29.5.17

Aliança Francesa convida ao "Rendez-Vous Cinéma"

Trazendo como tema a obra da cineasta franco-belga Agnès Varda, considerada um dos nomes mais representativos do movimento da Nouvelle Vague, a Aliança Francesa de Belém dá início às programações temáticas sobre a sétima arte. Nesta terça-feira, 30 de maio, às 19h, com entrada franca.

Agnès Varda nasceu em Bruxelas, em 1928, mas foi na França que consolidou seu trabalho como cineasta. Em mais de 50 anos de carreira, Varda construiu um belo percurso cinematográfico e, aos 88 anos, é o maior expoente feminino do cinema francês. 

A formação inicial foi em Belas Artes, tendo estudado pintura na escola do Louvre. Seu primeiro trabalho foi como fotógrafa. Da pintura e da fotografia, Varda herdou o olhar de esteta e o gosto pela composição, que estarão presentes em toda a sua obra. Incansável e curiosa, Varda logo se interessou pelo cinema, já que a fotografia lhe parecia um tanto quanto “muda”. Tendo como mentor o diretor Alain Resnais, ela aprenderia rapidamente o métier.

A estreia de Agnès Varda no cinema não poderia ser melhor. Em 1955, ela lança La Pointe Courte, um belo longa-metragem que desafia os códigos da narração. 

Nesse filme, tido como precursor da Nouvelle Vague, Varda justapõe dois fios narrativos diferentes e sem relação entre si e, através da montagem, ela cria analogias entre esses dois universos distintos. Ainda jovem e inexperiente, Varda seria vista, para sua própria surpresa, como uma das grandes pioneiras da Nouvelle Vague, ainda que nunca tenha feito parte desse grupo.

A cineasta é reconhecida pela experimentação e inventividade em seus filmes, além da militância feminista. Suas fotografias, filmes e instalações abordam questões referentes à realidade no documentário, ao feminismo e ao comentário social. Tais temas são comumente tratados através de um estilo que flerta com a experimentação. Aliás a maneira como experimentou a linguagem e ampliou as fronteiras entre a ficção e o documentário com a sua sensibilidade artística, a tornou especial. 

Um papo com Lorenna Montenegro e convidados

O encontro com o olhar de Varda, que completa 89 anos de vida no mesmo dia 30, será apresentado pela crítica de cinema e jornalista Lorenna Montenegro. Ainda participam como convidados Wellingta Macedo (jornalista e militante feminista) e Felipe Pamplona (pesquisador e artista visual). 

A dinâmica do ‘rendez-vous’ envolve explanação dos convidados sobre a filmografia e alguns aspectos das obras da cineasta, além da exibição de trechos de filmes importantes para o debate, como "Cléo de 5 as 7", " Os Regenados", "Os Catadores e eu", "Jacquot de Nantes", "O amor dos Leões", "As Criaturas" e "Documentira".

Serviço
Rendez-Vous Cinéma / Agnès Varda. Terça, dia 30 de maio às 19 horas, na Aliança Francesa (Travessa Rui Barbosa, 1851 – Batista Campos). Entrada Franca, sujeita à lotação do espaço.

Nenhum comentário: