26.2.12

Heloísa Espada abre programação do Prêmio Diário de Fotografia

Indo além do formato de concurso, em sua terceira edição o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia mantém a ideia de fomentar a formação e o conhecimento no âmbito das artes. A programação de palestras e oficinas deste ano mais uma vez reúne profissionais do Pará e de outros estados, respeitados no âmbito da arte contemporânea. As atividades são todas gratuitas, começam no dia 28 de fevereiro, seguem até maio e serão realizadas no Instituto de Artes do Pará e no Museu da UFPA. 

A primeira palestra da programação será ministrada pela coordenadora da área de artes visuais do Instituto Moreira Salles, Heloisa Espada, doutora em História, Teoria e Crítica da Arte pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. 

Com o título “Sombras e Arte: Brasília 'onírica' e 'barroca' - a fotografia de Marcel Gautherot”, a palestra abordará a série de imagens do referido fotógrafo francês sobre a Capital Federal. Entre o fim dos anos 1950 e o início dos 1960, Marcel Gautherot viajou diversas vezes a Brasília, quase sempre comissionado por Oscar Niemeyer, para registrar o canteiro de obras e os primeiros anos da nova capital do Brasil. 

As sombras – uma forma de Gautherot contornar a dificuldade de fotografar os espaços monumentais da capital banhados pela intensa luz tropical – se tornaram uma das principais características dessas imagens, traço que cria um resultado inusitado, pois as tornam muito semelhantes, do ponto de vista formal, às telas iniciais do pintor italiano Giorgio de Chirico. 

Marcel Gautherot, Congresso Nacional em construção, c. 1958
A palestra abordará as razões de tais semelhanças, apresentando análises formais comparativas entre obras dos dois artistas. Serão analisados depoimentos e referências artísticas de Oscar Niemeyer e, em seguida, serão abordados textos de intelectuais, críticos e literatos, como Wladimir Murtinho, Bruno Zevi, Clarice Lispector e Alberto Moravia, que descrevem Brasília como uma paisagem “metafísica” ou “surrealista”, muitas vezes comparando a cidade a imagens de De Chirico.

O objetivo da palestra é propor uma nova interpretação das fotos de Gautherot, cotejando-as com esses diferentes discursos. Além da Palestra de abertura: Sombras e arte: Brasília "onírica" e "barroca" - A fotografia de Marcel Gautherot, com Heloísa Espada, às 19h, nesta terça-feira, 28, no Instituto de Artes do aprogramação terá  no dia 05/04, um Encontro com Miguel Chikaoka - Trajetórias do fotográfico Mediação: Mariano Klautau e Joaquim Marçal, no Museu da UFPA e no dia 17/05, às 19h, mais uma palestra, com Alexandre Sequeira , também no IAP.

As oficinas (todas serão realizadas no Instituto de Artes do Pará) serão de 19 a 23/3 - das 15h às 18h - “Retratos Híbridos”, com Valério Silveira e de 02 a 06/04, com Joaquim Marçal. De 07 a 11/05, a oficina será com o fotógrafo Octávio Cardoso. Mais informações no site do projeto www.diariocontemporaneo.com.br/

O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia conta com o patrocínio da Vale e apoio do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas do Sistema Integrado de Museus/Secult-PA, do Museu da UFPA, da Sol Informática e do Instituto de Artes do Pará. Abertura

Nenhum comentário: