11.3.10

Peças paraenses na cena teatral de Manaus e Curitiba

As peças de Carlos Coreia Santos, “Ismael em Três Traços” e “Perfídia Quase Perfeita” estreiam logo mais nas cidades de Manaus-AM e Curitiba-PR.


Na foto, o Teatro Lala Schneider de Curitiba

A primeira será apresentada já neste sábado, 13, e a segunda abre temporada de 18 a 20 de março. São duas peças que serão recebidas em dois palcos importantes. Embora de histórias muito diferentes.

Um deles é o imponente Teatro Amazonas, que fica em Manaus, construído no Ciclo da Borracha, na Bèlle Époque amazonense (1881). Á época foi um templo da ópera e hoje recebe apresentações de dança, teatro e Orquestras.

“I.N. 01 – Ismael em Três Traços” (foto abaixo) será uma das atrações do festival “2º Breves Cenas de Teatro”, aberto no dia 9, com programação que vai até o dia 14 de março, na capital amazonense.

O Teatro Lala Schneider é outra referencia. Mais recente, foi inaugurado em 1994, com apoio da iniciativa privada e homenageia a atriz brasileira que ficou conhecida como a primeira-dama do teatro no Paraná.
Hoje, uma Fundação, o Teatro Lala Schneider é referência em Curitiba, recebendo festival, espetáculos e oferencendo cursos de formação em teatro.

Será a casa a receber a estreia nacional da comédia dramática “Perfídia Quase Perfeita”, que traz produção e montagem da paulista Cia. Fé Cênica, também de um paraense, residente em São Paulo, o jornalista e diretor de teatro Cláudio Marinho.

O espetáculo integrará a balada programação do Fringe, Festival de Teatro de Curitiba, evento que reúne grandes nomes da dramaturgia brasileira contemporânea. Perfídia será apresentada no Teatro Lala Schneider.

A comédia dramática foi premiada pelo Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro/2006). É ambientada numa radionovela dos anos 1950 e, na trama, joga com os conceitos de verdade e mentira, ilusão e realidade para abordar a questão ética dentro das relações.

Carlos explica que o texto apresenta estrutura que mistura várias referências. “É multifacetado. Parece comédia, mas não segue ‘os manuais de fazer rir’. Parece absurdo, mas em nada se assemelha ao hermetismo de alguns textos do gênero. Em alguns trechos sugere a estética trash”, define.

A peça (na foto ao aldo) é também resultado de um processo de pesquisa sobre o trabalho do ator nos gêneros tragicomédia e comédia dramática.

A encenação conta com cenário e figurinos assinados por Juliana Fernandes (Prêmio Shell 2006 de melhor figurino pela peça “A Pedra do Reino”, com direção de Antunes Filho).

Destaque também para a trilha sonora original, criada pelo maestro Cláudio Hodnik.

Em Manaus - I.N. 01 – Ismael em Três Traços. II Festival Breves Cenas de Teatro. Dia 13 de março, a partir das 19h, no Teatro Amazonas. Entrada franca.

Em Curitiba - Sessões nos dias 18, 19 e 20 de março, no Teatro Lala Schneider (Rua Treze de Maio, 629. Centro. Curitiba-Paraná. Fone: 41-3232-4499), às 23h59. Ingressos: R$30,00 e R$15,00 (meia).

Nenhum comentário: