1.8.14

Convite para circular da Campina à Cidade Velha

Ou vice-versa, tanto faz, já que em todos os caminhos estão a Kamara Kó Galeria, o Atelier da Michelle Cunha e o Atelier do Porto. Estão também a Casa Dirigível Espaço Cultural, a Elf Galeria e  a Associação Fotoativa, o Casarão do Boneco,  a Gotazkaen Galeria, a Tapioquinha da Dona Cléia, os restaurantes Dona Joana e Largo da Palmeira e o Bar do Rubão, além de muito mais...

Para quem não conhece estes lugares, nunca viu, nunca soube, a oportunidade é esta. Neste primeiro domingo de agosto, todos eles estarão abertos e com programações esperando por visitas. Além de arte, garanto que se encontra também um monte de gente fina, elegante, sincera.

A iniciativa é do Circular Campina-Cidade Velha. Anote aí, porque a ideia é ótima: abrir as portas de vários espaços de arte, fazer um barulhinho bom num lado histórico da cidade e, de quebra, provocar encontros, reencontros e risadas. Em síntese, esta é a ideia  principal do Projeto Circular Campina-Cidade Velha, que chega à segunda edição.

A Discosaoleo, que inaugurou no domingo de junho em que se realizava a 1ª edição, já entrou para o projeto neste clima. Do artista sonoro Leo Bitar, criatura que atualmente apresenta o Radar 93, programa de todas as tarde na rádio cultura, a Discosaoleo reuniu, naquele dia, amigos, bandas, músicos, e apaixonados discos vinis, a especialidade da casa. A dose vai se repetir agora.

A loja, assim como os demais, estão situados em uma zona da cidade, que vai da Cidade Velha ao bairro da Campina, reunindo espaços que são centros de cultura e produção artística, incluindo aí a arte da gastronomia, até porque o circuito é longo e a turma que está na rua certamente sentirá fome.

Para ver e reconhecer também a cidade

Fotos do Holofote Virtual
Mais do que conhecer estes espaços, vale dizer que a iniciativa traz para o público a possibilidade de se voltar a uma área histórica, que merece ser revitalizada. Acredito que uma das formas para isso é que estejamos presentes por lá, em pertencimento.

O pessoal que está à pé, acaba fazendo um belo passeio pelas ruas históricas que ainda guardam um tanto das belezas e da memória arquitetônica da cidade.

Talvez se houvesse um ônibus circular, para o projeto, isso ajudasse na locomoção e algumas das pessoas, menos dispostas a caminhar,  pois as distancias podem ser grandes entre um e outro ponto mais afastado, mas é também motivo de um motivo de sobra pra pegar a ‘magrela’ e sair pedalando. Programe-se direitinho para aproveitar de tudo um pouco. Vou pincelar algumas coisas e endereços. Os detalhes estão no final do texto. No site, você também encontra um mapa para melhor se orientar com os endereços.

Veja o que vai rolar

Na Trav. Frutuoso Guimarães, 611, a Kamara Kó Galeria está expondo seu acervo, com obras em pequenos formatos, de autoria de artistas contemporâneos paraenses, entre eles, Alexandre Sequeira, Armando Queiroz, Flavya Mutran, Miguel Chikaoka, Octavio Cardoso, Roberta Carvalho e Walda Marques.

Já no Atelier da Michelle Cunha, em plena Campos Sales, você vai curtir a exposição “Abra-te, Sezamo!”, com desenhos, pinturas e gravuras da artista, que recentemente foi entrevistada pelo blog, e “Paredes pra que te quero”, mostra de graffiti com Marcelo Bocão, Nega Suh, Eric David. E tem mais, anotem aí, a ação “No olho da rua” será um convite à deriva, acompanhando quatro artistas que usam a rua como suporte. No final da tarde, o convite da Michele é para o “Chá das 5”, com quitutes e guloseimas da Tia Naza, a chefe de cozinha do antigo Café Almazen, quem lembra/ Deu até água na boca.

Foto divulgação
No Atelier do Porto, que fica na Trav. Gurupá, além de exposições, em sua sede do atelier e no Fórum Landi, promove ainda, pela parte da tarde, uma roda de samba com o “Trio Lobita e o 4º Elemento”, na praça do Carmo.

A Galeria Gotazkaen, na Ó de Almeida, realizará o “Poukas Trancaz”, um evento para a troca de arte sem limites. Leve uma fotografia, um desenho, uma pintura ou mesmo um poema, no formato de cartão postal, em papel fotográfico ou couché (a partir de 90g). Seu trabalho vai ser exposto até a hora de ser trocado.

A Associação Fotoativa, na Frutuoso Guimarães apresenta publicações do acervo da instituição, como livros e revistas e o Casarão dos Bonecos, sede do In Bust, grupo que há mais de uma década nos presenteia com a magia do teatro de bonecos com atores, terá oficina de acrobacias circenses (veja como se inscrever no final do texto), uma exposição de bonecos que integram seus espetáculos e exibição de episódios do “Catalendas” e do curta “Quem vai levar Mariazinha para passear?”, lançado recentemente pela Desabusados Cia. Uma graça o filme, de animação com atores, gravado o Teatro Cláudio Barradas e algumas externas na Praça da República, com recursos do edital Curta Criança (MinC).

Na Casa Dirigível Espaço Cultural, na Padre Prudêncio, as coisas iniciam cedo, com um café coletivo e oficinas de teatro e vai até a noite com discotecagem. Na Elf Galeria, cravada na bela Passagem Bolonha, veremos desenhos do Marcelo Lobato e uma coletiva de obras de seu acervo. 

Esta edição terá ainda a participação de Dona Cléia, vendedora de bolos, cuscuz e tapioquinhas, que fica na porta da própria casa comercializando seus quitutes. A ideia é estimular o envolvimento dos moradores do bairro, para que sejam incluídos como parceiros do projeto.

Foto de Paula Sampaio
O projeto - Esta é a segunda edição do Circular Campina-Cidade Velha, cujo projeto piloto foi lançado em dezembro de 2013.

A primeira edição foi em junho e a cada temporada ganha novos adeptos e parceiros, como o Fórum Landi, da Universidade Federal do Pará (UFPA), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Polícia Militar do Estado. As próximas edições serão em outubro e dezembro.

Nesta primeira etapa do “Circular”, realizado de dois em dois meses, tempo necessário para que os espaços preparem novidades e uma boa programação para o público, a ideia é amadurecer ideias rumo às comemorações dos 400 anos da cidade, a ser celebrado em 2016. Ano que vem, a intenção  realizar atividades ao ar livre, com oficinas de cunho sociocultural, visando difundir noções de cidadania para a preservação do centro histórico.

De acordo com Makiko Akao, idealizadora do projeto, a necessidade de desenvolver esse tipo de ação parte de uma constatação pesarosa: mesmo tombados pelo Iphan desde 2012 como patrimônio cultural, os bairros nos quais Belém se originou ainda precisam de mais cuidados para efetivamente serem preservados. 

“É uma questão de educar mesmo, de formar cidadãos. De entender que espaço é esse e por quê é preciso valorizar”, diz Makiko.

“Queremos ocupar os bairros com a arte e com isso transformá-los em bairros culturais, para consequentemente serem em polos turísticos com mais atrações. Com isso, acreditamos que podemos aumentar a autoestima e bem querer dos próprios moradores pelo seu bairro”, explica. 

Site – Para saber mais e acompanhar as atividades do Circular, já está no ar o site do projeto – acessando www.projetocircular.com.br, o público encontrará informações sobre o “Circular Campina-Cidade Velha”, além de dados com textos e fotos sobre os espaços, além de um mapa virtual para situar os interessados em dar uma volta pelo centro histórico. 

PROGRAMAÇÃO
  • Kamara Kó Galeria - Trav. Frutuoso Guimarães, 611, entre Riachuelo e General Gurjão – Campina. Contatos: (91) 3261-4809 / (91) 8117-9730 / (91) 8190-7084
  • 10h às 18h - Exposição com obras de pequenos formatos do acervo dos artista da casa: Alberto Bitar, Alexandre Sequeira, Anita Lima, Armando Queiroz, Bob Menezes, Cláudia Leão, Danielle Fonseca, Flavya Mutran, Guy Veloso, Ionaldo Rodrigues, Keyla Sobral, Mariano Klautau Filho, Miguel Chikaoka, Octavio Cardoso, Pedro Cunha, Roberta Carvalho e Walda Marques.
  • Atelier da Michelle Cunha - Trav. Campos Sales esquina com Passagem Fiúza – Campina. Contato: (91) 8272-1350.
  • 10h às 18h - “Abra-te, Sezamo!”, exposição de desenhos, pinturas e gravuras de Michelle Cunha; “paredes pra que te quero”, mostra de graffiti com Marcelo Bocão, Nega Suh, Eric David.
  • 16h às 17h - ação “No olho da rua”: um convite à deriva, um rolê com 04 artistas que usam a rua como suporte, um passeio pelo bairro para espiar, sentir e bater-papo sobre intervenção urbana, arte, cidade e política a partir da vivência e interação destes artistas nos muros da Campina e pela cidade. Artistas convidados: Marcelo Bocão, Nega Suh, Eric David, Michelle Cunha.
  • 17h – Chá das 5 com quitutes e guloseimas da Tia Naza (chefe de cozinha do antigo café Almazen).
  • Atelier do Porto – Trav. Gurupá, 104, entre Dr. Malcher e Dr. Assis – Cidade Velha. Contato: (91) 3085-6438 / (91) 8099-4110.
  • 10h às 18h – em parceria com o Fórum Landi (Praça do Carmo), a exposição coletiva “Panorama Hoje”, com obras de Armando Sobral, Elaine Arruda, Veronique Isabelle, Antar Rohit, Luiz Jr, Pablo Mufarrej. Na sede do atelier estará a exposição “MICROCOSMOS”, com obras de Armando Sobral e Jaime Bibas. 
  • 15h30 - roda de samba e choro “Trio Lobita e o 4º Elemento”, a partir das 15h30, bar do Salomão, Praça do Carmo – Cidade Velha.
  • Casa Dirigível Espaço Cultural Trav. Padre Prudêncio, 731, entre Rua Gama Abreu e Carlos Gomes – Campina. Contatos: (91) 3355-5861 ou 8225-2218. Obs: pague o quanto puder - sugestão: R$ 10 pelo dia todo.
  • 9h às 12h - Café coletivo e Oficina “Despertando o corpo criativo”. 
  • 15h às 18h - Oficina de máscara e corpo/Sala de jogos de tabuleiros
  • 19h às 22h - Instalação de vídeos artísticos + Discotecage


  • Elf Galeria – av.  Gov. José Malcher - Passagem Bolonha, 60 – Nazaré. Contato: (91) 3224-0854.
  • 10h às 18h - Desenhos do Marcelo Lobato e coletiva de acervo.
  • Associação Fotoativa Trav. Frutuoso Guimarães, 615, entre Riachuelo e General Gurjão – Campina
  • 10h às 18h - Apresentação de publicações do acervo da instituição, como livros e revistas.
  • Casarão dos Bonecos - Av. 16 de Novembro, 815, entre rua Veiga Cabral e Arcipreste Manoel Deodoro (próximo ao Pólo Joalheiro/Praça Amazonas) – Cidade Velha. Contatos: (91) 8843-6931 / (91) 8843-6982 / (91) 3241-8981/ inbust@inbust.com.br
  • 9h às 12h – Oficina de acrobacias circenses (nível iniciante e avançado): uma vivência em atividades circenses com acrobacias de solo, trapézio, tecido, lira e corda. A instrutora é Virginia Abasto/Vida de Circo. Vagas limitadas. Investimento: R$65,00 por pessoa. Promoção Circular: duas inscrições realizadas juntas por R$ 120. Inscrições: Pelo e-mail inbust@inbust.com.br: envie nome, telefone (s) e qual seu nível de conhecimento e experiência nas acrobacias circenses. O pagamento poderá ser realizado no dia. 
  • 16h - Abertura da exposição de bonecos, com curadoria: Aníbal Pacha/In Bust Teatro com Bonecos
  • 17h às 17h45 – Exibição de episódios do programa “Catalendas” (In Bust Teatro com Bonecos/ Tv Cultura do Pará) e em seguida, do curta “Quem vai levar Mariazinha para passear?” (Desabusados Cia.).


  • Galeria Gotazkaen -  Rua Ó de Almeida, 755 – Reduto, Contato: (91) 3347-6632. 
  • Das  15h às 19h - O Poukas Trancaz é um evento de troca de arte sem limites que a Galeria Gotazkaen promove. Aqui a gente entra, bebe uma cervejinha, bate um papo, conheces novos artistas e troca arte de uma maneira bem simples e legal. Como funciona? o Poukas Trancaz você traz sua arte (pode ser otografia, desenho, pintura, poema e etc) no formato 10x15cm (formato de cartão postal) em papel fotográfico ou couché (a partir de 90g) e Voilá! 
  •  Na entrada você dá o seu nome e então sua arte vai para a grande parede expositora, onde todos os trabalhos que irão chegando ficarão expostos até a hora da troca com outros artistas. Fiquem ligados que vai ter muita gente safa trazendo suas artes para trocar!
  • Discosaoleo -  Trav. Campos Sales, 628, porão, entre Riachuelo e General Gurjão – Campina. Contato: (91) 8345-4047.
  • 10 às 17h – Aberto ao Público 
  • 11h30 - Itinerário Boomerang
  • 12h às 15h - Dj Homero da Cuíca
  • 15h30 - Meio Amargo
  • Restaurante   Largo da Palmeira -  Rua Senador Manoel Barata, 719, entre Padre Prudêncio e 1º de Março – Campina. Contatos: (91) 3241-5673 / largodapalmeira@gmail.com. 
  • Das 11h às 15h30: Pirarucu de casaca, peixe frito com farofa, arroz de pato e caranguejo com farofa.
  • Restaurante Dona Joana – Trav. Campos Sales, 482, entre Aristides Lobo e Ó de Almeida –Campina. Contatos: (91) 8819-5513 / donajoana482@gmail.com. 
  • Das 11h às 15h: comida caseira sem glúten.
  • Bar do Rubão - Travessa Gurupá, 312, entre Cametá e Dr. Malcher – Cidade Velha.          Contato: (91) 9122-4232 / bardorubao@hotmail.com. 
  • A partir das12h: a tradicional casquinha de caranguejo mais famosa do bairro. 
  • Tapioquinha da Dona Cléia - Trav. Frutuoso Guimarães, 691, entre Carlos Gomes e General Gurjão – Campina
  • A partir das 9h.

Nenhum comentário: