3.6.23

Circular saúda o mês de junho no centro histórico

A 45ª edição do Circular Campina Cidade Velha chega neste domingo, 4, traz programação cultural em mais de 40 espaços abertos, das 8h às 20h, nos bairros da Cidade Velha, Campina e Reduto. A realização é do projeto Circular, com patrocínio do Banco da Amazônia, Governo Federal, e apoio da FUMBEL e SECULT-PA.

Para quem curte os passeios a pé pelo centro histórico, há duas opções. Desde sempre o Circular inclui opções para o público infantil, mas desde o passado que o Circular vem apostando na educação patrimonial para crianças, em sua ação carinhosamente batizada de Circuitinho e que neste domingo, 4 de junho, ganha mais uma edição.

As crianças devem estar acompanhadas pelos responsáveis para conhecerem mais um pouco da nossa história, a partir de um percurso pelo entorno do Complexo Feliz Lusitânia. A concentração será às 8h30 no Forte do Presépio e saída será às 9h. A ação vai contar com intérprete de LIBRAS e com os artistas brincantes Cleber Cajun e Otânia Freire. 

Também haverá o Roteiro Geo Turístico: O Arquiteto Antônio Landi e a Belém do Século XVIII: Percorrendo e Reconhecendo paisagens no Centro Histórico de Belém do Pará (Bairro da Cidade Velha), que também concentra às 8h30, sando da Casa das Onze Janelas.

E entre as novidades da circulação, estão novos parceiros. O Casarão 107, na Rua  ngelo Custódio, é um espaço colaborativo voltado para a cultura, música e apreciadores de pizza artesanal exclusivas da Casa Forno. Tem uma arquitetura e design do modernismo brasileiro e vai abrir no Circular com Bazar trazendo produtos locais e artesanais. Haverá apresentações musicais pela parte da tarde, com Raidol e Marcel Barreto (16h), Marapuama e Reiner (18h) e Pio Lobato (19h). 

Já o Corredor Guaymiaba, na Cidade Velha, é uma iniciativa dos moradores da rua Rua Félix Rocque (entre Dr. Assis e Dr. Malcher), que resolveram se inserir como parceiros da rede Circular e realizar, neste domingo, das 9h às 13h, um corredor cultural com brechó, contação de histórias, pula, pula e piscina de bolinha para as crianças, além de comidinhas e bebidinhas. Fiquem ligados que 9h, a DJ Karol Onça faz o som ambiente e, às 10h30, tem Contação de histórias para as crianças. 

Outra surpresa aos amantes do veganismo é a entrada do Purão Vegano na rede Circular. O espaço é novo no circuito e vai abrir neste domingo, 4, com uma variedade deliciosa de salgados e doces veganos, acompanhados de sucos naturais e chá. Fica no bairro da Campina, bem em frente ao Buraco da Palmeira. 

E na programação, às 9h30, tem Contação de histórias, com  Ester Sá, que versa sobre “A Árvore de Tomorumu”, mito dos indígenas Uapixana, que fala sobre unidade, erro e regeneração. Também tem oficina de cosméticos veganos, com Andrea Mendes, às 10h30. A partir das 11h30, é servido um rico buffet 100% vegano. 

O Espaço Cultural Banco da Amazônia está de volta às nossas edições. Neste domingo haverá lançamento do catálogo da exposição “Natureza, Arte e Sustentabilidade”, de Francelino Mesquita, com curadoria de Alexandre Sequeira. Das 10h às 11h o público participa da roda de conversa com o artista e com a designer Laís Cabral. A mediação será Sombra Ribeiro, produtor da mostra. Haverá tradução em LIBRAS. No calçadão, na Presidente Vargas, com a Carlos Gomes, haverá música ao vivo, a partir das 11h.

E nesta edição segue também a ação da Moeda Verde Circular, em parceria com o Instituto Alachaster. Dentro de uma campanha de sustentabilidade e ambiental. As pessoas podem levar seu material reutilizável no Ecoponto instalado no estacionamento do Porto Futuro, e trocar por moedas digitais que poderão ser trocadas por produtos nos espaços Atelier Jupati, Espaço Cultural Valmir Bispo, Espaço Amazônia Artesanal e lojas da Vila Prana.

Tem palacetes e cinema de animação no circuito

Outra novidade desta edição é o Museu Palacete Francisco Bolonha, que está reformado e abrindo suas portas para a visitação e, neste domingo, dia de Circular, vai haver visitas guiadas, das 9h às 13h, é só chegar e participar. Fica na Governador José Malcher, bem ao lado da Vila Bolonha e Memorial dos Povos.  

E tem mais palacete junto neste domingo. O Palacete Faciola abre das 9h às 17h para visitação ao casarão histórico localizado na Avenida Nazaré, construído em 1901 no contexto da Belle Èpoque. No mesmo prédio, está o Museu da Imagem e do Som do Pará, que neste domingo, vai realizar a primeira edição do seu AnimaMIS, que abre com a exibição de episódios da série de animação Os Dinâmicos (Dir. Luciana Medeiros e Afonso Gallindo). A mediação da mostra é de Augusto Pacheco. Haverá participação de Aj Takashi e Tais Sawaki, que farão brincadeiras com as crianças.

Episódios

EP 08 - A Lambada da Baleia - Sinopse: Uma baleia encalha na praia de Barcarena e Os Dinâmicos são chamados para salvá-la. 

EP 09 Boitatá não é Bumbá - Sinopse: Vieira e seu conjunto  se prepara pra tocar no "Festival Bumbá", quando são chamados para apagar um incêndio na floresta.

EP 12 O Bucho da Cobra Grande - Sinopse: A Cobra Grande está em fúria, colocando em perigo os pescadores.

EP 13 – Lambada do Fantasma - Sinopse: Os Dinâmicos vão lançar um novo disco, quando são acionados para resolver um problema de assombração. 

Circular Apresenta traz samba, carimbó e guitarrada 

"Circular Apresenta" chega a sua quarta edição trazendo  ao bairro da Campina, o show “Banjo Amazônico”, de Luizinho Lins, que se apresentará no calçadão do Basa, na Presidente Vargas, com a Carlos Gomes, abrindo o folguedo junino com muito carimbó, xote e forró, a partir das 11h. 

Já na Cidade Velha, na Praça do Carmo, o Circular Apresenta inicia às 17h, com show “Samba Afro Amazônico”, da sambista Dona Socorro Jardim, 77 anos, cantora festejada no bairro da Pedreira e que acaba de lançar o seu primeiro álbum em todas as plataformas de música. Trazendo repertório autoral, a cantora apresenta as 8 faixas de composições de grandes compositores, como Noca da Portela, Adamor do Bandolim e Almirzinho Gabriel. 

Em seguida, às 18h30, a programação musical segue com Raízes Latinas, que reúne o trabalho do percussionista paraense Nazaco Gomes (Trio Manari) com o paranaense Gabriel Dietrich (Farofa Tropikal). O projeto combina as melodias de Gabriel fortemente influenciadas pelas guitarradas dos mestres paraenses, com ritmos amazônicos, caribenhos, latino americanos e africanos resultados de pesquisas de Nazaco.

REDUTO

No bairro do Reduto chegue no Arraiá da Vila Prana, na Rua 28 de Setembro, 913, esquina da Tv. Rui Barbosa. Lojas abertas, puxirum no meio da rua, a festa vai até 16h. Também no Reduto, conheça o Espaço Vem que está completando 5 anos com uma programação que envolve música, gastronomia e muita economia criativa. Fica na Rua Ó de Almeida, 1083 (entre Rui Barbosa e Benjamin).

No bairro também estarão abertos com programação, a Casa do Fauno, na Aristides Lobo, o Casa Stúdio Bohho, na Rua Tiradentes, n. 16; o Antonieta Hostel, Café e Bistrô, que fica na Governador José malcher, com Rui Barbosa, o Memorial Padre Bruno Sechi, que também estará aberto para visitação,  na Rua Municipalidade, 489 (Chaminé na Companhia Belém Academia). A partir das 09h haverá apresentações artísticas com crianças atendidas pelo Movimento República de Emaús e visitas livres. 

Outra boa opção para a garotada é a casa dos Palhaços Trovadores, que oferece pela manhã oficinas circenses, a partir das 10h, além de Feirinha de Artesanato que vai ficar aberta até 17h e apresentação artística da leitura dramática do espetáculo Lapsus, com Mario Zumba e Marton Maués (pague quanto quiser).

CAMPINA

Na Campina, também estarão abertos, com programação, a sede social da Assembleia Paraense, na Presidente Vargas; o Casarão da Fotoativa, na Praça das Mercês, onde haverá uma programação especial que começa pela manhã e segue até às 18h com exposição 4 Olhares, dos artistas Gyselle Kolwalsk, Mariana Rossy, Viny (Vinicius Nascimento) e Luiz Felipe Furtado, além de oficina de fotografia e comidinhas.

A Casa Igá, na Frei Gil, 215, abre ara o almoço e na Cas'Amazônia Brasil, na Campos Sales com a Carlos Gomes, haverá visitas guiadas e roda de bate papo. No Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará – CCJE, na João Diogo, com a 16 de Novembro, seguem duas exposições; o Comitê Arte Pela Vida leva a Mercado de Carne do Ver o Peso, uma super programação musical, fazendo o esquenta para o festival Sonido; além do  Espaço Valmir Bispo e Atelier Jupati que ficam num casarão centenário na Padre Prudêncio, 681 (entre Carlos Gomes e Gama Abreu).

Também vai abrir a Kamara Kó, que traz a Exposição de Câmeras Obscuras, produzidas a partir da reciclagem de papelão e dotadas de um dispositivo óptico [lupa] e mini-oficina: Câmera Híbrida, do analógico ao digital, das 10h às 12h e das 14h às 16h, com inscrição. Fica na Tv. Frutuoso Guimarães, 611; o Mironga Bar, na Praça Barão do Rio Branco, com música e economia criativa; o Restaurante Dona Joana, na Campos Sales

CIDADE VELHA

Entre as opções híbridas da edição está o Espaço Gastronômico Pimenta na Cuia, que fica na Rua Rodrigues do Santos, 186, na Cidade Velha. Abre a partir das 11h com a exposição “ArteArFogo”, de Roberta Mártires e segue com ambiente musical do Controlista Sonoro Moriel e o Fabuloso Mancha Negra, culminando pratos tipicamente amazônicos para o almoço.

Na Cidade Velha, confira ainda o que vai rolar nos espaços Amazônia Artensal, que fica ao lado da igreja da Sé; o Casarão do Boneco, que tem programação de contação de histórias pela manhã, a partir das 10h, e segue pela tarde, com oficina de jogos teatrais, às 14h, com Leonel Ferreira, e roda de conversa sobre a Lei Paulo Gustavo, às 16h. Tudo encerra às 18h, com performance de Maurício Franco e Fafá Sobrinho.

O Coletivo Aparelho ocupa com arte e música o Mercado do Porto do Sal, no final da rua Gurupá. A Confraria do Fraga também estará aberta, na Veiga Cabral, assim como o bar e restaurante do Rubão e a Varanda do Axé, ambos na Gurupá, e o Papel da Amazônia e Atelier do Zoca, na Rodrigues dos Santos, com a Gurupá. Todos os museus do Sistema Integrado de Museus, no Complexo Feliz Lusitânia, e Memoriais, incluindo aí, o da Navegação, no Mangal das Garças. Também estará aberto à visitação, das 9h às 13h, o Solar Barão do Guajará, em frente à Praça D. Pedro II. 

Serviço

45ª Edição do Circular Campina Cidade Velha. Neste domingo, 4 de junho, das 8h às 20h, com opções culturais para todos os gostos e idades. Confira mais detalhes da programação em cada espaço no @circularcampinacidadevelha, no Instagram e no site projetocircular.org.

Nenhum comentário: