24.3.10

Palestra revela bastidores do processo para criação de um espetáculo teatral

Vai acontecer nesta sexta, 26, no Porão Cultural da UNIPOP, o primeiro Sinergia Cultural de 2010. O encontro começa às 19h, com entrada franca.

O projeto propõe um mergulho no universo das práticas performáticas dos descendentes de libaneses em Belém do Pará.

A palestra-espetáculo “Brasileiramente, árabes!” (na foto ao lado, a atriz Maridete Daibes), com a atriz e pesquisadora Karine Jansen, professora da ETDUFPA, apresenta o seu mais novo processo de criação, contemplado com o prêmio Miriam Muniz de Teatro da Funarte.

O espetáculo “Brasileiramente, árabes!” vai estrear no Teatro Cláudio Barradas, no dia 31 de março, e será apresentado, sempre de quarta-feira à domingo, até o dia 11 de abril, às 21h. O Sinergia então, será uma bela oportunidade par entender como ele foi montado.

O projeto de Karine foi produzido a partir de entrevistas sobre as histórias de vida de descendentes de libaneses que moram na cidade das mangueiras. Ao longo da pesquisa, os próprios descendentes, na ânsia de oferecer maiores informações sobre a memória do seu povo, passaram a enviar à pesquisadora cartas preciosas sobre a história dessa comunidade.

“Essas cartas carregam uma multiplicidade de informações, sentimentos e sensações e constituem, sobretudo, rico material para os criadores da cena. Nelas, encontramos referências a imigração das famílias árabes que desembarcaram no Brasil, por volta do século XIX e início do século XX, por motivações políticas ou econômicas, bem como identificamos em relatos algumas ações e técnicas trazidas pelos libaneses e repassadas aos descendentes. O que chamamos na pesquisa de práticas performáticas”, avalia Karine.

De posse desse material, Karine, junto às pesquisadoras Maridete Daibes, Larissa Latif e Wlad Lima, todas com descendência libanesa, iniciou um trabalho cênico em que se mostra um exercício diário de percepções e associações de imagens. As cartas estão disponíveis no blog http://brasileiramentearabe.wordpress.com

“Ao longo dos encontros, atores e direção exploraram objetos cênicos e atribuíram a eles simbologias, relacionadas às informações adquiridas ao longo da pesquisa”. Para as intérpretes-criadoras, explorar cenicamente essas cartas, narrativas e contos é trazer ao palco a possibilidade de revelar as relações culturais estabelecidas em Belém e no estado do Pará, que contribuem para a formação da nossa história e, conseqüentemente, da nossa identidade.

Serviço
O Projeto Sinergia Cultural acontece todos os meses, sempre na última sexta-feira, no Instituto Universidade Popular (UNIPOP), sendo aberto à comunidade. A UNIPOP fica na Av. Senador Lemos, nº 557, próxima à Praça Brasil. Para mais informações, ligar para 3224-9074 ou 32231083. Fonte: Felipe Cortez.

Nenhum comentário: