Gloria Campaner, um dos maiores talentos da nova geração de pianistas da Itália, se apresenta em Belém nesta quinta, 30, às 20h. No repertório, peças de Beethoven, Schumann e Liszt. Na Sala Augusto Meira Filho-Arte Doce Hall (Av. Magalhães Barata, 1022). Entrada é franca!
A pianista chega a Belém , pela primeira vez, à convite da Fundação Amazônica de Música. A artista dedica toda sua vida a arte de tocar piano, instrumento que ela começo a estudar desde os quatro anos de idade. Quando completou cinco, fez o seu primeiro recital, debutando aos doze anos na Orquestra Venetian Symphonia. Em seus primeiros anos de estudos obteve primeiro prêmio em mais de vinte concursos nacionais e internacionais para jovens músicos.
Sua carreira desenvolveu-se rapidamente como solista e camerista, levando-a a apresentar-se na Itália e exterior (Japão, Israel, Turquia, Casaquistão, Inglaterra, Irlanda, Alemanha, Suíça, Grécia, França, Rússia e América do Sul). Gloria Campaner foi Medalha de Prata do Concurso Internacional de Piano Paderewski de Los Angeles em 2010, onde também conquistou os prêmios de Melhor Interpretação “Paderewski” e “Chopin”, outorgados pela Fundação Frédéric Chopin de Paris.
Mantem-se ativa como camerista, especialmente na formação piano e violino, tendo trabalhado com prestigiados músicos como Ana Chumachenco, J. Rissin, I. Gitlis, S. Accardo , membros do Trio Tchaikovsky e ultimamente com o Quarteto de Cremona.
Alguns dos concertos de Gloria Campaner tem sido transmitidos com freqüência para redes internacionais de rádio e televisão, tais como RAI, Radio Ljubljana, SKY Classica, RTSI e CNN. Gravou para o selo italiano Audionova, para Meister Musica Bern e Farsight Records. Para a Radio Svizzera de Lugano gravou obras de Schumann e Rachmaninoff, a serem brevemente lançadas em CD pela EMI Classics.
Premiações - Obteve o 1º lugar e o Prêmio Especial Prokofiev no “Grande Prêmio Ibla 2009”, após o que realizou sua primeira tournée nos Estados Unidos e seu debut no Carnegie Hall em Nova Iorque em 2010. Foi laureada ainda no Concurso Internacional Cantù (Como, 2009), Concurso Europeu de Piano (Le Havre-France, 2009), Concurso Internacional T.I.M. (Verona, 2008), Concurso Internacional Rospigliosi – Prêmio Schumann (Pistoia-Itália, 2008), Concurso Internacional Casablanca – Prêmio Franz Liszt (2011). Em Janeiro de 2014 recebeu o importante prêmio “Borletti Buitoni Trust Fellowship” em Londres, sendo que a presidente do Juri foi a famosa pianista Mitsuko Uchida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário