Pnk Sabbth / Foto: Tereza Maciel |
Em 2007, foi criado nos Estados Unidos o Record Store Day, para celebrar a cultura das lojas de discos independentes. A primeira edição foi em 2008 e, desde então, a data é comemorada ao redor do mundo, no terceiro sábado de abril. Em Belém, a ideia de realizar uma programação especial na mesma linha foi trazida pelo selo e loja Discosaoleo, em 2019. A intenção era fazer o evento anualmente, porém, com a pandemia, o plano foi interrompido. Agora, a loja retoma a programação com exposição, bate-papo, discotecagem e concerto no sábado, 22.
Segundo Leo Bitar, pesquisador, audiófilo e idealizador da Discosaoleo, é “uma forma de comemorar o vinil e apoiar quem mantém lojas que movimentam essa cultura analógica”. Ele complementa que “isso não acontece no Brasil, e os amantes do elepê ficam sem essa comemoração. Daí a vontade de ter um cantinho na cidade onde colecionadores e consumidores do disco pudessem curtir um passeio na loja, no mesmo dia do encontro no exterior”.
Na Discosaoleo, a programação é temática. Em 2019, foi voltada para a Tropicália e, nesta edição, homenageia o Glam Rock. A loja vai abrir às 10h, com exposição de capas do gênero, de artistas como Roxy Music, T. Rex e Secos e Molhados, e também de pôsteres e jornais originais de época, do acervo pessoal de Leo Bitar. O tema deste ano foi inspirado pelos 50 anos do álbum Aladdin Sane, de David Bowie, que será o assunto do Risco no Disco, um bate-papo com audição em vinil comentada, às 11h30.
À tarde, às 15h, haverá discotecagem com Alex Pinheiro e John Noir, da produtora DançA NO EscurO, tocando seleções de Glam Rock, Punk e Dark. Em seguida, às 16h30, uma apresentação de Pnk Sabbth fecha o dia.
Surpresas e concerto
Leo Bitar / Foto: Marlon Florindo |
O encerramento da programação será com um concerto de Pnk Sabbth, cantora, compositora, produtora musical e artista visual nascida em Belém. Em atividade desde 2015, Pnk é uma pessoa a-gênero e se vale da extravagância e da liberdade estética como marcas artísticas. Na apresentação, vai mostrar parte do repertório dos trabalhos The Night Glow, The Bay e Índigo.
Toda a programação é aberta ao público e, durante as discotecagens e o concerto, há ingressos sugeridos de R$ 15,00, destinados integralmente aos DJ’s e músicos.
Serviço: Dia do Disco, na Discosaoleo, sábado (22 de abril), a partir das 10h. Programação aberta ao público, com ingressos de R$ 15,00 sugeridos no turno da tarde para as discotecagens e apresentação musical. Mais informações nas redes do selo: @discosaoleo (Instagram e Facebook).
22/04 – Dia do Disco
A partir das 10h – Exposição de capas e materiais de época com o tema Glam Rock
11h30 – Risco no Disco com audição e comentários sobre o álbum Aladdin Sane, de David Bowie
15h – Discotecagem com Alex Pinheiro e John Noir (DançA NO EscurO)
16h30 – Apresentação de Pnk Sabbth
(Holofote Virtual, com informações da assessoria de imprensa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário