20.4.22

Cine-Debate Arte pela Vida no cine Líbero Luxardo

No âmbito da 7ª Edição da Feira de Empreendedores LGBTI+ de Belém,  o Comitê Arte pela Vida exibe, dia 23 (sábado), às 16h, no Cine Líbero Luxardo, do Centur, uma sessão especial do primeiro filme produzido sobre AIDS no mundo: "Buddies", realizado em 1985 por Arthur Bressan Jr.

A iniciativa que visa sensibilizar e informar o público sobre a importância da prevenção e da conscientização em torno das doenças sexualmente transmissíveis, em especial o HIV, abre o projeto Cine-Debate Arte pela Vida, com bate-papo após a projeção e o ingresso revertido na doação de dois quilos de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Como constata Chico Vaz, um dos coordenadores do Comitê, essa pandemia silenciosa continua presente e crescendo, sobretudo entre os jovens ( em Belém, a maioria dos casos atinge a população de 14 a 29 anos). E, neste contexto, o audiovisual, ressalta, é uma ferramenta importante para mobilizar e impactar as pessoas. "'Buddies' é uma obra pioneira a tratar do assunto e nos permite retomar um olhar acerca dos primeiros anos da infecção. Um período de muita dor, apreensão e intolerância", complementa.

Esse retorno às origens reforça ainda a luta do Arte pela Vida, organização não-governamental que atua há mais de 25 anos na assistência, acolhimento e suporte social aos portadores do vírus HIV em Belém e região meteopolitana. 

"Escolhemos as expressões artísticas para agrupar e difundir nossos esforços e agora incorporamos o cinema nessa empreitada", destaca Chico Vaz que acrescenta que "além do Líbero, vamos promover exibições em outros espaços como no Sesc Ver-o-Peso, sempre com debate após as sessões dos filmes".

Para os voluntários do Comitê também é uma questão de visibilidade. Por isso a importância de associar o projeto de cinema, nesse primeiro momento, à Feira dos Empreendedores LGBTI+ de Belém,  que movimenta as praças do Artista e do Povo, na sede da Fundação Cultural do Pará. 

"O evento, voltado para a promoção de negócios, já conta com ações culturais como shows, performances, rodas de conversas, desfile de moda e música com DJs. Integrar o Líbero Luxardo ao circuito é muito importante para nós", finaliza Chico Vaz.

Buddies (EUA, 1985)

Direção: Arthur J. Bressan Jr.

Duração: 78 minutos

Classificação: 14 anos

Sinopse - Quando David, um yuppie gay de 25 anos, se voluntaria a ser um buddy para pacientes com AIDS, ele conhece Robert, 32 anos, um jardineiro californiano de verve altamente politizada, que foi abandonado pelos amigos e pela família. À medida que David muda sua visão ao conhecer Robert, nós também mudamos. Passado quase todo em torno do quarto de hospital, o filme é centrado nos dois personagens (o resto do elenco pode ser apenas ouvido). Um retrato atemporal de uma era da história LGBTQ, este foi o primeiro filme produzido sobre a AIDS.

(Texto: Adolfo Gomes)

Serviço

Cine-Debate Arte pela Vida, dia 23/4 (sábado), 16h, no Cine Líbero Luxardo (Centur) - Av. Gentil Bittencourt, 650. 

Ingresso: doação de dois quilos de alimentos não-perecíveis. 

Realização: Comitê Arte Pela Vida. 

Apoio: Fundação Cultural do Pará.

Contato/informações: 

Chico Vaz 91 98280-2188

(Holofote Virtual com assessoria de imprensa)


Nenhum comentário: