23.2.17

LG Lopes e Teo Nicácio se apresentam em Belém

“Todo artista tem de ir aonde o povo está. Se foi assim, assim será”, cantou o mineiro Milton Nascimento. Ao pé da letra, é o que Luiz Gabriel Lopes e Téo Nicácio, vindos também de Minas, têm feito. Em circulação pela região norte, eles estão em Belém. Fazem show, nesta sexta-feira, 24, no Centro Cultural Sesc Boulevard (entrada fraca) e, no sábado, 25, na Casa do Fauno (R$ 10,00).

Para as apresentações em Belém, nesta sexta e sábado, o duo traz na bagagem canções com ricas harmonias vocais e belos arranjos para dois violões. Serão shows parecidos, não iguais. “Sempre temos espaço para o improviso. O repertório é muito vasto, temos muitas canções e então a gente vai adequando de acordo com o momento e respostas do público. Vai ser tudo imprevisível, uma surpresa”, avisa Luiz Gabriel Lopes.

LG Lopes, como aparece na capa de seu segundo disco solo, “O fazedor de rios” (2015), é carioca, nascido em 1986 no Rio de Janeiro, mas criado na pequena cidade de Entre Rios de Minas, em Minas Gerais. Ele e Teo Nicácio, compositor e multi artista dos malabares, já tinham passado por Belém em janeiro e na oportunidade rolou apresentação surpresa no Gotazkein, antes de seguirem para Manaus (AM), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC).

“A circulação é toda independente. Faz parte de uma vontade de pesquisa sobre a cultura do norte, a cultura os modos de vida, a história do povo daqui, e sobre o qual no sudeste há pouca informação, não sabemos ao certo o que acontece aqui, por isso o interesse de vir e conhecer com vivência. Todo o nosso trabalho é independente”, diz LG, que possui influências diversas, da música brasileira, em todas as suas vertentes, regiões e geografias, como ele mesmo define. 

“A cena musical contemporânea, especialmente a cena de minas que é muito rica, é influência muito forte. Tem muita gente do nosso meio produzindo, assim como as coisas e a vida, as viagens, os encontros, tudo isso é influência”, diz.

Integrante de bandas independentes como Graveola, na ativa desde 2004, e TiãoDuá, LG é um dos idealizadores e produtores do festival Cantautores (em Belo Horizonte).  Lançou o primeiro trabalho, em 2010, “Passando Portas”, o segundo em 2016 e este ano, ainda no primeiro semestre, vai lançar o terceiro álbum, intitulado “Manas”, disco com linguagem musical simples, segundo o artista, produzido com a banda Cangaço Livre, da qual o parceiro Teo Nicácio, também integra.

“O formato é baixo, guitarra, bateria e flauta. O disco começa a ser mixado e deve sair ainda neste primeiro semestre. Há canções minhas e em parceria com Teo, que também canta e toca, e outras canções minhas inéditas e de outras épocas. A linguagem, simples, é baseada em ritmos brasileiros, mas também com essa abordagem de power trio de guitarra, com alguma coisa assim híbrida, no meio do caminho”, define.

Cena musical de Belém é forte, diz o compositor

O músico já tinha vindo para Belém algumas outras vezes, atraído pela cena musical que vem reverberando pelo país. Para ele, a cena é bem forte desde o pessoal mais antigo,  até os mais contemporâneos. “Tem muita força a cena daqui. O Pará é um lugar muito rico, de uma cultura rica, de muitos encontros e miscigenação cultural, um lugar que alimenta musicalmente”, diz.

Pergunto se ele conhece a cena musical daqui. “Sim, conheço. Desde o pessoal mais antigo, como o Nilson Chaves, quanto os contemporâneos, como Felipe Cordeiro, Aila, os meninos do Strobo, Juca Culatra e Arthur Nogueira, entre outros que fico sempre muito feliz em encontrar”, diz ele que também acrescenta. 

Nem só pelos estados e regiões brasileiras, o artista também se lança em temporadas pela Europa. Há um ano, ele estava em Lisboa, em Portugal , em Portugal. “Nestas circulações a ideia é encontrar pessoas legais, espalhar o nosso trabalho autoral, a música que a gente tem feito e, nesta perspectiva do corpo a corpo, chegar nas pessoas, na proximidade e poder estabelecer esta troca. Os projetos são muitos, principalmente continuar fazendo musica autoral, sobrevivendo aos desafios de ser artista independente no Brasil”, finaliza LG.

Serviço
Duo Luiz Gabriel Lopes e Téo Nicácio. Nesta sexta-feira, 24, às 19h, no Centro Cultural Sesc Boulevard, e no sábado, 25, a partir das 22h, na Casa do Fauno (Rua Aristides Lobo, 1061, entre Benjamin e Rui Barbosa). Entrada R$ 10,00. Reserva de mesa: 91 98705.06.09.

Nenhum comentário: