4.4.22

“Monteiro Lopes” com exibição no Líbero Luxardo

Trazendo como tema a relação inter-racial e homoafetiva entre duas mulheres e, como pano de fundo, a criação do doce regional, o curtametragem terá exibição única neste sábado, 9, às 15h30, no Cine Líbero Luxardo. A sessão será única e acompanhada pela diretora Bianca D’Aquino, que vai bater um papo com o público ao final. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos 1h antes da sessão, com lotação reduzida para 66 pessoas. Neste sábado, 9, ás 15h30, no Cine Líbero Luxardo. 

“Monteiro Lopes” é o curta metragem que entra para o catálogo do cinema paraense no início de abril trazendo a diversidade LGBTQIA + à frente e atrás das câmeras. Escrito e dirigido por Bianca D’Aquino, o filme baseia-se na história do famoso biscoito da cidade de Belém para narrar a história de Mariana Lopes e Júlia Monteiro, personagens que passam por uma jornada de descobertas e construção de afetos, trazendo a visibilidade de questões LGBT+ para o cinema paraense contemporâneo. 

Na história, Mariana Lopes e Júlia Monteiro são descendentes de donos de padarias concorrentes. Enquanto Júlia foi criada com liberdade e espírito explorador, que lhe permitiram descobrir seus desejos e talentos culinários, Mariana, por outro lado, teve uma criação rígida e um pai conservador que lhe cerceava a todo momento. Conforme a amizade e o posterior romance entre as duas avança, Mariana percebe sua dificuldade em lidar com a própria sexualidade e decide ir embora de Belém. Anos mais tarde, ao retornar à cidade, Mariana reencontra Júlia e agora precisará lidar com os conflitos não resolvidos de sua juventude.

As questões LGBT+ como pilar da narrativa 

Júlia e Mariana passam por muitas descobertas. Uma foi criada com liberdade e espírito explorador, que lhe permitiram descobrir seus desejos e talentos culinários, e a outra, com a criação rígida e um pai conservador. O contraste destas realidades irá gerar conflitos sobre sexualidade, conservadorismo e afeto que irão definir o desenrolar da ficção.

“A realização de um filme regional com protagonistas femininas e dirigido por uma mulher da população LGBTI+ (que tem como ponto central uma relação inter-racial e homoafetiva, cujo o pano de fundo é a criação de um doce regional) contribui para a visibilidade destas questões dentro da sociedade e também no fortalecimento de nossa cultura dentro e fora do Estado podendo no futuro servir como referência para outros realizadores”, diz Bianca D’Aquino.

Contemplado pelo edital de Audiovisual da Lei Aldir Blanc, o curta foi gravado, produzido e ambientado na cidade de Belém por uma equipe e elenco inteiramente paraense e conduzido pela diretora estreante, Bianca D’Aquino. Movimentar e integrar a cadeia de profissionais do audiovisual paraense foi uma das premissas desta produção.

“Fazer cinema no Norte do país é fortalecer o Norte, como território capaz de realizar e dominar sua própria narrativa, e também reforçar a identidade e os profissionais locais - fato que julgo por si só como um ato de resistência e inquietação, necessários para o estabelecimento de uma produção audiovisual Amazônica consistente”, defende a diretora.

O filme, que terá apresentação única em Belém, para se manter o ineditismo exigido pelos festivais de cinema, é acompanhado por uma trilha sonora original produzida pelo cantor e compositor Pratagy e traz como grande tema a música “Afeto”, escrita e interpretada pela cantora Malu Guedelha, nomes emergentes da novíssima música paraense. 

“O convite surgiu por parte da diretora, quando o filme ainda estava apenas escrito. O roteiro ainda estava se desenvolvendo e li algumas versões dele, e foi em cima disso que comecei a compor pequenas peças musicais inspiradas nos momentos descritos. É interessante pra mim participar de uma trilha sonora porque diferente do que faço na minha carreira, com músicas mais longas e com vocais, aqui vão ser pequenos trechos de música que precisam passar a ideia da totalidade da sensação da cena, é sempre um desafio”, conclui o músico.

Confira o trailer: 

https://youtu.be/DPZCq4DtM3E 

Serviço

Lançamento do Curta Monteiro Lopes. Neste sábado, 9, às 15h30, no Cine Líbero Luxardo – Fundação Cultural do Pará – Av. Gentil Bittencourt, entre Quintino Bocaiúva e Rui Barbosa. Entrada gratuita (retirada de ingressos 1h antes da sessão - 66 lugares)

Nenhum comentário: