17.4.22

"Para Sempre Ruy" e outras homenagens ao poeta

Até o final deste ano preparem-se para ouvir, cantar, ler e conhecer muito mais o Ruy Paranatinga Barata, em todas as suas vertentes, indo do poeta ao político, do advogado ao professor e letrista. Vai ter prêmio, álbum, songbook e biografia, como antecipa na matéria a seguir, o filho do poeta, o jornalista Tito Barata.  para começar, o show “Para Sempre Ruy” vai reunir mais de 60 profissionais, nos dias 28 e 29 de abril, às 20h30, no palco e nos bastidores do Teatro Margarida Schivasappa do Centur.  Os ingressos começam a ser vendidos nesta terça-feira, 19, na bilheteria do teatro, confere as informações no final da matéria.

“Para Sempre Ruy” vai trazer aquele repertório recheado de grandes canções da parceria com Paulo André Barata e alguns outros compositores, mas com detalhes que Tito Barata não ousa contar para não estragar a surpresa. Ele faz a direção geral do espetáculo, que tem direção musical de Ziza Padilha e produção executiva da Talentos da Amazônia, somando mais de 60 profissionais, entre intérpretes, músicos, arranjadores e técnicos. 

"O Ruy encantava a juventude, sempre, e todas as pessoas que hoje o homenageiam, foram seus alunos, conviveram com ele ou são os filhos de quem ele era amigo. Vai ser um show com roteiro para se emocionar de várias formas, rir, chorar, bater palmas”, afirma Tito, em entrevista ao blog. “Convidamos artistas do circuito dos barzinhos e da música instrumental para fazer uma retrospectiva das músicas dele com o Paulo André, contando algumas historinhas sobre elas, mas não vou contar os detalhes, haverá muitas surpresas”, diz o jornalista e também filho de Ruy Barata.

A iniciativa conta com o apoio do Governo do Pará e da Fundação Cultural do Pará, além de amigos e parlamentares. Toda a renda será revertida para instituições de apoio aos mais vulneráveis. Uma delas é a Cooperativa Social de Trabalho de Arte Feminina Empreendedora – COOSTAFE, que reúne mulheres detentas do sistema penitenciário. Elas também estão confeccionando os adereços e acessórios que os artistas usarão no espetáculo, compondo os figurinos assinados por Maurity Ferrão.

“Também receberão parte da renda, a República do Pequeno Vendedor, o Centro Nova Vida e a Biblioteca Rosa Luxermburgo”, complementa Tito que comemora todas as demais iniciativas programadas para homenagear Ruy Barata este ano. "Em 2020 iríamos marcar o centenário de nascimento do Ruy com todas elas mas não deu por causa da pandemia. Este ano tudo melhorou, os teatros reabriram e em janeiro resolvemos que não daria mais para esperar", diz Tito.

Prêmio e musical além de biografia e songbook

Depois de "Para Sempre Ruy" será lançado, no mês de junho, o Prêmio Ruy Barata, com cerimônia marcada apara o dia 24, véspera da data de nascimento do artista, na cidade de Santarém, em 25 de junho 1920. E no final do ano, nos dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro, será apresentado um musical que terá direção do professor, ator e diretor Alberto Silva Neto. 

Tem mais. Vai ter biografia e songbook, além de um álbum. Estamos gravando, e já tá quase terminado, inclusive, o disco que fará parte do songbook, que vai sair talvez no segundo semestre. Gravamos no Rio e aqui em Belém, e entre os intérpretes estão Zeca Pagodinho, Maria Rita, Zé Renato, Áurea Martins, Mônica Salmaso, Joyce, Leila Pinheiro, Jane Duboc, Fafá, Vital Lima”, revela. 

A personalidade múltipla de quem não se rendia ao obvio e nunca fez a poesia pela poesia ou a arte pela arte, também será revelada em maiores detalhes ao público. Está saindo a biografia de Ruy Barata, que está sendo escrita pelo roteirista e biógrafo Denilson Monteiro, um paraense que mora no Rio de Janeiro, autor também das biografias do Chacrinha, Carlos Imperial, Cartola, Erasmo Carlos, entre outros. É um cara experiente e está trabalhando há um ano e meio nisso. Em maio, ele deve finalizar entrevistas aqui em Belém”.

“Ainda não tem nome definitivo mas vamos falar de como ele se tornou poeta e dessa trajetória na política, na advocacia, como professor, como político caçado. Vai ser muito importante, não só para o Ruy, mas para nos alertar que temos valores aqui importantíssimos que precisam ter suas historias recuperadas, como as histórias do Central Café, que  será em parte contada nesta biografia”, acredita Tito. 

Ele se refere a quando Ruy passa a frequentar a roda de papo do Central Café, no centro de Belém, liderada pelo professor Francisco Paulo do Nascimento Mendes, que reunia a sua volta a mais brilhante geração de intelectuais paraenses, formada por Mário Faustino, Paulo Plínio Abreu, Benedito Nunes, Haroldo Maranhão, Waldemar Henrique, Machado Coelho, Nunes Pereira, Cauby Cruz, Napoleão Figueiredo e Raimundo Moura, entre outros, em 1943.

Tito também diz que é muito importante para ele como filho, poder produzir algo que possa salvaguardar essa obra. "Hoje confesso que estou preparado e consigo lidar melhor e de forma mais distanciada, embora haja sempre um envolvimento emocional. Fico orgulhoso, no bom sentido disso tudo, e feliz de estar divulgando a obra dele, que acho muito rica do ponto de vista estético e filosófico”, conclui. 

Serviço

“Para sempre Ruy”, show em homenagem a Ruy Barata, nos dias 28 e 29 de abril às 20h30, no teatro Margarida Schivasappa (Centur). Ingresso a preço única: R$ 50,00. Venda antecipada na bilheteria do teatro: dias 19, 20, 23 25, 26 e 27 de abril, horário comercial. Para outras formas de pagamento, entrar em contato: (91) 98088.95.21.

Nenhum comentário: