10.8.21

Circular: memória e cultura em um Mapa do Afeto

O Circular Campina Cidade Velha realiza, neste final de semana, a Mostra Mapa do Afeto, projeto contemplado pelo edital Culturas Populares (FIDESA, Secult-Pa), da Lei Aldir Blanc. O evento conta ainda com apoio da Fumbel, Prefeitura de Belém. A abertura será na sexta-feira, 13, na sede da Associação Fotoativa, na Praça das Mercês, seguindo pelo sábado, 14, e vai até domingo, 15, sempre das 10h às 20h, trazendo lançamento de livro, exposição, rodas de conversa, feirinha criativa, bate papo, apresentações musicais e videomapping. O último dia da mostra também vai coincidir com a realização da 36a edição do Circular Campina Cidade Velha.

Valorizar e potencializar as relações de vizinhança e identidade sociocultural de moradores e visitantes, além de despertar memórias materiais e imateriais e provocar a reflexão sobre o espaço de moradia e a relação da cidade com os bairros do Centro Histórico. "Esse projeto busca estimular diálogos e debates sobre o lugar da memória, da afetividade e do patrimônio no espaço urbano, com foco específico para a construção de olhares e fazeres que compreendam o Centro Histórico como um território de produção de resistências, permanências e transformações", diz Adelaide Oliveira, coordenadora do Circular.

O projeto Mapa do Afeto foi lançado em 2020, com livro e mapa impressos, mas de forma digital, sem presença do público, por causa da pandemia. E embora ainda não estejamos todos vacinados, desta vez, tomando todos os cuidados de saúde contra a Covid, o livro será lançado de forma presencial, com direito a exposição de fotografias e autógrafos dos autores que participarão de rodas de conversa, com o público. 

A obra apresenta um levantamento afetivo daquele território a partir da memória e das vivências cotidianas dos seus moradores, resultando em um mapa e um livro impresso. Coordenado pela produtora cultural Tamara Saré, o projeto realizou em 2019, durante três meses, 19 entrevistas com pessoas de diferentes gerações, com memórias diversas que se cruzam na construção do mapa. 

A metodologia de trabalho envolveu entrevistas e levantamento de material fotográfico do bairro que remetesse às memórias das pessoas e dos equipamentos e serviços que hoje fazem parte do relacionamento afetivo dos moradores. Os autores são o historiador, fotógrafo e atual presidente da FUMBEL, Michel Pinho, além da antropóloga Lorena Mendes, da geógrafa Nabila Pereira e dos jornalistas Alexandre Yuri e Yorranna Oliveira.

Exposição, conversa, música, projeção e feirinha

Na sexta-feira, 13, logo pela manhã, a programação inicia com feirinha criativa e a exposição “A Pele que Habito”, dos fotógrafos Otávio Henrique, Cláudio Ferreira e Ursula Bahia. Haverá visitação dos alunos da Escola Felipe Smaldone, e bate papo com os fotógrafos. Pela parte da tarde, será feito o lançamento oficial do livro homônimo que deu origem à mostra, seguido de roda de conversa com pesquisadores/autores.

A exposição “A Pele que Habito” faz parte desse mesmo conteúdo, reunindo fotografias inspiradas nas narrativas dos antigos moradores e jovens de diversas idades, profissões e gêneros que vivem no bairro da Cidade Velha. Algumas também foram produzidas durante a atuação dos fotógrafos Otávio Henriques e Cláudio Ferreira, ao longo de diversas edições do Circular; outras foram feitas sob encomenda à fotógrafa  Ursula Bahia. Na Mostra Mapa do Afeto, a montagem conta com sonorização de trechos de entrevistas, com edição de Beto Fares e Regina Silva.

No sábado, 14, segue a feirinha criativa, reunindo a produção de parceiros da rede Circular Campina Cidade Velha e a exposição. De tarde, a artista e designer Renata Segtowick é convidada da roda de conversa para falar sobre o processo criativo de ilustração do Livro Mapa do Afeto. A programação no domingo, 15, começa pela manhã com a exposição e a feirinha abertas, contando pela parte da tarde com shows da cantora Karen Tavares e, em seguida, da Banda Puget Blues. O encerramento será com projeção videomapping, do artista premiado Kauê Lima.

PROGRAMAÇÃO - MOSTRA MAPA DO AFETO

13 a 15 de agosto de 2021 | 10h às 20h

Local: Associação Fotoativa – Praça das Mercês - Campina

SEXTA-FEIRA, 13

10h Abertura da exposição “A Pele que Habito” + feirinha criativa

11h Visita dos alunos da Escola Felipe Smaldone 

16h  Roda de conversa – Conversa com os autores do Livro Mapa do Afeto

17h-  Sessão de autógrafos 

SÁBADO, 14

10h Exposição “A Pele que Habito” + feirinha criativa

16h Roda de conversa 

Renata Segtowick- Processo de criação do livro Mapa do Afeto;

17h Sessão de autógrafos

19h Vídeo mapping – Kauê Lima

DOMINGO 15

10h Exposição “A Pele que Habito” + feirinha criativa

17h30 – Show Karen Tavares

18h – Banda Puget Blues 

19h – Vídeo mapping – Kauê Lima

20h - Encerramento

Serviço

Mostra Mapa do Afeto - Circular Campina Cidade Velha. De 13 a 15 de agosto, na sede da Associação Fotoativa - Praça das Mercês - Campina. Projeto selecionado pelo edital Culturas Populares (FIDESA, Secult-Pa) , da Lei Aldir Blanc. Apoio Fumbel, Prefeitura de Belém.

Nenhum comentário: