28.1.14

Dand M. no Prêmio de Poesia Belém do Grão Pará

Aberto em janeiro de 2013, o Prêmio de Poesia Belém do Grão Pará recebeu mais de 100 inscrições, de todo o Estado. Além de Dand M. o vencedor, mais dois poetas receberão um Tablet e um Notebook, como premiação de 2º e 3º lugar. Tudo nesta quinta-feira, 30,  em evento a ser realizado na Livraria da Fox. 2013. Entrada franca.

Dand M. é múltiplo, já disse. Mas sem dúvida é a poesia que permeia sua vida em tudo que faz, seja música, teatro, cinema. 

Neste concurso ele ficou com o primeiro lugar, pela obra “Antmor ou amorte de maio”.  Não é o primeiro prêmio. Pelo edital de Literatura do IAP, venceu duas vezes, com “Flores da Campina – poezia” (2002) e “Branco ou 33 Poemas Diluídos” (2006). Em 2009 lançou “Possuídos ou a diluição de Lorena”, pela Editora Amazônia. 

Dand M também já venceu o prêmio da Academia Paraense de Letras com o livro “Do Nu ao Infinito”,  alguns anos depois, teve sua poesia adaptada para o consagrado espetáculo Verde Ver-o-Peso. Nascido em Belém, o poeta e escritor também tem veia de compositor, com poemas nas vozes de Vital Lima, Felipe Cordeiro, Olivar Barreto, Andréa Pinheiro, Clepsidra, Karina Ninni e Anny Lima. 

Mais recentemente vem encarando a veia musical de forma mais direta com seu público, apresentado-se em bares da cidade, como o Prenda Minha (Rua Municipalçidade, 1757 - Umarizal) e o Pai D'égua (Rua Timbiras, 1126 - Jurunas), reunindo um repertório dilacerante. Já fui, ouvi e gostei demais. Está faltando o CD autoral, Dand!  Para ele, experimentar a poesia em seus (não) lugares vem sendo uma prerrogativa, envolvendo o espectador/fruidor de forma visceral. 

Clei de Souza
Premiação - A comissão avaliadora para eleger o Prêmio de Poesia Flor do Grão Pará foi formada pelos escritores Pedro Vianna, Antonio Moura e Ramiro Quaresma.

De acordo com Pedro Vianna, “o concurso é uma grande oportunidade de traçar um panorama da produção poética contemporânea, premiando os três primeiros colocados do certame e divulgando suas obras.”

Além de Dand M. , o escritor Clei de Souza, que já escreve há 10 anos, também foi contemplado com o segundo lugar. 

Ele que ganhou o prêmio "Inglês de Souza de Literatura", da UFPA, na categoria poesia, nas edições de 2010 e 2012, também já recebeu menção honrosa no prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura em 2010. Ganhou o prêmio de Literatura de Castanhal em 2012. Possui o livro de poemas Úmido lançado pela fundação Tancredo Neves, e está com o livro NU olho da rua ou A asa esquerda que brada a ser lançado no segundo semestre deste ano. É professor de Literatura pela UFPA.

O terceiro colocado, Harley Dolzane, é bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia. Advogado Especialista em Direito do Consumidor pela Universidade Cândido Mendes e em Direito do Estado pela UERJ. Juntamente com os poetas Josette Lassance e Luiz Carlos França organizou sarais itinerantes pelos bares da Cidade Velha em Belém. Mestrando em Teoria Literária pela UFPA. 

Dolzane também é integrante do Coletivo Kamikaze de cultura e arte, colaborando na editoração da KamikASES Revista Literária. É integrante do Núcleo Interdisciplinar Kairós: Pensamento da Arte e da Linguagem [NIK/UFPA], grupo de pesquisa que se debruça sobre as questões em torno da arte e da filosofia.

Nova edição - As inscrições para a edição 2014 estarão abertas no site a partir do dia primeiro de fevereiro. 

O regulamento e ficha de inscrição poderão ser baixados no site do prêmio, que tem a coordenação de Pedro Vianna e produção de Narjara Oliveira, diretores da A Senda Produções, iniciativa que vem proporcionando excelentes momentos para a literatura urbana/contemporânea paraense. 

O prêmio teve patrocínio do Sistema de Ensino Universo, Sol Informática e Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, através da Lei Tó Teixeira e Guilherme Paraense da Prefeitura Municipal de Belém.

Serviço
Lançamento do Livro Vencedor e entrega da premiação. Nesta quinta-feira, 30, às 18h30, na Livraria da Fox - Trav. Dr. Moares, 584, entre Conselheiro e Mundurucus - Preço do livro: R$ 20,00. Mais informações: 91 8929-3590/9619-3979/3223-3979.

Nenhum comentário: