9.3.10

IDEA reúne com artistas e abre inscrições para oficina de comunicação colaborativa


Serão várias ações a serem realizadas até a abertura oficial do IDEA – Congresso Mundial da Associação Internacional de Drama/Teatro e Educação, em Belém, no dia 17 de julho.

Na semana passada, os coordenadores estiveram participando da Teia da Cultura Amazônica.

Dan Baron, Arteducador, presidente da Associação Internacional de Drama/Teatro e Educação (IDEA) e Coord. Aliança Mundial pela Arte Educação abriu, na sexta-feira, 06, no Parque dos Igarapés, uma roda criativa de reflexão sobre a criação dos Pontos de Cultura no Brasil.

A programação contou com a presença dos representantes de Pontos de Cultura e do Secretario de Cidadania Cultural do MinC, Célio Turino.

Congresso - Marcado para o período entre 17 e 25 de julho, será a primeira vez que o IDEA acontecerá no Brasil e na América Latina, com realização da Rede Brasileira de Arteducadores.

O evento contará com a presença de 2000 educadores, artistas e gestores culturais de mais de 70 países, que se reunirão ao redor do tema ‘Viva a Diversidade Viva: Abraçando as Artes de Transformação’, para contribuir ao projeto mundial de cultivo de uma educação humana, de direitos humanos e paz para todos, especificamente para jovens, crianças e comunidades excluídas que estão ameaçadas pela violência.

A cidade de Belém do Pará, norte do Brasil, foi escolhida para sediar este evento, pois é uma das principais ‘portas’ para a Amazônia, sendo um dos palcos mundiais de debates contemporâneos mais importantes para a discussão sobre meio ambiente e sustentabilidade, além de possuir uma diversidade cultural extraordinária

As diversas atividades, debates e oficinas serão realizadas em comunidades, escolas e no distrito pescador e de produção artesanal de Icoaraci e, além da Universidade Federal do Pará.

Forum de Teatro - Nesta terça-feira, 09, Deize Botelho, uma das coordenadoras de teatro do IDEA, será recebida pelos articuladores do Fórum Permanente de Teatro para discutir a participação de grupos e fazedores das artes cênicas na programação.

Oficina – Outra ação que acontece também como preparação ao IDEA, será a realização da oficina "Comunicação Colaborativa rumo ao IDEA 2010", no dia 13 de março, na Casa da Linguagem, das 9h às 18h.

Direcionada a profissionais, estudantes e ativistas das diversas áreas da comunicação social, a oficina será ministrada pela diretora de comunicação do evento, a jornalista Dea Melo, e abordará uma nova proposta de comunicação, mais voltada a uma perspectiva educacional, transformadora e democrática.

Informações sobre o IDEA: link.
Inscrições: clique aqui.


Nenhum comentário: