O show no Teatro Margarida Schivasappa, em Belém, nesta terça-feira, 12, reafirma a pluralidade de Arthur e seu diálogo com diversos momentos da música brasileira. O novo repertório traz como o resultado de encontros musicais com compositores de diferentes gerações, como o poeta e filósofo Antonio Cicero (irmão e principal parceiro de Marina Lima), a paulistana Marina Wisnik ou ainda Leticia Novaes, nome importante da cena contemporânea carioca.. As canções integrarão o álbum “Peixe Nada”, que sairá pelo selo “Joia Moderna”, do DJ Zé Pedro.
Das canções à sonoridade, tudo reafirma a via de muitas mãos percorrida pelo trabalho do cantor e compositor paraense. Influência marcante na obra do artista, a poesia está presente no novo álbum – que tem direção artística do jornalista Marcus Preto -, mas em contextos distintos.
Se há Antonio Cicero – em poemas musicados e também em parceria inédita, depois de anos sem fazer letras -, há também versos de Omar Salomão, filho de Waly Salomão e um dos promissores nomes da literatura e das artes visuais do país. As recentes andanças de Arthur Nogueira viabilizaram, ainda, encontros com cantores, compositores e instrumentistas de sua geração, entre os quais Ava Rocha e Marcelo Segreto, lider da banda “Filarmônica de Pasárgada” e co-produtor, ao lado da banda Strobo, do CD “Peixe Nada”.
A apresentação desta noite, trz participação da banda Strobo – que também estará no álbum - tornando essa mescla ainda mais abrangente, por trazer às composições pautadas por um intenso diálogo com a poesia o experimentalismo pop do duo formado por Arthur Kunz e Leo Chermont, que co-produzem o disco, o segundo de Nogueira.
Baseado no processo de construção do álbum, em fase de finalização, o show de pré-lançamento que o artista fará em sua cidade natal, depois de mais de um ano sem tocar em Belém, transporta para o palco a potência dos encontros travados no CD.
Com Leo Chermont, responsável pela guitarra e efeitos da apresentação, e Arthur Kunz, à frente da bateria e das programações, o espetáculo ganha, a partir do uso de timbres e equipamentos eletrônicos, um som mais experimental, sem abandonar, no entanto, sua intenção claramente pop.
Apontado pelo jornal carioca O Globo como o artista “responsável por renovar a tradição dos poetas na canção brasileira”, Arthur Nogueira se mantém contemporâneo, unindo refrões de música pop e poesia, sons eletrônicos e acústicos e, sobretudo, o Pará ao resto do Brasil.
Artista plural - cantor, compositor e instrumentista, Arthur Nogueira já tem alguns trabalhos lançados, como o CD “Mundano” (2009), o EP “Mundano+” (2010) e o compacto “entremargens” (2013). Natural de Belém e radicado em São Paulo, o artista acumula trocas com nomes consagrados da poesia nacional e participações em shows de Cida Moreira, Jards Macalé e Vitor Ramil. Em 2013, foi selecionado para representar o Brasil em Lisboa, na programação do “Ano do Brasil em Portugal”.
No mesmo ano, organizou o livro “Encontros”, que reúne entrevistas de diferentes épocas, concedidas pelo poeta e filósofo carioca Antonio Cicero a importantes jornalistas e intelectuais brasileiros. Nogueira se prepara para lançar, pelo selo "Joia Moderna", do DJ Zé Pedro, o álbum "Peixe Nada", produzido por Strobo e Marcelo Segreto com direção artística do jornalista Marcus Preto, no qual reúne canções escritas com Antonio Cicero, Omar Salomão, Marina Wisnik, Letícia Novaes, entre outros nomes de diferentes gerações da música brasileira.
Ouça Arthur Nogueira em arthurnogueira.com
Serviço
Arthur Nogueira | Pré-lançamento do CD “Peixe Nada”. Participação Especial: Strobo. Nesta terça-feira, 12, às 20h, no Teatro Margarida Schivasappa – Avenida Gentil Bittencourt, 650. Ingresso: R$20 (inteira) | R$10 (meia) *mediante apresentação de carteira de estudante ou do pôster do show impresso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário