Para quem curte os passeios a pé pelo centro histórico, há duas opções. Desde sempre o Circular inclui opções para o público infantil, mas desde o passado que o Circular vem apostando na educação patrimonial para crianças, em sua ação carinhosamente batizada de Circuitinho e que neste domingo, 4 de junho, ganha mais uma edição.
As crianças devem estar acompanhadas pelos responsáveis para conhecerem mais um pouco da nossa história, a partir de um percurso pelo entorno do Complexo Feliz Lusitânia. A concentração será às 8h30 no Forte do Presépio e saída será às 9h. A ação vai contar com intérprete de LIBRAS e com os artistas brincantes Cleber Cajun e Otânia Freire.
Também haverá o Roteiro Geo Turístico: O Arquiteto Antônio Landi e a Belém do Século XVIII: Percorrendo e Reconhecendo paisagens no Centro Histórico de Belém do Pará (Bairro da Cidade Velha), que também concentra às 8h30, sando da Casa das Onze Janelas.
E entre as novidades da circulação, estão novos parceiros. O Casarão 107, na Rua ngelo Custódio, é um espaço colaborativo voltado para a cultura, música e apreciadores de pizza artesanal exclusivas da Casa Forno. Tem uma arquitetura e design do modernismo brasileiro e vai abrir no Circular com Bazar trazendo produtos locais e artesanais. Haverá apresentações musicais pela parte da tarde, com Raidol e Marcel Barreto (16h), Marapuama e Reiner (18h) e Pio Lobato (19h).
Já o Corredor Guaymiaba, na Cidade Velha, é uma iniciativa dos moradores da rua Rua Félix Rocque (entre Dr. Assis e Dr. Malcher), que resolveram se inserir como parceiros da rede Circular e realizar, neste domingo, das 9h às 13h, um corredor cultural com brechó, contação de histórias, pula, pula e piscina de bolinha para as crianças, além de comidinhas e bebidinhas. Fiquem ligados que 9h, a DJ Karol Onça faz o som ambiente e, às 10h30, tem Contação de histórias para as crianças.
Outra surpresa aos amantes do veganismo é a entrada do Purão Vegano na rede Circular. O espaço é novo no circuito e vai abrir neste domingo, 4, com uma variedade deliciosa de salgados e doces veganos, acompanhados de sucos naturais e chá. Fica no bairro da Campina, bem em frente ao Buraco da Palmeira.
E na programação, às 9h30, tem Contação de histórias, com Ester Sá, que versa sobre “A Árvore de Tomorumu”, mito dos indígenas Uapixana, que fala sobre unidade, erro e regeneração. Também tem oficina de cosméticos veganos, com Andrea Mendes, às 10h30. A partir das 11h30, é servido um rico buffet 100% vegano.
O Espaço Cultural Banco da Amazônia está de volta às nossas edições. Neste domingo haverá lançamento do catálogo da exposição “Natureza, Arte e Sustentabilidade”, de Francelino Mesquita, com curadoria de Alexandre Sequeira. Das 10h às 11h o público participa da roda de conversa com o artista e com a designer Laís Cabral. A mediação será Sombra Ribeiro, produtor da mostra. Haverá tradução em LIBRAS. No calçadão, na Presidente Vargas, com a Carlos Gomes, haverá música ao vivo, a partir das 11h.
E nesta edição segue também a ação da Moeda Verde Circular, em parceria com o Instituto Alachaster. Dentro de uma campanha de sustentabilidade e ambiental. As pessoas podem levar seu material reutilizável no Ecoponto instalado no estacionamento do Porto Futuro, e trocar por moedas digitais que poderão ser trocadas por produtos nos espaços Atelier Jupati, Espaço Cultural Valmir Bispo, Espaço Amazônia Artesanal e lojas da Vila Prana.
Tem palacetes e cinema de animação no circuito
E tem mais palacete junto neste domingo. O Palacete Faciola abre das 9h às 17h para visitação ao casarão histórico localizado na Avenida Nazaré, construído em 1901 no contexto da Belle Èpoque. No mesmo prédio, está o Museu da Imagem e do Som do Pará, que neste domingo, vai realizar a primeira edição do seu AnimaMIS, que abre com a exibição de episódios da série de animação Os Dinâmicos (Dir. Luciana Medeiros e Afonso Gallindo). A mediação da mostra é de Augusto Pacheco. Haverá participação de Aj Takashi e Tais Sawaki, que farão brincadeiras com as crianças.
Episódios
EP 08 - A Lambada da Baleia - Sinopse: Uma baleia encalha na praia de Barcarena e Os Dinâmicos são chamados para salvá-la.
EP 09 Boitatá não é Bumbá - Sinopse: Vieira e seu conjunto se prepara pra tocar no "Festival Bumbá", quando são chamados para apagar um incêndio na floresta.
EP 12 O Bucho da Cobra Grande - Sinopse: A Cobra Grande está em fúria, colocando em perigo os pescadores.
EP 13 – Lambada do Fantasma - Sinopse: Os Dinâmicos vão lançar um novo disco, quando são acionados para resolver um problema de assombração.
Circular Apresenta traz samba, carimbó e guitarrada
Já na Cidade Velha, na Praça do Carmo, o Circular Apresenta inicia às 17h, com show “Samba Afro Amazônico”, da sambista Dona Socorro Jardim, 77 anos, cantora festejada no bairro da Pedreira e que acaba de lançar o seu primeiro álbum em todas as plataformas de música. Trazendo repertório autoral, a cantora apresenta as 8 faixas de composições de grandes compositores, como Noca da Portela, Adamor do Bandolim e Almirzinho Gabriel.
Em seguida, às 18h30, a programação musical segue com Raízes Latinas, que reúne o trabalho do percussionista paraense Nazaco Gomes (Trio Manari) com o paranaense Gabriel Dietrich (Farofa Tropikal). O projeto combina as melodias de Gabriel fortemente influenciadas pelas guitarradas dos mestres paraenses, com ritmos amazônicos, caribenhos, latino americanos e africanos resultados de pesquisas de Nazaco.
REDUTO
No bairro também estarão abertos com programação, a Casa do Fauno, na Aristides Lobo, o Casa Stúdio Bohho, na Rua Tiradentes, n. 16; o Antonieta Hostel, Café e Bistrô, que fica na Governador José malcher, com Rui Barbosa, o Memorial Padre Bruno Sechi, que também estará aberto para visitação, na Rua Municipalidade, 489 (Chaminé na Companhia Belém Academia). A partir das 09h haverá apresentações artísticas com crianças atendidas pelo Movimento República de Emaús e visitas livres.
Outra boa opção para a garotada é a casa dos Palhaços Trovadores, que oferece pela manhã oficinas circenses, a partir das 10h, além de Feirinha de Artesanato que vai ficar aberta até 17h e apresentação artística da leitura dramática do espetáculo Lapsus, com Mario Zumba e Marton Maués (pague quanto quiser).
CAMPINA
A Casa Igá, na Frei Gil, 215, abre ara o almoço e na Cas'Amazônia Brasil, na Campos Sales com a Carlos Gomes, haverá visitas guiadas e roda de bate papo. No Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará – CCJE, na João Diogo, com a 16 de Novembro, seguem duas exposições; o Comitê Arte Pela Vida leva a Mercado de Carne do Ver o Peso, uma super programação musical, fazendo o esquenta para o festival Sonido; além do Espaço Valmir Bispo e Atelier Jupati que ficam num casarão centenário na Padre Prudêncio, 681 (entre Carlos Gomes e Gama Abreu).
Também vai abrir a Kamara Kó, que traz a Exposição de Câmeras Obscuras, produzidas a partir da reciclagem de papelão e dotadas de um dispositivo óptico [lupa] e mini-oficina: Câmera Híbrida, do analógico ao digital, das 10h às 12h e das 14h às 16h, com inscrição. Fica na Tv. Frutuoso Guimarães, 611; o Mironga Bar, na Praça Barão do Rio Branco, com música e economia criativa; o Restaurante Dona Joana, na Campos Sales
CIDADE VELHA
Na Cidade Velha, confira ainda o que vai rolar nos espaços Amazônia Artensal, que fica ao lado da igreja da Sé; o Casarão do Boneco, que tem programação de contação de histórias pela manhã, a partir das 10h, e segue pela tarde, com oficina de jogos teatrais, às 14h, com Leonel Ferreira, e roda de conversa sobre a Lei Paulo Gustavo, às 16h. Tudo encerra às 18h, com performance de Maurício Franco e Fafá Sobrinho.
O Coletivo Aparelho ocupa com arte e música o Mercado do Porto do Sal, no final da rua Gurupá. A Confraria do Fraga também estará aberta, na Veiga Cabral, assim como o bar e restaurante do Rubão e a Varanda do Axé, ambos na Gurupá, e o Papel da Amazônia e Atelier do Zoca, na Rodrigues dos Santos, com a Gurupá. Todos os museus do Sistema Integrado de Museus, no Complexo Feliz Lusitânia, e Memoriais, incluindo aí, o da Navegação, no Mangal das Garças. Também estará aberto à visitação, das 9h às 13h, o Solar Barão do Guajará, em frente à Praça D. Pedro II.
Serviço
45ª Edição do Circular Campina Cidade Velha. Neste domingo, 4 de junho, das 8h às 20h, com opções culturais para todos os gostos e idades. Confira mais detalhes da programação em cada espaço no @circularcampinacidadevelha, no Instagram e no site projetocircular.org.
Nenhum comentário:
Postar um comentário