27.9.19

Kamara Kó lança projeto e abre nova exposição

A galeria convida o curador e ele traz o artista com quem gostaria de trabalhar. Assim surge a exposição “POC – Perfeita aos Olhos de Cristo”, de Rafael Bqueer, com a curadoria de John Fletcher, que abrirá no próximo domingo, 6 de outubro, durante a programação da 28ª Edição do Circular Campina Cidade Velha.

“Experiência Curatorial” é o mais novo projeto da Kamara Kó Galeria que convidou o pesquisador e curador John Fletcher para a estreia. "Esse projeto é uma das iniciativas que a Kamara Kó Galeria propõe no sentido de incentivar a cadeia produtiva e o mercado das artes visuais no país, a partir de suas experiências em Belém", diz a galerista Makiko Akao.

John Fletcher é Professor Doutor do curso de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais/ UFPA. Durante o doutorado, realizou estudos e pesquisas na Universidad del Cauca, cidade de Popayán, bem como na cidade de Santiago de Cali, ambas na Colômbia. Possui pesquisa a qual envolve Arte Contemporânea na Amazônia, Antropologia Visual, Pós-Colonialismo e Decolonialismo, e é membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).

Rafael Bqueer é um dos mais emblemáticos artistas da nova geração paraense. Transitando por diversas linguagens, pensando o corpo em seu contexto social, urbano, e suas territorialidades dissidentes locais e globais, Rafael busca confrontar narrativas históricas e contemporâneas a partir do estudo da performance, sexualidade e descolonização.

As sete imagens que integram a exposição POC foram encontradas nas redes da Internet, e reprocessadas pela interferência digital, de maneira a criar intertextualidades com o universo da Pop Art americana, de Andy Warhol, com seus retratos reproduzidos em silk screen.

Artista finalista do prêmio EDP nas Artes - Instituto Tomie Ohtake- SP (2018); Participou do curso “Formação e deformação” da Escola de Artes Visuais do Parque Lage- RJ (2018) ; Artista selecionado pela EAV Parque Lage para a bolsa de residência Artística na AnnexB em Nova York (2019); Artista indicado para a 7º edição do Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas - SP (2019).  Além de realizar pesquisas como Drag Queen, com sua persona Uhura Bqueer,


Bquuer realiza performance na abertura 

Quem for à abertura da exposição, poderá também conferir, às 16h, a performance de Rafael Bqueer. Na ação, o artista traz elementos de sua Drag Queen Uhura BQueer. A selfie como registro do seu processo de montação, sua demonstração e até a abstração de sua própria imagem discutem um enfrentamento contra a hetero-norma e os padrões de beleza da indústria, em busca de outras subjetividades e representações para as bixas pretas dentro da arte.

Serviço
Exposição “POC – Perfeita aos Olhos de Cristo”, com abertura às 10h, no domingo, 6 de outubro. E Performance; “Montação”, às 16h.  Na Kamara Kó Galeria  - Trav. Frutuoso Guimarães, 611, entre Riachuelo e General Gurjão.

Nenhum comentário: