14.3.20

Lúcia Gomes denuncia SOS Amazônia Não ao PL191

A exposição, aberta no Museu da UFPA, traz programação paralela. Neste domingo, 15, pela manhã haverá relato de experiência com o ator Jef Cecim, que apresentará também cena onde performa com boneco, além de  feira de economia solidária que funciona até meio dia. De tarde, às 16h, também será realizada cerimônia inter-religiosa em defesa da Amazônia, com a presença de várias denominações religiosas locais.

O projeto de lei 191, do governo federal, objetiva legalizar o garimpo e mineração nas terras indígenas, na Amazônia, com desdobramentos para a utilização das reservas minerais e extrativistas, o que já ocorre, mas que pode ser expandida com mais extração de petróleo, gás, madeira, construção de hidrelétricas, monocultura e agronegócio, ou seja, na prática e a curto prazo isso significa o extermínio de povos isolados e, sucessivamente os indígenas, os povos tradicionais e todos que vivem em harmonia com a floresta.

Por tudo isso, a artista visual Lucia Gomes se posicionou contra mais esta arbitrariedade e criou um trabalho para declarar seu amor à região. SOS Amazônia Não ao PL 191 é o título da performance que a artista faz no Museu de Arte da Universidade Federal do Pará até o dia 31 de março.

O trabalho é composto por corações cortados de folhas caídas das ruas da cidade e do Museu Emilio Goeldi, e entrega para as pessoas que a visitam: muitas levam as folhas e as plantam nos jardins e vasos de casa, numa clara aprovação pela manifestação de Gomes e contrárias à PL. “Uma pessoa cortou o coração em duas partes e os acomodou em vasos... fiquei muito emocionada com esse gesto delicado, e isso me fez feliz e esperançosa de que derrubaremos a lei do extermínio”, disse a artista.

Todas as ações e performances da exposição SOS Amazônia Não ao PL 191 têm o objetivo de chamar a atenção da população para os crimes cometidos contra a natureza que se revertem contra os seres humanos, nas mudanças de clima e temperatura, seca de rios e outros desdobramentos da exploração desenfreada das reservas naturais.

Serviço
Exposição SOS Amazônia Não ao PL 191, de De Lucia Gomes. No Mufpa, Generalíssimo esquina com Gov. J. Malcher. Até 31 de março, de 3a a 6a. feira de 8h às 12h e 14h às 17h. Neste domingo, a programação paralela traz feira de economia solidária, pela manhã, e cerimônia inter-religiosa, às 16h.

(Holofote Virtual com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: