15.2.17

Fotógrafo parisiense bate papo sobre o tecnobrega

Nutrindo um caso de amor com as festas de aparelhagens, o fotógrafo parisiense radicado no Rio de Janeiro, Vincent Rosenblatt, está de volta a Belém para um bate papo com o público, nesta sexta-feira, 17, às 18h, na Aliança Francesa. Vai abordar como tema a série “Tecnobrega - O Culto das Aparelhagens”.

Nesta série o fotógrafo, que vem pela segunda vez a capital paraense, se aprofunda na cidade em um universo protagonizado pelos Superpop, Crocodilo, Rubi, Tupinambá, Badalasom, Ouro Negro, entre outros ídolos. A realização é da Aliança Francesa de Belém, com apoio do Institut Français du Brésil, em Brasília.

O objetivo do bate papo é discutir sobre o seu trabalho, com destaque ao projeto que realizou juntamente às culturas periféricas das aparelhagens de Belém e apoiado ao seu acervo de fotos. O encontro, que acontecerá em português e francês, ocorrerá no Salão Cultural da AF Belém e será aberto ao público e totalmente gratuito.

No Rio de Janeiro, Vincent documenta desde 2005 a cena do Funk Carioca, entre periferias e favelas, uma cultura que segundo Rosenblatt, também luta por reconhecimento e sofre repressão. 

Juntamente com cultura do funk carioca, o fotógrafo já desenvolve desde 2007 a série “Bate-Bola – Rio Carnaval Secreto”, representados pelos “clóvis”, que vindos dos morros e subúrbios cariocas com fantasias extravagantes e contemporâneas, protagonizam um carnaval pouco documentado - um espaço popular de criação contemporânea. Essas vanguardas vindas das ‘periferias’ e das culturas populares das capitais brasileiras constituam o fio condutor da sua obra. 

O trabalho do artista é representado internacionalmente em várias coleções particulares e já foi publicado em reconhecidos periódicos como o New York Times (Lens), National Geographic, Le Monde, Courrier International, Dagens Næringsliv, Repubblica Delle Donne, Afisha-Mir, entre outros. As obras de Vincent estão no acervo permanente de reconhecidas instituições públicas como a Maison Européenne de la Photographie e o CACP Vila Pérochon.

Serviço
Encontro fotográfico com Vincent Rosenblatt. Nesta sexta-feira, 17, a partir das 18h. No Salão Cultural da Aliança Francesa de Belém (Tv. Rui Barbosa, 1851). Entrada franca.

Nenhum comentário: