18.8.14

"Sonho de Uma Noite de Inverno" volta em cartaz

A segunda temporada, de 21 a 24/08, às 19h, é no Sesc Boulevard. Entrada franca - retirada de ingressos a partir das 18h. Além do espetáculo, haverá sessão de autógrafos e vendas do livro "Peças Teatrais de Nazareno Tourinho". O dramaturgo estará presente para autografar o livro de  22 a 24/08, a partir das 18h. 


Atores interpretando atores e colocando no palco o desafio de investigar a própria profissão de acordo com as experiências vividas em ensaios. Com personalidades distintas, eles terão que decidir qual futuro caminhar, após um acidente durante a turnê do novo espetáculo da companhia de teatro a qual fazem parte. 

“Sonho de Uma Noite de Inverno”, o último texto escrito pelo premiado autor paraense Nazareno Tourinho, mostra desavenças pessoais, agressões verbais, “alfinetadas”, uma verdadeira “lavagem de roupa suja” de um grupo de atores. Numa noite de inverno, esses artistas terão a difícil tarefa de descobrir onde encerra, ou começa, o caminho para o infinito. Só eles podem testemunhar os segredos vividos nas coxias de teatro.

“Na direção, tive que me desdobrar para criar a atmosfera necessária de sonho ou morte que estes personagens estão inseridos. A obra deixa em aberto o lugar onde este grupo de experientes atores vai parar depois de um acidente. Há uma gama de possibilidades significativas que o autor nos apresenta”, esclarece o jovem diretor Marcelo Andrade, sobre o processo de montagem da obra para os palcos.

O espetáculo foi criado pelo Grupo Os Varisteiros a partir do projeto “Memórias da Dramaturgia Amazônida: Construção de Acervo Dramatúrgico”, sob a coordenação da professora da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA) Bene Martins, cujo objetivo é manter viva a história do teatro produzido na região Norte.

“Levar aos palcos uma obra de Tourinho é de suma importância para memória e valorização da dramaturgia escrita em nossa região, fomentando os jovens a conhecer esta ilustre figura, reconhecendo um dos grandes nomes do teatro paraense”, alerta o diretor.

Nazareno Tourinho - O dramaturgo paraense teve suas obras encenadas por companhias de teatro profissionais, sob a direção de figuras de renome no cenário teatral brasileiro, como "Nó de 4 Pernas", dirigido por Cláudio Correa e Castro, no Rio de Janeiro, e "Fogo Cruel em Lua de Mel", com direção de Wolff Maia, em São Paulo.

Nazareno Tourinho conquistou diversas premiações em concursos de dramaturgia. Uma delas aconteceu fora do Brasil com a peça "Pai Antônio", que ganhou a primeira "Mencón del Concurso Latinoamericano de Dramaturgia 'Andres Bello'", realizado em 1985, na Venezuela. Em Belém, levou o 1º lugar no prêmio “Governo do Estado do Pará”, em 1961, e o prêmio “Elmano Queiroz”, também a primeira colocação, em 1969.

O livro - Organizado pela professora Dra. Bene Martins, da Escola de Teatro e Dança da UFPA, a obra contêm os 14 trabalhos completos de Tourinho, incluindo o texto inédito que dá nome ao espetáculo. A obra literária foi lançada no dia 21 de março , na Academia Paraense de Letras.

Durante três noites de temporada do espetáculo, o autor da obra venderá o livro "Peças Teatrais de Nazareno Tourinho" a preço promocional de R$ 50, com direito ao autógrafo do renomado dramaturgo. O público terá a chance de adquirir os trabalhos completos do paraense, assistir ao espetáculo e ainda conhecer Nazareno Tourinho de perto.

Os Varisteiros - Com apenas 3 anos de existência, a companhia busca sua identidade como um grupo teatral no cenário belenense, mas com a preocupação em produzir inquietações, experienciar métodos, provocar práticas, dar corpo e voz para às nossas varistagens. 

"Sonho de Uma Noite de Verão" é o terceiro espetáculo do grupo, sendo o primeiro "No Trono" e "Nó de 4 Pernas", também do dramaturgo paraense Nazareno Tourinho. 

Surgido em 2011, reunindo atores concluintes do Curso Técnico de Formação em ator da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA), Os Varisteiros é formado, hoje, por atores, diretores, cenógrafos, produtores e figurinistas, que se propõem à investigação de diversas áreas artística. 

Ficha Técnica

  • Elenco: Allan Jones - Oscar; Barbara Gibson - Clara; Fábio Limah - Moreira; Isadora Lourenço - Julieta; Raoni Moreira - Augusto; Leonardo Cardoso – Anjo/Demônio; Marília Berredo - Dica; Maycon Douglas - Carlos; Renata Miranda - Ana.
  • Dramaturgia: Nazareno Tourinho
  • Direção e encenação: Marcelo Andrade
  • Figurino: Kevin Braga
  • Trilha sonora: Márcio Pantoja
  • Iluminação: Paula Silva
  • Assessoria de Imprensa: Laíra Mineiro
  • Produção executiva: Bruno Rangel, Leonardo Cardoso e Marcelo Andrade
  • Assistência de Produção: Laíra Mineiro e Raoni Moreira
  • Realização: Grupo Os Varisteiros

Serviço
Espetáculo “Sonho de Uma Noite de Inverno”, do autor paraense Nazareno Tourinho. De 21 a 24 de agosto, sempre às 19h, no Sesc Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523. Campina). Entrada franca, com retirada de ingresso às 18h. Sessão de autógrafos e vendas do livro "Peças Teatrais de Nazareno Tourinho", do dramaturgo paraense Nazareno Tourinho. De 22 a 24 de agosto, a partir das 18h, no Sesc Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523. Campina). Informações: (91)80588940/ www.facebook.com/osvaristeiros/ www.osvaristeiros.com . 

Nenhum comentário: