20.3.20

Projetos culturais suspendem data de realização

O Amazônia Doc – Festival Pan Amazônico de Cinema transferiu a realização da 6a edição para o 2o semestre. O Circular Campina Cidade Velha suspendeu a 30a edição programada para abril.  As medidas são em prevenção ao COVID-19. Enquanto outros cancelamentos são anunciados pelas redes sociais, em todo o país, o governo tenta amenizar o impacto de quem depende do público para trabalhar.

O Amazônia Doc divulgou hoje uma nota oficial informando a decisão, que atende às novas e mais rígidas recomendações sanitárias e medidas de restrição às reuniões públicas, devido agravamento da pandemia do coronavírus (covid-19). O Governo Federal e Governo do Estado do Pará decretaram o fechamento de shoppings, rede de bares e casa noturnas, a partir de hoje, assim como o circuito de salas de cinemas, tanto públicas quanto privadas. 

“Com o intuito de contribuir positivamente com a sociedade em geral, neste momento necessário de isolamento social, a equipe do festival já desenvolve estudos de viabilidade sobre possíveis conteúdos digitais, como Mostras, Masterclass e Bate-papos sobre cinema documentário, para serem disponibilizados em parceria com seus patrocinadores e parceiros”, diz Zienhe Castro, fundadora e diretora geral do festival.

A nota do Amazônia Doc informa ainda que nos próximos dias serão dados maiores detalhes sobre as inscrições e a programação do novo formato 3 em 1 do Amazonia DOc, que este ano conta com mais dois festivais, o  do projeto: @amazoniadoc e pelo nosso site www.amazoniadoc.com.br.

“Agradecemos o apoio das autoridades e de nossos parceiros e apoiadores, assim como de nosso público, convidados e equipe. Nosso empenho é o de honrar o grau de excelência da programação que estava em andamento ao mesmo tempo em que propiciamos amplo e seguro acesso aos filmes e debates a nosso público e aos profissionais de cinema e de imprensa”, finaliza a nota. 

Circular suspende a primeira edição em abril

O que está acontecendo com o Amazônia Doc também está ocorrendo com diversos artistas, produtoras, festivais e eventos, não só no Pará mas em todo o país. Está tudo suspenso e até cancelado por conta do Covid-19.

O Circular Campina Cidade Velha que realizaria sua 30a edição, no dia 5 de abril, também adiou a data e ainda não sabe quando poderá ser realizado.  A decisão pela suspensão foi tomada na segunda-feira, 16, durante a celebração de assinatura de contrato com o patrocinador do projeto, o Banco da Amazonia que garantiu parte dos recursos do projeto em 2020. Este ano, o Circular já lançou um número da Revista Circular Digital e iria também lançar o seu segundo documentário. 

O Governo Estadual decretou suas primeiras medidas de prevenção naquela segunda-feira, 16, prevendo uma limitação de eventos até final de março, mas com dois casos já confirmados em Belém, a situação se agrava e a previsão é que as medidas sejam mais rígidas ao longo de todo este primeiro semestre. O impacto, para quem atua na área cultural, é enorme, já que a cadeia produtiva da cultura exige que o artista, o produtor esteja na rua e em contato com o público.

Algumas iniciativas criativas também vêm sendo tomadas por parte da classe que tem oferecido pequenas apresentações pela internet mesmo, como o @festivalficoemcasabr. Também já vi rede de contadores de histórias e outros eventos sendo programados em formato digital. Nos Estados, os governos estão lançando editais e adotando outras medidas para amenizar esses impactos.

No Pará, o governo, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), lançou esta semana o credenciamento para o ‘Festival Te Aquieta em Casa’, para selecionar 120 conteúdos artísticos e culturais digitais das mais variadas linguagens artísticas, incluindo música, artesanato, contação de histórias, artes visuais, dança, teatro, expressões culturais populares, entre outras manifestações. Os contemplados serão remunerados com um valor de R$ 1.500,00 e terão suas páginas na internet - onde  estará disponível o trabalho selecionado -  divulgadas nas redes da Secult.

O objetivo é movimentar a economia da cultura e da arte, ao mesmo tempo em que incentivamos as pessoas a permanecerem em suas casas. As regras do credenciamento para o Festival Te Aquieta em Casa estão no site da Secult (www.secult.pa.gov.br), que conterá ainda instruções sobre a forma de gravação e postagem do material nas redes d@ própri@ artista.  O conteúdo será selecionado por uma equipe de técnicos e o resultado será publicado nas redes sociais da SECULT.

Nenhum comentário: