31.7.24

Cine Sesc exibe animação Os Dinâmicos no Circular

O Centro Cultural Sesc Ver-o-Peso abre o mês de agosto, celebrando o folclore e o patrimônio cultural. No domingo, dia 4, às 10h, vai exibir em seu cinema, a série de animação “Os Dinâmicos”, com entrada gratuita, dentro da programação da 52ª edição do projeto Circular Campina Cidade Velha. 

Pouca gente sabe, mas a obra que inspirou a série de animação 'Os Dinâmicos" completa 50 anos! No início de agosto de 1974, um pescador que estava em seu barco buscando o alimento da família, pairava em águas mansas de um braço do rio, mais exatamente na comunidade do rio Murucupi, em Barcarena, quando bateu em algo estranho. 

Era noite e, no escuro, sem entender do que se tratava, este homem chamado Genaro Apolaro foi em busca de ajuda. E assim amanheceu o dia, e até que ele e outros pescadores entendessem que se tratava de um peixe grande. Poucos, porém, sabiam que se tratava de uma baleia, já era tarde. Na verdade, um filhote, que perdeu o rumo do mar e acabou virando história, além de comida pra muita gente...

O bicho já estava mais morto do que vivo quando chegou, empurrado pelos pescadores, foi puxada por um trator até a praia que se formava bem em frente à cidade, onde hoje se encontra o terminal hidroviário e uma orla, recuperada recentemente. Uma vez na areia e já sem vida, o peixão virou alimento para a barriga do povo, mas também serviu de inspiração para uma figura que se tornaria um dos maiores orgulhos da cultura paraense.

Joaquim de Lima Vieira comandava as festas musicais de Barcarena, na época, já tocando guitarra. Isso no início dos anos 1970, com seu grupo Os Dinâmicos. Vendo toda aquela agitação na cidade, com equipes de televisão, jornais e rádios chegando na ilha curiosos pelo ocorrido, e o povo que cortava os pedaços do peixe para o almoço, Vieira tratou de registrar a situação, numa numa letra de música que virou hit e crônica da cidade. 

Depois, em 1978, "A Lambada da Baleia" foi gravada no primeiro LP de Vieira e Seu Conjunto (não mais Os Dinâmicos, embora fossem os mesmos músicos a compor a banda), intitulado Lambadas das Quebradas. E por que estou contando tudo isso? 

Primeiro porque embora haja controvérsias ambientais neste episódio, ele é um marco da música paraense. Além de ter sido gravada naquele disco histórico, também foi a primeira música que me inspirou a escrever o argumento de "Os Dinâmicos", a série de animação que voltará a ser exibida em setembro, pela Tv Cultura do Pará e que antes disso, neste domingo, 4 de agosto, será exibida no Cine Sesc do Centro Cultural Sesc Ver-o-Peso. 

Não se preocupem, porque ainda que inspirado na história real, os roteiristas (Adriano Barroso e Mariana Paz) deram um jeitinho pra deixar o desfecho do episódio da ficção mais feliz do que o da realidade, e educativo para as crianças.

Depois da Lambada da Baleia, Mestre Vieira também aproveitou mais de sua cultura para escrever outras letras, como a Lambada do Curupira, a Lambada do Mapinguari e o Melô do Bode, entre outras que também foram gravadas nos LPs e que serviram de inspiração para a criação outros episódios da série de animação.

13 episódios de aventura musical em 2D

Trazendo a estética de animações dos anos 1970 e 1980, produzida em formato 2D, a série "Os Dinâmicos" é uma aventura musical inspirada nessa obra cantada de Mestre Vieira, músico paraense, nascido em Barcarena e reconhecido como criador da Guitarrada, gênero musical que, por sua vez, é reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Pará. Combinando elementos de cúmbia, carimbó e outros ritmos tradicionais da região amazônica e caribenha, Vieira cinovou na guitarra e a série é uma grande homenagem a ele, falecido em fevereiro de 2018.

O Mestre foi músico, compositor e instrumentista que se destacou por sua habilidade em tocar a guitarra de maneira única, e criando composições com misturas de influências diversas, criando assim um som autêntico, a Guitarrada, gênero que também influenciou o mercado da música brasileira nos anos 80, gerando a febre da Lambada. 

Envolvendo histórias, lendas e ensinamento da floresta, as aventuras levam as crianças para dentro da cultura e, também, a conhecer e valorizar o legado de mestres. Na série, a banda Os Dinâmicos está se preparando para um show quando de repente são interrompidos pelos pedidos de socorro de alguma criança, sempre que a floresta está em perigo. Aí a palavra mágica é pronunciada: “DI NA MI ZAR”!! Mestre Vieira empunha sua guitarra mágica transformando todos em super-heróis.

No domingo dia 4 de agosto serão exibidos 6 episódios de Os Dinâmicos, cada um de 5 minutos. Os três primeiros serão “Esse Bode dá Bode”, que mostra a aventura da banda Vieira e Seu Conjunto pelo nordeste; “A Lambada da Baleia”, inspirado na música homônima gravada no primeiro disco de Vieira, Lambada das Quebradas – composição que completa 50 anos neste início do mês de agosto. Foi escrita depois que uma baleia encalhou em Barcarena, no início de agosto de 1974; e a “A Magia da Voz”, episódio que leva nossos heróis ao universo mágico do Uirapuru.

Os últimos três episódios trazem “O Monstrinho de estimação”, que mostra a preocupação das crianças com o desaparecimento dos botinhos que vivem nos rios; “A dor de barriga da Cobra Grande”, quando nossos heróis precisam mergulhar para salvar uma das lendas mais famosas da Amazônia; e “Lambada do Fantasma”, que traz uma história de assombração com a Mula sem Cabeça. 

Serviço

Sesc Ver- o – Peso na 52ª Edição do Circular Campina Cidade Velha. Domingo, 4 de agosto Hora: 10h - Local: Cinema. Endereço: Boulevard Castilhos França, Campina.

EPISÓDIOS NO SESC VER-O-PESO

ESSE BODE DÁ BODE (5”) - Vieira e seu Conjunto ensaia na Casa da Árvore, quando toca o telefone trazendo um estranho convite para fazer um show no Ceará. 

A MAGIA DA VOZ (5”) - O grupo Vieira e Seu Conjunto é convidado para fazer um grande show em Belém, mas durante os ensaios, Dejacir perde a voz. 

A LAMBADA DA BALEIA (5”) - Uma baleia está encalhada na praia de Barcarena. Uma criança tenta salvá-la da fúria da população que já a enxerga como almoço. 

O MONSTRINHO DE ESTIMAÇÃO (5”) - Uma menina e seu amigo boto lançam um chamado desesperado aos Dinâmicos. Um monstro desconhecido está capturando vários botos. 

A DOR DE BARRIGA DA COBRA GRANDE (5”) - A Cobra Grande está com uma baita dor de barriga e vem se comportando com fúria, colocando em perigo os pescadores.

LAMBADA DO FANTASMA (5”) - Os Dinâmicos estão se preparando para lançar um novo disco, quando são acionados para resolver um problema de assombração

Nenhum comentário: