7.3.10

Jorane Castro participa da sessão do cineclube do IAP em homenagem às mulheres

A sessão especial do cineclube Alexandrino Moreira (IAP), nesta segunda-feira, 08 de março, é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Serão exibidos os documentários: “Maria das Castanhas”, da socióloga Edna Castro e “Mulheres de Mamirauá”, da cineasta Jorane Castro, que participa da sessão e comenta os dois trabalhos com o público.

Jorane está em pleno processo de montagem de "Ribeirnhos do Asfalto", filmado em Belém, em dezembro do ano passado, com a atriz Dira Paes. E também está comemorando a seleção do curta anterior, "Quando a chuva Chegar (foto acima), para a mostra competitiva de curta metragem do 14º Cine PE Festival do Audiovisual de Pernambuco, que acontecerá de 30 de abril a 02 de maio, no Recife. O filme ainda é inédito por aqui, mas Jorane pretende lançá-lo neste primeiro semestre.

Rodado em 35mm, em dezembro de 2006, com locações no histórico edificio Manoel Pinto da Silva (foto), ícone arquitetônico da cidade, sendo até os anos 90 o prédio mais alto de Belém, tem uma história intrigante e um elenco eclético e com várias homenagens.

Na sequência que abre o fime, o enigmático casal Élida Braz e André Caveira cruza a sala de um apartamento e vão até a sacada. Na paisagem, a grandiosa Praça da República, o Theatro da Paz e a baía do Guajará.

A camera mostra ainda outro casal, que assina um documento de aquisição do imóvel, personagens interpretados pelos atores protagonistas da história, Nani Tavares e Silvio Restiffe.

Fazem participação especial, as atrizes Tacimar Cantuária, Nilza Maria (Ambas de "As Mulheres Choradeiras" - 2000) e Adriana Cruz (In Bust), além do poeta Antonio Moura e do médico Hélio Castro, que atuou em filmes de Líbero Luxardo.

Na história, o casal que compra, à muito custo, o apartamento do edifício Manoel Pinto da Silva, em poucos meses já quer vendê-lo a qualquer preço para salvar o casamento. Na trama, sexo, suspense e comédia, costurados por muita chuva, trovões e céu plúmbio.

Jorane ainda não sabe se irá a Recife, mas diz que já se considera premiada, por ter sido selecionada. O festival de cinema pernambuco é espaço privilegiado para o início da carreira de um filme, sem dúvida. Bem conceituado, possui uma das maiores e mais crítica das platéias dos festivais realizados pelo país, recebendo mais de duas mil pessoas , por noite de mostra competitiva.

Equanto aguardamos o lançamento do curta, em Belém, veja o teaser aqui. E também confira outros trabalhos da diretora, como "Mulheres de Mamirauá” (foto ao lado), que será exibido hoje. Jorane aborda neste documentário a função da mulher na estrutura social da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá - cerca de quatro horas de barco da cidade de Tefé, no Amazonas (AM).

A produção foi realizada com apoio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), filmada em duas semanas de julho de 2007.

“O filme mostra o cotidiano de 12 mulheres que moram em uma reserva ecológica, ou seja, que têm uma vida integrada à natureza”, diz. .

Na sessão, ainda o documentário de Edna, "Maria das Castanhas", fruto de uma pesquisa feita junto às operárias das empresas de beneficiamento e exportação de castanha-do-pará. Unida ao trabalho da cineasta Simone Raskin, a pesquisa se torna um filme poético e sensível.


Serviço
Mostra de Documentários Paraenses – Especial Dia Internacional da Mulher, com a exibição dos filmes “Maria das Castanhas” e “Mulheres de Mamirauá”. Comentários: Jorane Castro. Nesta segunda-feira (8), às 19h, no Cineclube Alexandrino Moreira do IAP. O Instituto de Artes do Pará fica na Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré.


Nenhum comentário: