8.5.17

"Bichas" na campanha de combate à LGBTfobia

O diretor do documentário "Bichas", o publicitário Pernambucano Marlon Parente, está em Belém para participar do evento de lançamento da campanha de combate à LGBTfobia no Pará, nesta terça-feira, 9, a partir das 17h, no Teatro Margarida Schivasappa do Centur, trazendo o debate "O Papel da Comunicação no combate ao Preconceito". O encerramento da programação conta com pocket show da cantora e compositora Lia Sophia. Entrada franca.


Na ocasião, serão apresentados cartaz, vídeo e a página na internet da campanha, com notícias, dados e informações sobre toda a rede de atendimentos disponibilizada pelo Estado para o público LGBT. 

O Brasil lidera um dos piores rankings mundiais. É o país que mais mata pessoas transgêneras. Nos últimos oito anos, foram 868 travestis e transexuais assassinados. A informação é da ONG Transgender Europe (TGEu). Já os dados oficiais, descritos no último Relatório de Violência Homofóbica no Brasil apontam que, em 2013, foram registradas pelo Disque Direitos Humanos (Disque 100) 1.695 denúncias de 3.398 violações relacionadas à população LGBT. 

Apesar de assustador, não representa novidade, e só vem crescendo. Tanto assim, que o Governo do Estado lança esse mês a Campanha de Combate à LGBTFobia, a partir do questionamento: “Diversidade. Eu respeito. E você?”. A ação envolve de forma direta e indireta toda a estrutura do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Justiça de Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Fundação Pro Paz e Cultura Rede de Comunicação. 

Entre as ações de políticas públicas voltadas para o público LGBT, estão a carteira de nome social, o casamento coletivo, ala exclusiva para a trans dentro do Sistema de Segurança Pública, Delegacia de Combate aos Crimes Discriminatórios e Homofóbicos, acesso ao Cheque Moradia, Credcidadão, o Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais, que garantem acompanhamento, qualidade de vida e inclusão social a essa parcela da população.

O Pará foi o primeiro estado brasileiro a assegurar a identificação oficial junto aos órgãos e serviços públicos do governo em um documento específico para transexuais e travestis pelo nome social, em 2013. Na época, no estado do Rio Grande do Sul, primeiro a adotar a carteira de nome social, o documento tinha validade mediante a apresentação da carteira de identidade.

Após o lançamento, ao longo do mês, haverá ainda uma ampla programação, especialmente no dia 17 de maio, quando se celebra o Dia Internacional de Combate à Homofobia. Nessa data, está programada a exibição do documentário “Bichas” do publicitário pernambucano Marlon Parente.

"Bichas" entra na programação mas já pode ser visto no Youtube

Aos 24 anos, Marlon é formado em Publicidade, mora e trabalha em Recife, Pernambuco. Atualmente é diretor de arte em uma agência de publicidade. “Bichas” é sua primeira produção audiovisual.

O documentário desmistifica o universo, quebra tabus e revela o empoderamento de quem assumiu e se gosta como é, tornando esta a principal ferramente de combate a homofobia.  O filme sem dúvida, disponível pelo Youtube, ajuda e entender o lado que sofre o preconceito e revela mais ainda este universo. Por conta da grande repercussão do trabalho e resultados positivos mostrando a importância de se falar sobre preconceito, Marlon já está trabalhando no próximo doc que irá falar sobre as dificuldade de aceitação das relações homoafetivas  na estrutura familiar.

Para produzir o documentário com quase 40 minutos, no ano passado, o publicitário Marlon Parente emprestou uma câmera e um tripé, gastou R$ 10 na compra de um microfone e convidou seis amigos para gravarem seus depoimentos. A ideia surgiu após ele ter sofrido uma agressão na rua, apenas pelo fato de estar de mãos dadas com um amigo. Depois de editar, o publicitário postou no YouTube. Em poucas semanas, havia milhares de acessos. Em cerca de cinco meses, o doc já contava com mais de 474 mil visualizações.

Sobre o documentário:

Campanha será em todo o estado


A campanha é a terceira promovida este ano pelo Governo do Estado, com temas como “Combate à violência contra a mulher” e “Incentivo à Leitura”, envolvendo de forma direta e indireta, toda a estrutura do Estado de maneira integrada, e nesta edição, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Justiça de Direitos Humanos (Sejudh), da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), da Fundação Pro Paz e da Cultura Rede de Comunicação.

A Gerência de Proteção à Livre Orientação Sexual (Glos), da SEJUDH, promove capacitação de várias categorias de trabalhadores, com o objetivo de sensibilizar e capacitar quanto ao respeito às pessoas LGBTs, especialmente travestis e transexuais. Uma deles ocorreu com a Cooperativa dos Taxistas da Doca (Cooperdoca). 

No mês passado, a capacitação ocorreu em Santarém, no oeste paraense, voltado para os profissionais de Segurança Pública para a prestação de um atendimento mais humanizado às pessoas em situação de vulnerabilidade, como mulheres, crianças, adolescentes, idosos e LGBTs.

Serviço
Lançamento da Campanha de Combate da LGBTFobia, do Governo do Estado. Nesta terça-feira, 09 de maio, às 17 horas, no Teatro Margarida Schivasappa. O evento é aberto ao público em geral. Informações: (91) 3202-0903.

Nenhum comentário: