Os conselheiros foram eleitos no último mês de maio e tomarão posse para o biênio 2023-2025. O Conselho Municipal de Política Cultural é composto por 57 cadeiras, sendo 35 da sociedade civil e 22 da gestão municipal e que terão .A cerimônia terá a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, da presidenta da Fumbel, Inês Silveira, e dos membros eleitos.
O Conselho de Cultura está desativado desde 2019, por questões irregulares na composição e na eleição anterior. A atual gestão municipal regularizou todo o processo e recompôs o conselho, por meio da Lei Valmir Bispo, sancionada pelo prefeito Edmilson Rodrigues, no início de 2023.
A lei institui o Sistema Municipal de Cultura de Belém (SMC), que dispõe sobre a composição e o funcionamento do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), cria o Fundo Municipal de Cultura (FMC) e outras providências para a área cultural. "A cultura não é apenas arte, é a expressão da criatividade humana.
A Lei Valmir Bispo implanta um sistema municipal de cultura para garantir o investimento de 2% da receita líquida do município até 2024", explicou o prefeito Edmilson Rodrigues.
Antes, no local, estavam instalados departamentos da Fumbel que agora está instalada no terceiro andar do Palacete Bolonha. A outra boa notícia é que em breve o anfiteatro do Memorial dos Povos também estará de volta para receber programações artísticas, ainda este ano. Nesta quarta-feira, 7, já receberá uma programaçao cultural para celebrar a posse do CMPC. Participação de Mestre Damasceno e Os Nativos Marajoara.
Serviço
Posse do Conselho Municipal de Política Cultural. Nesta quarta-feira, 7, às 18h00, na Sala Vicente Salles, no Memorial dos Povos, na Av. Governador José Malcher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário