Belém recebe a ação “Ela Pode Empreender”, um dia inteiro voltado para atividades de empreendedorismo protagonizado por mulheres nas mais diversas situações econômicas e sociais. No próximo dia 21 de setembro (sábado), na Casa das Artes.
Programado para ocupar os espaços da Casa das Artes, a ação terá palestras nas áreas de comunicação, tecnologias, organização financeira e histórias de mulheres que tiveram seu ponto de virada e hoje seguem exclusivamente como empreendedoras; assim como palestras sobre o empreendedorismo nas esferas da maternidade, familiar e trans.
Além disso, o bem-estar e autocuidado são pontos importantes e também estão destacados no dia. Para isso, foram montadas rodas para diálogo sobre sagrado feminino e masculino, dinâmica corporal e espaço infantil. O jardim da Casa das Artes também recebe rodas de conversa sobre violência contra mulher (física, financeira, psicológica) e como montar um negócio a partir da escuta.
A programação conta ainda com feira criativa, onde diversas mulheres estarão expondo trabalhos que vão desde alimentação vegana e não-vegana, artesanato, cerâmica, moda sustentável, doces, biojóias, saboaria e aromaterapia.
A ação está sendo realizada pela Rede Mulher Empreendedora – primeira maior rede de apoio ao empreendedorismo feminino do Brasil com mais de 500 (quinhentas) mil participantes cadastradas em sua plataforma – a partir de sua vertente, o Instituto Rede Mulher Empreendedora, que tem o foco em causas sociais, políticas públicas e ações voltadas para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
O Instituto atua fomentando o empreendedorismo feminino, a independência financeira e de decisão da mulher. No ano passado, 2018, o IRME em parceria nacional com o Google Foundation desenvolveu o maior programa de capacitação de mulheres do país, intitulado Programa Ela Pode, cujo objetivo é promover capacitação em diversas áreas do empreendedorismo para 135 mil mulheres brasileiras nos próximos dois anos (2019-2020), colaborando assim para criar suas próprias oportunidades econômicas, ajudando-as a tornarem-se confiantes e preparadas para o autodesenvolvimento pessoal e profissional.
Instituto e Rede Mulher Empreendedora – o que são?
Foto de divulgação/Rede Mulher Empreendedora |
A Rede Mulher Empreendedora é a primeira e maior rede de apoio ao empreendedorismo feminino do Brasil, com mais de 500 (quinhentas) mil participantes cadastradas em sua plataforma. Tem o propósito de aumentar a visibilidade das empreendedoras e seus negócios; desenvolve um trabalho de conexão entre mulheres por meio da promoção de eventos, cursos, mentorias e capacitações onde mulheres se inspiram, se conectam, trocam experiências, aprendizados e se fortalecem. No ambiente digital, atua na geração de conteúdo com pesquisas, sites, informações, notícias e fóruns de discussões.
A Rede Mulher Empreendedora possui uma vertente social que é o Instituto Rede Mulher Empreendedora com o foco em causas sociais, políticas públicas e ações voltadas para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Em 2019, o Instituto Rede Mulher Empreendedora lança a 4ª edição da mais importante pesquisa brasileira sobre empreendedorismo intitulada “Empreendedorismo no Brasil 2019 - um recorte de gênero nos negócios”. As pesquisas da RME sobre empreendedorismo feminino têm sido utilizada como principal referência na área em todo o país.
Além do Pará, outros 9 (nove) estados brasileiros também recebem ações do Programa Ela Pode. Juntas, estas atividades construirão um impacto positivo na vida de 10 mil mulheres brasileiras em diferentes comunidades.
Ela Pode Empreender 2019 – Belém
Espaço Empreende (auditório)
- 9h – Credenciamento
- 9h40 – Apresentação Projeto Iaras
- 10h – Palestra “Eu Sou do Tamanho dos Meus Sonhos” - Instituto e Rede Mulher Empreendedora
- 10h45 – Diálogo Sagrado Feminino e Masculino
- 11h45 – Intervalo para almoço
- 13h3 – Dinâmica Corporal
- 14h – Palestra Empreendedorismo Familiar - Clóris Figueredo (Ná Figueredo), Débora Belarmino (Doceria Delalê), Maynara, Gisele e Renata Maués (Mulheres Art Ato)
- 15h30 – Rede, escuta e conexões – Rita Teixeira (Movimento das Mulheres do Nordeste do Estado do Pará), Camila Miranda (Unama), Luzimary Parreira (Grupo de Mulheres do Brasil)
- 16h30 – Empreendedorismo Trans
Espaço Comunica (ateliê)
- 9h30 – Roda de Conversa Empreendedorismo em Comunidades
- 10h45 – Oficina de Interação Digital – Manas Digitais
- 12h - Intervalo para almoço
- 13h30 – Comunicação Digital para Redes Sociais
- 14h45 – Comunicação empreendedora
- 16h – Café empreendedora “A presente dinâmica no empreender e em ser mãe”
Espaço Cria – Feira Solidária (hall da Casa das Artes)
- Alimentação Vegana com Dandara Nobre e Dayane Ferreria
- True Truffles
- Restaurante Pergaminho
- Laços de Madu
- Espumas de Inaê - Girassol Feminina
- Biscoitos com Afeto - Rosa Jambu
- Ana Nunes - Enarê Arte Indígena
- Madame Floresta
- Nancy
- Cerâmica Família Santana
- Barbie Piercer e Lari Silva - Gi Transcista
- GMB – Grupo Mulheres do Brasil
- Café da Nega
Espaço Conecta (jardim)
- Atividades Lúdicas para crianças – Movimento Bandeirante
Serviço
Data: 21/09/2019 (Sábado)
Horário: 9h às 18h
Local: Casa Das Artes, Praça Justo Chermont, 236 – Nazaré
Belém/PA.
Inscrições: http://bit.ly/paelapode
Entrada franca
Apoio: Mulher, O que te Impede?, Dani Franco - Comunicação e Gestão Cultural, Parque de Ciencia e Tecnologia Guama - PCT Guamá, Fundação Cultural do Estado do Pará e Governo do Pará. Produção: Casa4. Correalização: Casa Sete e Círculo Cuia. Realização: Instituto Rede Mulher Empreendedora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário