11.8.17

Carimbó ganha leitura multi mídia no Schivasappa

O Carimbó Multi-Mídia é um projeto de experimentação musical que mistura o Carimbó de raiz paraense com o Jazz Experimental nova iorquino utilizando avançadas ferramentas de arte multimídia. A idealização e execução é do músico Sergio Krakowski, considerado um dos grandes percussionistas brasileiros, como resultado do Prêmio Seiva de Pesquisa e Experimentação Artística da Fundação Cultural do Pará. Nesta terça-feira, 15 de agosto, o palco do Teatro Margarida Schivasappa, com entrada gratuita.

No projeto, o Carimbó é abordado pela perspectiva do ritmo, uma vez que a repetitividade e a intensidade dos tambores fazem com que o público se sinta impelido a dançar, de forma bastante semelhante à situação de transe dos rituais brasileiros de matriz africana, algo que conecta com a cultura tradicional dos que habitavam nosso continente muito antes da chegada dos europeus. 

Considerando que a música eletrônica e algumas vertentes da música erudita contemporânea utilizam-se do mesmo artifício de repetição de uma célula rítmica é através desse ponto em comum que pretendemos criar a ponte estética entre o Carimbó e o Jazz Experimental.

Sérgio é Doutor em Computação Musical e criou ferramentas originais que permitem utilizar a percussão para controlar projeções de vídeo e síntese sonora. Esta tecnologia estará presente no espetáculo e interagirá com o batuque dos tambores de Carimbó e elementos do movimento minimalista que tem forte interseção com o Jazz contemporâneo.

Ideia do projeto surge em Belém após apresentação solo

“Há mais de 6 anos trabalho com vídeos nas minhas performances e uso principalmente vídeos de falas de pessoas. 

Desenvolvi algumas ferramentas tecnológicas em meu doutorado que me permitem ativar esses vídeos usando o som do meu Pandeiro, fazendo com que eu possa "tocar" o conteúdo dos vídeos que deixam de ser falas para se tornar elementos musicais, no espetáculo, pretendo utilizar esses elementos em conjunto com a percussão do Carimbó, durante alguns momentos do espetáculo”, explica o músico.

O espetáculo Carimbó Multi-Mídia tem um repertório inédito, composto especialmente para ele. O show contará com apresentação do percussionista Sérgio Krakowski e sua banda, além de percussionistas do grupo Raiz de Cafezal, que Sérgio conheceu quando fez residência a respeito do Carimbó em 2016.

“A ideia deste projeto surgiu ano passado quando fui convidado para me apresentar  com meu projeto solo de percussão e eletrônica no evento ‘Carimbó no Gotazkaen’. Lá, participei de oficinas de Carimbó e troquei experiências com artistas locais. Aí surgiu a ideia de expandir essa interação através de uma residência artística que pudesse incluir toda minha banda de NY, gerando, ao final do processo, um espetáculo musical que de fato integrasse esses dois mundos”, explica o músico.

Linguagem contemporânea norteia pesquisa

Morando em Nova Iorque há quatro anos, Sérgio e seu trio desenvolvem uma extensa pesquisa dessa linguagem contemporânea, tendo se apresentado em teatros tais como o Museu Guggenheim de Bilbao (Espanha), os clubes (Le) Poisson Rouge e Joe’s Pub em NY e o Museum of Moving Image como parte do NY Electronic Art Festival. 

Além de já ter tocado com artistas como Maria Bethânia, Lenine, Beth Carvalho, B Negão, Trio Madeira Brasil, Yamandú Costa e Hamilton de Holanda, o percussionista já participou de importantes Festivais basileiros tais como MIMO, Savassi Festival, TIM Festival e REC Beat. A mudança para os Estados Unidos foi uma busca por novos encontros e intercâmbios musicais e uma forma distanciada de analisar e entender a música brasileira.

“Acredito que a música do Pará se tornou a grande descoberta nas cenas alternativas do Brasil. Cada vez mais ela está sendo propagada pelo Brasil e agora também em outros países. Fico muito feliz com isso, pois essa diversidade brasileira pode e deve ser ainda muito divulgada tanto dentro quanto fora do país. Espero que esse encontro possa ampliar as perspectivas dos músicos envolvidos e do público que entre em contato com o resultado”, conclui.

Serviço
Show Carimbó Multi-Mídia com o músico Sérgio Krakowski e o grupo Raiz de Cafezal será nesta terça-feira, dia 15 de Agosto, às 20h no Teatro Margarida Schivasappa (Centur). Entrada gratuita. Informações: (91) 3202-4315 ou skrako@gmail.com.

(Texto enviado pela assessoria de imprensa do projeto. Edição do Holofote Virtual)

Nenhum comentário: