27.10.14

Pianista italiana faz concerto no Art Doce Hall

Gloria Campaner, um dos maiores talentos da nova geração de pianistas  da Itália, se apresenta em Belém nesta quinta,  30, às 20h. No repertório, peças de Beethoven, Schumann e Liszt. Na Sala Augusto Meira Filho-Arte Doce Hall (Av. Magalhães Barata, 1022). Entrada é franca!

A pianista chega a Belém , pela primeira vez, à convite da Fundação Amazônica de Música. A artista dedica toda sua vida a arte de tocar piano, instrumento que ela começo a estudar desde os quatro anos de idade. Quando completou cinco, fez o seu primeiro recital, debutando aos doze anos na Orquestra Venetian Symphonia. Em seus primeiros anos de estudos obteve primeiro prêmio em mais de vinte concursos nacionais e internacionais para jovens músicos. 

Sua carreira desenvolveu-se rapidamente como solista e camerista, levando-a a apresentar-se na Itália e exterior (Japão, Israel, Turquia, Casaquistão, Inglaterra, Irlanda, Alemanha, Suíça, Grécia, França, Rússia e América do Sul). Gloria Campaner foi Medalha de Prata do Concurso Internacional de Piano Paderewski de Los Angeles em 2010, onde também conquistou os prêmios de Melhor Interpretação “Paderewski” e “Chopin”, outorgados pela Fundação Frédéric Chopin de Paris. 

Mantem-se ativa como camerista, especialmente na formação piano e violino, tendo trabalhado com prestigiados músicos como Ana Chumachenco, J. Rissin, I. Gitlis, S. Accardo , membros do Trio Tchaikovsky e ultimamente com o Quarteto de Cremona.

Alguns dos concertos de Gloria Campaner tem sido transmitidos com freqüência para redes internacionais de rádio e televisão, tais como RAI, Radio Ljubljana, SKY Classica, RTSI e CNN. Gravou para o selo italiano Audionova, para Meister Musica Bern e Farsight Records. Para a Radio Svizzera de Lugano gravou obras de Schumann e Rachmaninoff, a serem brevemente lançadas em CD pela EMI Classics. 

Premiações - Obteve o 1º lugar e o Prêmio Especial Prokofiev no “Grande Prêmio Ibla 2009”, após o que realizou sua primeira tournée nos Estados Unidos e seu debut no Carnegie Hall em Nova Iorque em 2010. Foi laureada ainda no Concurso Internacional Cantù (Como, 2009), Concurso Europeu de Piano (Le Havre-France, 2009), Concurso Internacional T.I.M. (Verona, 2008), Concurso Internacional Rospigliosi – Prêmio Schumann (Pistoia-Itália, 2008), Concurso Internacional Casablanca – Prêmio Franz Liszt (2011). Em Janeiro de 2014 recebeu o importante prêmio “Borletti Buitoni Trust Fellowship”  em Londres, sendo que a presidente do Juri foi a famosa pianista Mitsuko Uchida.

Nenhum comentário: