25.11.15

Albery Albuquerque traz o "Som da Mata" pro Sesc

Após um hiato de dez anos, o músico traz de volta sua pesquisa musical para os palcos e se apresenta, no próximo sábado, 28, no Sesc Boulevard. A partir das 19h, acompanhado por seu novo grupo, o "Albery Albuquerque Quinteto”. Entrada franca.

Músico, professor graduado em Licenciatura Plena com Habilitação em Música pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), pesquisador, compositor, violonista e conferencista. Albery Albuquerque Júnior é conhecido no meio musical pela pesquisa que desenvolve, há mais de trinta anos, reunindo o estudo das vocalizações de diversas espécies de animais amazônicos. 

O show "Som da Mata" reúne algumas das composições feitas a partir de sua pesquisa musical publicada no livro "Música Transmórfica - a ciência da arte aplicada à arte da ciência".  O trabalho, incentivado pela bolsa do Instituto de Artes do Pará (atual Fundação Cultural do Pará), resultou na criação da “Música Transmórfica da Floresta”, linguagem que adapta à estrutura musical, as manifestações sonoras dos animais. 

Cada espécie abordada foi percebida como um gênero musical e as composições estão inseridas nesses paradigmas. A partir daí Albery já compôs várias músicas. Algumas delas estão no repertório que o público vai ouvir neste sábado, 28. 

Para executar o repertório e levar a linguagem ao conhecimento do público, o violonista Albery recrutou recentemente um time de músicos que já vêm acompanhando sua pesquisa e formou o Albery Albuquerque Quinteto, com seu filho Thiago Albuquerque nos Teclados e samplers, Tom Salazar Cano, nas guitarras, Príamo Brandão ao Contrabaixo e Carlos “Canhão” Brito Jr. na Bateria e Percussão.

A linguagem musical de sua pesquisa já foi apresentada em discos e livros (Cd didático Cantos da Natureza e o Cd Timbres da Natureza Amazônica, Fonte de Clavenários), e também rompeu fronteiras, sendo levada a outros países e referenciada em diversas publicações, inclusive em veículos do exterior (rádio BBC de Londres), British Council (organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais), e numa importante edição norte-americana sobre os cantos dos pássaros (“Nature’s Music – The Science of Birdsong”, de Peter Marler e Hans Slabbekoorn).

BANDA TRAZ MÚSICOS EXPERIENTES

CARLOS “CANHÃO” BRITO JR. – Bateria e Percussão. Iniciou seus estudos de bateria com o professor Mariano Primo em Belém/Pa, logo após entrou para o grupo de Percussão do Conservatório Carlos Gomes (Belém­Pa/ Brasil), onde foi aluno na classe da Profª Maria Claudia Oliveira e do Prof. Ricardo Aquino. 

Participou como músico integrante do Grupo de Percussão da FCG dos IV,V e VI Encontro Brasileiro de Percussão; I,II e III Encontro Latino-americano de Percussão; 1º Encontro Pan-americano de Percussão; 1º Encontro Nordestino de Percussão; do VII ao XVII Festival Internacional de Música do Pará. 

Atuou como Sonoplasta nas peças teatrais: A Vida é Sonho e Os 14 Passos da Paixão ­ Via Crusis. Participou das Gravações de Murucutu (SalomãoHabib), Pequeno Brinquedo para Fagote, Piano e Percussão (Sérgio Igor Schenne), CD Um Canto À Virgem ­ Vários Artistas, CD Caótico e Harmônico e CD Revirando o Sotão (Banda A Euterpia), Ex­integrante dos grupos: A Euterpia, Big Band do Sesc Vila Mariana (SP), Florbela Spanka, Blues & Cia, Grupo de Percussão Gestos Sonoros (SP),Coisa de Ninguém, VKTrio (Rus), Araticum (SP) e outros mais. Atualmente Integra os grupos: O Grupo o Campo e a Cidade (SP/PA). Banda que acompanha o Mestre Vieira, (PA), Albery Albuquerque Quinteto, Presidente Elvis, VKTrio (Rus), Grupo Instrumental AtéJazz.

PRÍAMO BRANDÃO - Contrabaixo: É um dos contrabaixistas mais requisitados da cena musical paraense, já participou de inúmeros trabalhos com diversos artistas brasileiros em seus mais de 20 anos de carreira. É também professor e pesquisador. Foi contrabaixista da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, onde participou da gravação dos DVDs das Óperas: Carmem (Bizet), Madame Buterfly (Giacomo Puccini) e Bug Jargal (Gama Malcher). 

Por mais de 15 anos foi contrabaixista titular da Orquestra Amazônia Jazz Band e como instrumentista acompanhou grandes nomes da MPB como Walter Freitas, Billy Blanco, Mestre Vieira, Albery Albuquerque, Danilo Caymmi, Andréa Pinheiro, Guinga, Rafael Lima, Liah Soares, Mariana de Morais, Gaby Buarque, Mauro Prado, Pio Lobato entre outros. Atualmente é professor e coordenador do Curso Livre de Contrabaixo do Projeto Orquestra Marajó.

THIAGO ALBUQUERQUE - Tecladista, compositor, e pesquisador, técnico em informática e especializado em imagem e som.  Thiago Albuquerque pesquisou e lançou como co-autor a pesquisa que resultou no livro “Música Transmórfica – a arte da ciência aplicada a ciência da arte”. Em 2004 – Participou do show como músico (teclado)  e desenhista sonoro do show de abertura do XIX Congresso Internacional de BioAcústica ao lado de Albery Albuquerque,realizado na Universidade Federal do Pará, em convênio com diversa universidades e instituições internacionais.  

No mesmo ano participou também da Bienal Internacional de Música do Para, ainda neste ano fez o desenho sonoro do show do cantor francês Frédéric Pagés denominado, A Palavra Música, realizado no Teatro do Centur (Pa). Em 2005 Faz o desenho sonoro do filme a Origem dos Nomes da cineasta Marta Nassar; e também participa do projeto “Ao Mestre Uirapuru” aprovado pelo comissariado franco brasileiro, show este apresentado na França, por Albery Albuquerque e grupo.

Em 2010 compôs a trilha sonora para o trabalho acadêmico relacionado a biologia para UFPA denominado “Casos Clínicos” com direção de Fábio Rendeiro – Biólogo e pesquisador da UFPA. Esse documentário foi premiado internacionalmente. Em 2012 a Casa Rosada inaugurou a Sala Landi. Onde apresentou a Linguagem Transmórfica, frutos  da pesquisa realizada por Albery e Thiago Albuquerque, onde apresentaram a música “Trilha de Landi”, especialmente composta para este evento. 

TOM SALAZAR CANO: O guitarrista iniciou seus estudos musicais aos 10 anos, em aulas de violão com sua mãe, Erotildes Salazar. Prosseguiu como autodidata recebendo posteriormente orientações do violonista Nego Nelson. Em 1999, ingressou no Conservatório Carlos Gomes onde concluiu o curso de violão clássico. Em 2007, graduou-se no curso de Bacharelado em Música (UEPA), sob a orientação do Profº Dr. Sidney Molina (SP). 

Aperfeiçoou-se em violão com o Prof. Henrique Pinto no Conservatório Villa Lobos (SP). Também participou de workshops de guitarra com: Nelson Faria, Kiko Loureiro e Mozart Melo. Em 2015 recebeu o título de Mestre em Artes pela Ufpa. Atua como músico profissional desde 1997, tocando em casas de shows, festas noturnas e em gravações. 

Foi guitarrista da banda A Euterpia durante 10 anos, além de ter acompanhado outros grupos e artistas como: Adriana Cavalcante, Beto Paixão, Larissa Wright (AUS), VK Trio (RUS), Orquestra de Violões da Alemanha (GER), Albery Albuquerque, Andréia Dias (SP), Aíla e Camila Honda. Participou de diversos festivais pelo país como: Feira da Música de Fortaleza (CE), Grito Rock (MT), Festival Cultura de Verão (PA), Festival Se Rasgum (PA), Baiacool Jazz Festival (PA), II Festival de Ópera da Amazônia (PA), Conexão Vivo (PA), Quebra Mar (AP), Até o Tucupí (AM), Festival Contato (SP), VI Mostra da Canção Brasileira Independente (PB), Oi Futuro Ipanema (RJ) e Virada Cultural (SP) entre outros. 

Em São Paulo atuou como violonista da Orquestra de Violões do Conservatório Souza Lima, no quarteto de música instrumental Araticum. Realiza ainda direção musical e arranjo em espetáculos teatrais. Também desenvolve atividades pedagógicas na área musical: lecionou na Universidade Federal do Pará e no Colégio Hélios (SP). Atualmente leciona no Conservatório Carlos Gomes (PA) e possui um trabalho com canções autorais em parceria com Daiane Gasparetto intitulado “O não lugar”.

Serviço
Show Som da Mata, com "Albery Albuquerque Quinteto". Neste sábado, 28 de novembro, às 19h, no Sesc Boulevard. Boulevard Castilho França, em frente a Estação das Docas. Entrada franca. Mais informações: (91) 98134-7719 / (91) 98066.7894.

Nenhum comentário: