27.2.12

Casarão histórico reabre após um ano de reforma

A procura e o cuidado com a memória se tornaram os princípios motores da reforma de um dos mais belos e antigos casarões de Belém, localizado no início da Boulevard Castilho França - em frente a Estação das Docas.

Foram vários meses vasculhando madeira nos entulhos de demolições nas ruas da Cidade Velha, assim como também foram muitas as incursões por antiquários em busca de objetos da Belle Époque.  Com a reforma concluída, o Casarão da Boulevard vai abrigar agora o mais novo endereço do restaurante Point do Açaí, mas a intenção é que o espaço ofereça ao público a possibilitdade de estar em contato direto com parte do período mais bonito e rico de Belém.

Segundo seu proprietário, Nazareno Alves, o casarão foi encontrado com pouquíssimas referências à beleza de sua época.  Foi necessário um minucioso trabalho de resgate que incluiu a reconstrução das paredes, pisos, banheiros e escadaria que liga os três andares do imóvel, mantendo o máximo de fidelidade a arquitetura de sua época. “Quis mostrar que é possível pegar os casarões antigos e realmente transformá-los, e não apenas adaptá-los as necessidades comerciais. O principal motivo da reforma foi o de resgatar o patrimônio e devolver à sociedade”, explica Nazareno.

Com cerca de 135 anos, o casarão já foi até mesmo utilizado pela Polícia Militar do Pará. Porém, durante a maioria dos anos a atividade principal em seu interior, foi a prostituição. “Quando alugamos o prédio, ele estava completamente deteriorado. Os gerentes dos prostíbulos nunca tiveram preocupação em mantê-lo”, afirma Nazareno.

Por isso, a reforma demorou mais do que o previsto, já que as instalações estavam em condições ruins. “Hoje tenho certeza que o paraense vai ter muito orgulho de estar no casarão, levar seus amigos, visitantes. Sem dúvida será um novo ponto turístico e cartão postal de Belém”, acredita. 

No processo de reconstrução foi mantida a estrutura arquitetônica das paredes que mistura pedras, barro, e “cola” de peixe e mariscos, um dos ícones da engenharia da época. No caso das escadarias, houve a necessidade de construção completa, onde foi reutilizada a madeira do casarão e de entulhos encontradas em obras de demolição de casas antigas. 

Durante este trabalho minucioso foram resgatadas peças raras, como azulejos portugueses e ladrilhos hidráulicos datados da Belle Époque, assim como madeiras praticamente extintas: o pau-amarelo, pau-roxo e acapu. Além de tudo, o espaço ainda abrigará constantes exposições de obras de arte e antiguidades.

Serviço
O Casarão do Point do Açaí fica no início da Boulevard Castilho França, em frente à Estação das Docas. Será aberto ao público nesta terça-feira, 28 de fevereiro, às 20h. A partir de quarta fica aberto de 11h às 23h. A visitação ao local é gratuita.

Nenhum comentário: