7.2.12

Berna Reale no Rumos Artes Visuais em São Paulo

A artista em sua performance para fotografia, no Ver-o-Peso
"Convite à Viagem", a mostra que abrirá nesta quinta-feira, 09, com curadoria de Agnaldo Farias, Convite à Viagem é resultado do mais recente edital do programa Rumos Artes Visuais. Entre os artistas selecionados está a paraense Berna Reale. Na sede do Itaú Cultural - Avenida Paulista 149 – Paraíso, em São Paulo. 

A exposição é um convite a uma viagem pelo Brasil e pela diversidade da produção de arte contemporânea do país. Todas as linguagens artísticas estão representadas, da pintura à fotografia, do vídeo à instalação. O Rumos Artes Visuais teve 1.770 projetos inscritos e selecionou mais de 100 trabalhos de 45 artistas de todo o Brasil.

Em uma das obras, a paraense Berna Reale realiza uma performance para fotografia na qual está deitada nua no meio de um cais, com pedaços de comida sobre o corpo e urubus indo em sua direção para se alimentar. “Quando todos calam” foi realizada no Ver-O-Peso, onde a artista, nua, se cobriu de vísceras para uma imagem surreal. 

A performance que contou com a colaboração de uma equipe formada por mais de 15 pessoas, entre elas, a fotógrafa Ana Mokarzel e o coordenador de produção Victor Reale, além de várias pessoas que trabalham na área do Ver-o-Peso, foi a grande vencedora do Salão Arte Pará, em 2009.

Em outra obra da exposição, o paulista Thiago Honório traz um cubo espelhado até a altura do pescoço do visitante. O projeto expográfico, de Marta Bogéa, apresenta cada um dos trabalhos isoladamente, embora haja um diálogo com as obras vizinhas. 

Agnaldo Farias contou com a ajuda dos curadores Ana Maria Maia, Felipe Scovino, Gabriela Motta e Paulo Miyada e dos curadores viajantes Alejandra Muñoz, Carlos Franzoi, Júlio Martins, Luiza Proença, Marcelo Campos, Matias Monteiro, Sanzia Pinheiro e Vânia Leal. 

Rumos Artes Visuais - Convite
Transmissão on line - Quem não estiver na capital paulista também poderá participar de parte da programação. De 9 a 11 de fevereiro, às 18h, as palestras que fazem parte de um seminário para os artistas selecionados serão transmitidas pelo site do Itaú Cultural (itaucultural.org.br).

No dia 9, a conversa é com Carmela Gross (mediação Ana Maria Maia). No dia 10, Edson de Souza será o palestrante de O Espírito das Formas Utópicas: Arte, Utopia, Psicanálise, com mediação de Gabriela Motta. No dia 11 o bate-papo é por conta de Dora Longo Bahia (mediação Agnaldo Farias). 

Convite à Viagem – Rumos Artes Visuais 2011/2013 - De quinta, 9 de fevereiro, a domingo, 22 de abril - Sempre de terça a sexta - das 9h às 20h. Nos sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h - pisos 1, -1 e -2.  Itaú Cultural - Avenida Paulista 149 – Paraíso - próximo à Estação Brigadeiro do Metrô. Mais informações: 11 2168 1777 | youtube.com/itaucultural | twitter.com/itaucultural | facebook.com/itaucultural | atendimento@itaucultural.org.br | itaucultural.org.br

Nenhum comentário: