços culturais em diversas outras agencias espalhadas pela região. 

A inauguração do Centro Cultural Banco da Amazônia está prevista para 9 de julho de 2025, celebrando o 83° aniversário da instituição. "E estará localizado no prédio sede, na Avenida Presidente Vargas, um dos principais corredores culturais de Belém", ressalta Lessa. 

Nenhum comentário: