19.9.19

Casarão Floresta Sonora realiza o segundo festival

Elói Iglesias
A segunda edição do Festival Floresta Sonora traz atrações e parcerias inéditas nesta sexta-feira (20), no Açaí Biruta, em Belém. Além de música, o evento conta com lançamento do videoclipe, com a performance “Amazônia em Chamas”, Flash Tattoo e exposição de artistas da galeria Azimute. A realização é do Casarão Floresta Sonora, com apoio Rede Cultura de Comunicação, Treme Filmes e Produções, Ôvibe Hostel e Arts, Quero Pizza Mais, Queiroz Hortifruti e Eco Sushi Lounge. 

O evento é uma continuidade do trabalho desenvolvido pelo Estúdio Casarão Floresta Sonora, gerenciado pelos músicos Léo Chermont e Dan Bordallo, que incentiva e estimula a produção de música autoral paraense. “Estamos muito felizes em poder realizar este evento, pois para nós significa levar esses artistas que trabalham conosco também para os palcos, o que acabou se transformando em uma grande celebração”, diz Léo Chermont. 

Dan Bordallo explica que o Casarão deixou de ser apenas um estúdio para ser também ponto de encontro e troca de experiências entre artistas. E foi a partir dessa vivência cultural que surgiu o desejo de realizar o festival, que teve a sua primeira edição realizada em novembro de 2018. “A ideia é reunir artistas que já gravaram no estúdio e fazer uma conexão desses artistas com o palco, junto também com outros artistas paraenses”, diz. 

De outro estado, o destaque é Getúlio Abelha, do Ceará. Ele já havia feito uma parceria com Bordallo e agora formalizam uma parceria para a gravação do disco do artista cearense. No Festival Floresta Sonora, Getúlio estará acompanhado por Leona, artista conhecida por interpretar a personagem “Leona Vingativa” e que hoje realiza trabalhos de vídeo e música em Belém. 

Serão seis shows e outras atrações: Getúlio Abelha e Leona, Juliana Sinimbú e Raidol, Bando Mastodontes e Elói Iglesias, Dois na Janela e Um Sebastião, Guitarrada das Mana e Elô, Djs Bambata Brothers e Nic Dias + Dj Lux. E também haverá o lançamento do videoclipe da música “Na Corda”, de autoria de Lucas Estrela e Manoel Cordeiro, com roteiro e direção de Lissa de Alexandria, fazendo alusão ao Círio de Nazaré.

SAIBA MAIS SOBRE OS ARTISTAS ENVOLVIDOS NOS SHOWS

Leona
GETÚLIO ABELHA - Dos bares e inferninhos da cena alternativa de Fortaleza, no Ceará, Getúlio Abelha, natural de Teresina, no Piauí, furou a bolha da cena musical local em 2017 e vem avançando por todo o país como um rastro de fogo - colorido - que carrega em si todas as cores do arco- íris musical brasileiro.

LEONA -  Leona é uma artista transexual de Belém do Pará, engajada em causas ambientais. Seus principais vídeos retratam sua relação com os problemas de uma cidade urbanizada, como o lixo, alagamento e insegurança. 

MASTODONTES - Com três anos em atividade, o Bando demonstra que não há obstáculos que o afeto não possa dobrar. Quando o assunto é batuque, eles não medem esforços, injetando muito material humano e figurinos diferenciados. 

ELOI - Iniciou sua carreira na década de 70 em meio ao movimento cultural da época e lançou seu primeiro vinil na década de 80, consagrando-se com o seu grande sucesso, a música "Pecados de Adão". Também é o criador da "Festa das Filhas da Chiquita"  realizada anualmente no Círio de Nazaré.

JULIANA SINIMBÚ - A mistura entre música brasileira, latina e pop é a marca da cantora e compositora Juliana Sinimbú. Apaixonada por música desde cedo, a cantora possui uma discografia versátil. 

Raidol
RAIDOL - Avó cantora de rádio, pai violonista, cantor e compositor, e mãe dançarina, a música sempre esteve presente no cotidiano de Raidol. Através das suas letras busca passar mensagens de representatividade e luta. 

DOIS NA JANELA - criada no ano de 2013 em Abaetetuba (PA), a banda mistura ritmos, experimentando sons e coletando estilos de norte ao sul do país.

UM SEBASTIÃO - Canta sua verdade e cativa o público com experiência e referências musicais diversas. A sonoridade do seu trabalho atual canta a verdade de Um Sebastião de forma transparente, com sons e letras intimistas e uma mistura de Dream Pop, Folk Rock e Ritmos Brasileiros. 

GDM - Experimentalismo instrumental aliado a sonoridade regional e mundial, esta é a proposta do duo paraense Guitarrada das Manas. Formado pelas multi instrumentistas Beatriz Santos (Beá), e Renata Beckmann. 

ELÔ - Cantora e compositora natural de Bragança, descobriu que tinha potencial para a música na infância performando e cantando "Banda Calypso" na frente do espelho. 

BAMBATA BROTHERS - A ideia é juntar soul, funk 70 nacional e gringo, 2pac Vs Notorious Big, RACIONAIS MC'S e a velha e nova escola do rap nacional, trap, boombap, technics, Huey Newton e Betty Davis em um só rolê. 

NIC DIAS - Sua carreira no RAP nasceu do sentimento de compor sobre ser mulher negra em uma sociedade racista e sexista, além da denúncia das inúmeras violências sofridas pela comunidade negra no geral. 

MAIS ATRAÇÕES


DJ LUX - Lux começou a discotecar no ano de 2009, em festas que produzia com os amigos, em Belém e, desde então, segue pesquisando e fazendo sets que vão da música brasileira até disco, rock, indie. 

SARITA THEMONIA - Bicha artivista, professor e ator, Gabriel Luz é corpa periférica que vive nas artes cínicas em performance de corpa montada conhecida como Sarita Themonia! Nascida de entulhos, lixões e aglomeração dos invisíveis, a existência desqualificada que atormenta,  lixo invisibilizado no corpo é exaltado, incomodando os acomodados... cigana rodada, nômade, fortalecida nas ruínas do heterociscapitalismo, é themonia corrosiva, de corpa transformada, arma infecciosa de tesões apocalípticos que vem da vala, das encruzas do gueto e da fuleiragem, é themonia exorcista exalando viadagem!!

GALERIA AZIMUTE - A amostra une 6 artistas que representam a linguagem que a galeria busca evidenciar na cidade ao longo desses 2 anos e meio de existência. Artistas convidados: Tainá Maneschy, Layse Pimentel, Layse Almada, Francisco Sidou, Murilo Gama e Igor Oliveira. 

FLASH TATTOO 

LAYSE ALMADA - Seus desenhos abordam o autoconhecimento da mulher, suas transformações e seus ciclos, através do corpo e do olhar sobre a nudez.

LARISSA COSTA - Se destacou nos trabalhos de pontilhismo, mas tem como estilo preferido o fineline e mais recentemente vem se aprofundando em uma fusão de sketchwork e ilustração botânica.

Serviço
II Festival Floresta Sonora
Data: sexta-feira, 20 de setembro de 2019
Local: Açaí Biruta (Rua Siqueira Mendes, 324-454 - Cidade Velha)
Hora: 20h
Ingressos: Chilli Beans (Boulevard Shopping) e www.ingresse.com/florestasonora. 
R$ 25,00 até 23h - R$ 30,00 depois.

(Holofote Virtual com informações da assessoria de imprensa - fotos de divulgação)

Nenhum comentário: