3.2.12

Salão de Humor abre mostra retrospectiva no Sesc

Provocar reflexões sobre a relação do homem com o meio ambiente de uma forma irreverente e crítica fez do Salão Internacional do Humor da Amazônia um grande sucesso de público e de opiniões. Para relembrar as três edições anteriores, surge a ideia de lançar a I Mostra Retrospectiva do Salão Internacional de Humor de Amazônia. A abertura será no próximo dia 9, no Centro Cultural SESC Boulevard.

Apesar de ser novo em comparação a outros salões nacionais, o Salão Internacional do Humor já recebeu milhares de visitações, trouxe grandes nomes do humor nacional e internacional e consagrou Belém como a capital do humor ecológico em 2010, quando ganhou o troféu HQMIX de melhor Salão de Humor da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial de Artes Gráficas (IMAG). 

Segundo Biratan Porto, idealizador do evento, a primeira Mostra Retrospectiva serve para dar uma prévia do que vem por aí em setembro, quando será realizada a quarta edição do evento. “O objetivo maior da mostra é despertar no público uma expectativa para o 4º Salão Internacional de Humor, que já se configura como um grande evento. Cria-se, também, com essa mostra a oportunidade do encontro com as pessoas que não puderam contemplar o ótimo trabalho gráfico dos cartunistas do mundo inteiro apresentado nas três edições passadas”. 

A Mostra Retrospectiva traz também oficinas, palestras e mais de 100 obras do acervo das edições anteriores que ficarão expostas até 8 de abril no espaço expositivo do SESC Boulevard. As caricaturas tratam sobre assuntos ambientais e são divididas nas categorias: ecologia, comunicação, chuva e tema livre.

“Não dava pra ter outra temática que não a relação do homem com a natureza, seria um contra-censo se nós não sublinhássemos esse tema. O Salão de Humor traz um debate através de uma linguagem artista que de cara provoca o riso, mas esse riso vem junto com uma reflexão. Acho que toca mais do que dizer: não maltrate o meio ambiente”, analisa Mácia Macêdo, produtora do evento. 

A Mostra Retrospectiva apresenta também caricaturas sobre os homenageados nas edições passadas: o historiador Vicente Sales, o médico e ecologista Camilo Viana e o jornalista e escritor Euclides ‘Chembra’ Bandeira. Para Márcia trazer estes homenageados é uma forma de deixá-los sempre vivos na memória dos paraenses, “a gente sabe que o salão de humor chega num público mais novo. Então nós trazemos esses homenageados importantíssimos da nossa região para que as novas gerações conheçam essas personalidades”.

Na noite de abertura será lançado e distribuído um catálogo com as melhores obras das edições passadas. Na sexta-feira, 10,  às 19h, o cartunista, caricaturista e ilustrador carioca Jorge Guidacci fará uma palestra sobre Videografismo, técnica que trabalha com a criação de toda a identidade visual e design gráfico de um produto audiovisual. Colaborador do jornal Pasquim, Guidacci também vai ministrar a oficina de Person-Criação de personagens com materiais alternativos, no sábado, 11, das 15h às 19h. 

A Mostra traz também em sua programação a oficina ‘Desenho de Humor' com Biratan Porto e um debate com João Bosco, Sergio Bastos, Atorres, Casso e Biratan Porto sobre ‘Desenho de Humor: O mercado de trabalho e as novas tecnologias’. 

Enquanto isso, no Hotel Hilton, João Bento e Levy farão caricaturas ao vivo das 8h às 10h, no dia 14 de fevereiro e 12 de março, respectivamente. O Centro Cultural SESC Boulevard fica aberto para visitação das caricaturas de terça a sábado, de 10 às 21h, e domingo de 9 às 13h e de 15 às 21h. 

Serviço
Salão Internacional de humor - Mostra Retorspectiva. Abertura no dia 09 de fevereiro, às 19h30, no Centro Cultural SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523 (em frente à Estação das Docas). Informações: (91) 3224-5305/5654. Entrada franca.

Nenhum comentário: