30.6.17

Pavulagem derruba os mastros da quadra junina

1o  domingo, final do cortejo, sem palco
Lá vem o Pavulagem pelas ruas de Belém. Neste domingo, 2, encerrando os festejos do mês com a derrubada dos mastros juninos, iniciando às 9h, com a Banda de Sopros da Associação Musical de Santa Cruz do Arari, na escadinha da Estação das Docas. Vai rolar Dona Onete, Lia Sophia, lambadas e clássicos do brega paraense, além das canções do anfitrião.

Fotos: Dah Passos

O Arraial do Pavulagem exalta as cores, os ritmos e os saberes dessa terra. O compromisso continua após três décadas de desafios, apostando na capacidade transformadora da cultura, honrando a memória de quem ajudou a construir essa história e contribuindo para um mundo melhor de se viver inspirada na sabedoria dos grandes mestres populares da Amazônia e do Brasil. 

“É o resultado desse trabalho de dedicação para a difusão e o fortalecimento da cultura brasileira praticada em nossa região. Nesse momento, nos resta compreender a tarefa de continuar aprimorando nossas metas e organizando esse sonho lindo que é o Arraial do Pavulagem. Vida longa e entusiasmo para todos nós”, diz Ronaldo Silva, um dos fundadores do grupo.

Na Praça dos Estivadores, o Grupo de Carimbó Sancari pede passagem com os sons dos tambores para iniciar a cerimônia de derrubada dos mastros, simbolizando o encerramento da quadra junina. Mas antes de derrubá-los, tem o desafio de subir nos mastros e recuperar a bandeira de São João lá no alto, uma brincadeira inspirada nas festividades de santo do interior do Pará. 

O domingo promete momento emoções. Logo após a derrubada dos mastros, o Batalhão da Estrela sobe a Avenida Presidente Vargas colorindo e alegrando a rua com os sons e os bailados das quadrilhas, das toadas de boi e do carimbó em um festejo com destino definido: a Praça da República tomada de gente que se encontra domingo após domingo para cantar e dançar com a banda Arraial do Pavulagem.

O evento conta com o apoio da Fundação Cultural do Pará, Estação das Docas, Fundação Hemopa, Santa Casa de Misericórdia e Prefeitura Municipal de Belém, que voltou atrás, após protestos dos brincantes nas redes sociais, e colocou o palco para as apresentações ao final do cortejo, na Praça da República.

Valorização de 30 anos de história

No palco, no segundo domingo depois que o povo reivindicou. 
O Arraial do Pavulagem é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Belém, oficializado em votação unânime do projeto de lei na Câmara Municipal de Belém, no último dia 27 de março. Um reconhecimento inegável e que já vem de muito tempo, principalmente por parte daquele que realmente o consagra, ou seja, o povo brasileiro e de todos aqueles que o acompanham de pertinho nestas três décadas. Espera-se que a votação dos vereadores possa agora garantir mais que uma sessão solene.

Vale lembrar que o Carimbó também se tornou Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro em uma luta também extensa de mais de dez anos, mas o que vemos pelo interior do Pará são mestres esquecidos e uma nova geração desinteressada em levar adiante a tradição, por que ainda é bem pouco o incentivo e a política pública que lhe é direcionada, garantindo seu repasse e sua permanência. A guitarrada também foi decretada patrimônio cultural do Estado do Pará, mas se não fosse um ritmo, que se desdobra em projetos independentes, e projeta a música do Pará no mundo, politicamente também morreria à míngua.

Serviço
Arrastão do Pavulagem 2017 – Cortejo de encerramento da quadra junina. Derrubada dos Mastros de São João. A partir das 9h, na escadinha da Estação das Docas + 9h30 – Apresentação do Grupo de Carimbó Sancari e derrubada dos Mastros de São João na Praça dos Estivadores + 10h – Saída do cortejo com destino à Praça da República + 11h30/12h – Show do Arraial do Pavulagem e convidados na Praça da República. 

Nenhum comentário: