4.5.20

“As Amazonas do Cinema" com inscrições abertas

Mostra competitiva de curta, média e longa-metragens, oficina, debates e homenagem. O pensamento e a atuação das mulheres no cinema vão mais uma vez ganhar espaço e visibilidade no Amazônia Doc que em sua 6a edição, nos apresenta o 1o Festival As Amazonas do Cinema. Inscrições de filmes, podem ser feitas pela plataforma Filmfreeway, que você pode acessar pelo site amazoniadoc.com.br/amazonas.

(Atenção: inscrições prorrogadas até 30 de junho!)

A ênfase da mulher no cinema não é uma novidade no Amazônia Doc. A ideia de dar maior visibilidade à produção audiovisual feminina e feminista vem se fortalecendo  desde 2019. "Durante o processo de construção da 5ª edição dei-me conta de que era só eu cercada de homens na organização e curadoria do Festival e isso me deixou muito incomodada. Resolvi convidar outras mulheres para abraçarem o Festival em vários setores da produção do projeto. Acabamos construindo uma edição com forte presença da mulher, foi o começo de tudo”, conta Zienhe Castro que é realizadora e diretora geral do Amazônia Doc.

O festival As Amazonas do Cinema vai homenagear uma grande personalidade da nossa cultura. “Estamos desenvolvendo o Troféu ENEIDA DE MORAES, que não era uma mulher do cinema, mas foi uma mulher da Literatura, importante militante política e Cultural e ainda fundadora do MIS-PARÁ, em 1971, ano que ela faleceu. Achamos que é uma mulher plural, multifacetada, que representa todas as linguagens, ela é sobretudo uma mulher da Cultura. Foi uma grande defensora da cultura popular. Acredito que Eneida esta para nós mulheres da Amazônia paraense com Leila Diniz está para as mulheres cariocas. Somos todas Eneidistas”, continua Zienhe.

A participação feminina no audiovisual vem crescendo em diversas posições, mas ainda  falta equilíbrio na área. “Acredito que o audiovisual é uma linguagem muito potente e que o uso dessa linguagem contribui pra reverberar o movimento feminista, potencializar nossas conquistas e fortalecer nossas lutas, e assim nos dar maior visibilidade; inclusive os Festivais de Cinema com maior participação de mulheres tornam-se uma forma excepcional para ampliar e promover nosso discurso”, diz Zienhe.

“Percentualmente os números de mulheres diretoras ainda são bem reduzidos. É necessário refletir mais, discutir mais e fazer mais para mudar essa realidade. E esse festival reafirma a potência das narrativas feitas por mulheres”, diz a produtora e artista visual Carol Abreu, que coordena a iniciativa, ao lado da crítica e jornalista Lorenna Montenegro, a convite de Zienhe Castro.

“As mulheres vêm desconstruindo o olhar normativo que ainda domina a cena audiovisual brasileira, mas que na região amazônica vem se fortalecendo com viés cultural e ancestral. Isso é algo que reverbera de uma forma potente em filmes realizados, pelo menos desde meados dos anos 80. Temos os documentário de Edna Castro feitos naquela época e Jorane Castro, que possui uma filmografia de vídeos artísticos, assim como ficção, em curta e longa-metragem, sempre tendo questões femininas como eixo central”, comenta Lorenna Montenegro.

Carol Abreu, concorda. “Temos um cinema paraense amazônico feito por mulheres. Destaco Zienhe Castro (Promessas em Azul e Branco), Jorane Castro (Ribeirinhos do Asfalto) , Adriana Oliveira (Batalha de São Braz), Luciana Medeiros (Série de animação Os dinâmicos), Joyce Cursino (Elenão!), entre outras paraenses, como mulheres que reenergizam a cena com olhares femininos no cenário Pan-amazônico, que adentram camadas de um território que tem muito a ser experienciado”, reflete.

A 6ª Edição do AMAZÔNIA DOC está prevista para o segundo semestre. “Nós estávamos no início do processo de organização do Festival quando fomos surpreendidos pela pandemia da COVID-19, no momento já temos confirmada a parceria/apoio da ELO COMPANY que oferecerá um prêmio de distribuição para o filme vencedor da Mostra Competitiva da 1ª edição do Festival AS AMAZONAS DO CINEMA”, revela a diretora do evento.

A realização do AMAZÔNIA DOC 3 em 1 é do Instituto Culta da Amazônia em Co-Realização com a SECULT- Governo do Estado do Pará e Instituto Márcio Tuma. A Produção é da ZFilmes, com parceria do Sesc; Sebrae; Belém Soft Hotel. Apoio Cultural:  FCP - Cine Líbero Luxardo - Funtelpa - Pará 2000- Distribuidora Estrela do Norte, Elocompany – Distribuição Audiovisual. Apoio institucional: Chama Amazônia Brasil; Holofote Virtual – Comunicação, Arte e Mídia.

Serviço
1º Festival AS AMAZONAS DO CINEMA acaba de abrir convocatórias. Inscrições abertas e regulamento na plataforma Filmfreeway. Acesse pelo site amazoniadoc.com.br/amazonas.

Nenhum comentário: