28.2.12

Processo de restauro não fechará Igreja do Carmo

Foto: Renan Viana

No final da rua mais antiga da cidade, a Siqueira Mendes, foi construída em meados do século XVII, um dos patrimônios históricos mais importantes da cidade, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo que, pela primeira vez, passa por uma restauração completa. 

A restauração se iniciou neste mês de fevereiro com o processo de seleção de empresas com competência técnica para executar as obras no tempo estipulado, o prazo estimado é de 14 meses para ser entregue.

Outra fase em andamento, que dará suporte a restauração, é a prospecção, na qual partes das pinturas estão sendo raspadas até que seja encontrada a camada original da obra. De acordo com o padre Ronaldo de Souza Menezes, pároco da paróquia Santíssima Trindade, a Igreja não fechará durante as obras.

“A intenção é que a Igreja fique aberta o maior tempo possível, para que as obras possam ser acompanhadas pela comunidade. Há, inclusive, o projeto de visitas guiadas”, afirma. O projeto de restauração foi desenvolvido pela Regional do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, que também supervisionará as obras.

Coordenado pela proprietária da Igreja, a Arquidiocese de Belém, o projeto recebeu um investimento de aproximadamente 04 milhões, patrocinados pela Vale com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet). O convênio foi assinado no dia 12 de janeiro deste ano .

O projeto já existe desde 2004, quando foi apresentado ao Ministério da Cultura, mas somente em 2011 conseguiu o apoio da Vale. “Ficamos muito agradecidos à Vale pelo acolhimento do projeto. Faço questão de acompanhar o processo de restauração com o devido cuidado e interesse”, comentou o Dom Alberto Taveira, arcebispo metropolitano de Belém. Mais informações:

(Texto enviado pela CANOMIDIA)

Nenhum comentário: