10.2.17

"Bloco do Fauno" e "Vaca Velha" na folia do Reduto

Este ano o carnaval está mais divertido aqui em Belém. A reinvenção momesca é a alma do negócio, principalmente para quem gosta de brincar sem se prender a competições na avenida. Vários espaços da cidade estão apostando em programações culturais que fogem da mesmice carnavalesca de sempre, mergulhando na folia com bumbá, frevo, guitarrada e forró misturados com samba, suor e cerveja. A Casa do Fauno entra nesta onda e neste domingo, 12, te convida a desfilar pela memória de um dos bairros históricos de Belém, unindo-se a outra tradição paraense, o boi de máscaras, no resgate da Vaca Velha. 

A Casa do Fauno apresenta o Bloco do Fauno, que promete, a partir deste ano, se integrar à programação carnavalesca de Belém. A casa abre às 10h, e a concentração inicia às 15h, na Aristides Lobo, entre Benjamin e Rui Barbosa.

O folguedo do Boi de Máscaras é uma manifestação da cultura popular paraense, originária e praticada em São Caetano de Odivelas, cidade onde os moradores vivem, com todas as suas forças, esta tradição, um cortejo ululante comumente puxado por um bovino macho. São famosos o Faceiro e o Tinga, coordenados por famílias do município. Dizendo-se do povo, a Vaca Velha, a energia feminina deste folguedo resgatada há um ano, com direito a registro em documentário e tudo, chega para arrasar no carnaval da capital paraense, desfilando pelas ruas do bairro do Reduto.

O Bloco do Fauno, que também vai contar com um “perna”, traz como destaque uma cabeça de fauno, confeccionada por Paulo Emílio Campos, com a técnica da papietagem. O artista, que também abriu, recentemente, a exposição temática “Reduto do Carnaval”, na Casa do Fauno, traz uma interpretação especial deste ser mitológico de energia bacante, bem vinda e, mais que perfeita, para o momento.

"Fiz uns chifres de rosca para trocar todos os anos, afinal, cada um pode escolher o chifre que melhor lhe couber", brinca Paulo Emílio.

O bloco foi ideia da Cleide Cunha, proprietária da Casa do Fauno, que fechou parceria com Na Figueredo, Amazon Beer, Prefeitura de São Caetano de Odivelas e Associação Cultural Vaca Velha, para sua concretização. “É a primeira vez que a Vaca Velha estará se apresentando em espaço aberto em Belém, sendo apresentada ao público da capital de forma mais ampla. Virá um grande contingente de brincantes”, diz Cleide.

Ausente das brincadeiras de São Caetano desde a década de 1980, a Vaca Velha está de volta ao cenário cultural do município. Das margens do Rio Mojuim para a beira do Guajará, a brincadeira odivelense do Boi de Máscaras, chega ao Reduto, em Belém do Pará, trazendo uma grande comitiva. 

Para fazer o carnaval em Belém, ao todo serão 08 Pernas, 15 Pierrots, 04 Cabeçudos e 01 Vaqueiro, que pretendem arrastar um público expressivo pelas ruas do bairro, junto com as dezenas de mascarados brincantes, que também são esperados para participarem do bloco do Fauno. O cortejo todo será animado pela “Pipirinha”, a Orquestra Raimndo Matos, formada por 15 músicos. 

Ivan e Ivandro Sarmento, que coordenam a associação, estão firmes no propósito de levar a vaca Velha aos extremos das apresentações e difusão dessa cultura que só se manifesta no Pará e, mais especificamente, em São Caetano de Odivelas. Aliás, no dia 19 de fevereiro, durante o carnaval odivelense, a Vaca Velha estará nas ruas, assim como promete voltar em junho em sua configuração mais tradicional, com curimbós e outros detalhes da época junina.

“Vamos realizar o cortejo em Belém, como fazemos durante o período carnavalesco, pois entendemos o carnaval como um espaço da diversidade, mas na apoteose, lá na área da metalúrgica, o público vai poder ver também um pouco de como o folguedo é apresentado em São Caetano de Odivelas, no contexto junino, que é a tradição e raiz da brincadeira”, diz Ivan Sarmento, presidente da Associação Vaca Velha.

Sobre percurso, documentário e kit folião

A concentração do Bloco do Fauno e Vaca Velha inicia às 15h, na Rua Aristides Lobo, 1061, entre Benjamin e Rui Barbosa e sai às 16h, pela Aristides Lobo, Benjamin Constant, 28 de Setembro – parando na metalúrgica “A Reconstrutora”, na rua 28 de Setembro, entre Benjamin e Piedade, onde haverá uma apresentação apoteótica da Vaca Velha. 

O retorno pelas ruas 28 de Setembro, Ó de Almeida, Rui Barbosa e Aristides Lobo, até a frente da Casa do Fauno, trecho que estará interditado para maior conforto dos foliões.

Enquanto o bloco e a Vaca Velha circulam pelas ruas do Reduto, dentro da casa e em seu quintal, o clima de carnaval também será intenso. Além da exposição, que remete aos velhos carnavais do Reduto, será exibido vídeo de 4 minutos, mostrando o resgate da Vaca Velha, em São Caetano de Odivelas, com direção de Artur Árias e Angela Gomes.

A casa já disponibiliza também o Kit Fauno Folião, com camisetas Vaca Velha, confeccionadas pela Na Fábrica, de Na e Clóris Figueredo, e uma caneca personalizada da Casa do Fauno, na qual o folião tem direito a duas rodadas de chopp (450 ml cada). 

Baile de Máscaras - A programação integra as ações do CARNAFAUNO. Depois do lançamento do bloco, no sábado, dia 18 de fevereiro, também será realizado um baile de máscaras. Haverá Concurso de Melhor Mascarado e, como nos velhos tempos dos carnavais de salão, muita música para brincar a noite toda.

PROGRAMAÇÃO - CARNAFAUNO

Domingo, 12 de fevereiro
Bloco do Fauno e Vaca Velha
Concentração: A casa abre às 10h e a concentração será às 15h – Aristides Lobo, 1061, entre Benjamin e Rui Barbosa. 
Saída: 16h - Percurso: Aristides Lobo, Benjamin Constant, 28 de Setembro – parando na metalúrgica “A Reconstrutora”, que integra a história do Reduto, e onde haverá apresentação da Vaca Velha.
Apoteose – 17h – Metalúrgica “A Redentora” – apresentação da Vaca Velha – R. 28 de Setembro, entre Benjamin e Piedade.
Retorno: 18h - Percurso: Rua 28 de Setembro, Ó de Almeida, Rui Barbosa e Aristides Lobo, até a Casa do Fauno.

MAIS CARNAVAL

Sábado, 18 de fevereiro, 19
Baile de Máscaras,  com Pedrinho Cavallero, voz e violão, Mário Jorge, no baixo, Bererê, na bateria, e Celso Vaughan, na guitarra.

Em cartaz até 06 de Março
Exposição: “Reduto do Carnaval” – Paulo Emílio Campos

Serviço
Domingo, 12 de fevereiro. Mais informações e venda do kit Fauno Folião, pelo número 98705.0609 ou facebook.com/casadofaunobelem. Realização: Casa do Fauno. Apoio: Associação Vaca Velha, Metalúrgica “A Redentora”, Na Fábrica, Prefeitura de São Caetano de Odivelas (PA) e Ong Nhandeara. Outras informações: 91 98134.7719.

Nenhum comentário: