O registro do final da reunião Foto: Ascom/Fumbel |
A Prefeitura de Belém, por meio da Fumbel, realizou, nesta quarta-feira, 28, na Sala Vicente Salles, do Memorial dos Povos, a primeira reunião do CMPC, o Conselho Municipal de Política Cultural, recentemente empossado pelo Prefeito Edmilson Rodrigues, após diversos debates e discussões que levaram à revisão da Lei Valmir Bispo, que institui o Sistema Municipal de Cultura, que agora está completo com seu Conselho, Plano e Fundo de Cultura.
Acompanhamos a reunião que durou cerca de duas horas, com diálogos, escutas e encaminhamentos. “De caráter extraordinário, a pauta apresentada teve base em duas ações emergenciais, a formação de uma comissão para elaborar a proposta de regimento interno do conselho e uma outra para acompanhar os desdobramentos da Lei Paulo Gustavo. O plano de ação enviado pela Prefeitura de Belém já está aprovado na plataforma do MINC”, informou a presidenta da Fumbel, Inês Silveira, que coordenou a reunião de ontem.
“O Tá selado foi muito importante nessa condução das políticas setoriais e Telma será também a nossa representante da região Norte no Ministério da Cultura. A reunião foi positiva, com um diálogo tranquilo, democrático, uma reunião proveitosa, com boas energias e muita vontade de avançar na estruturação das políticas para o segmento da cultura na cidade de Belém”, complementa a presidenta.
Para Marcos Silva, do Tá Selado, a primeira reunião do Conselho Municipal de Política Cultural representou um marco histórico em Belém. “Depois de cerca de 10 anos sem funcionamento, o conselho finalmente volta a funcionar na gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, e isso tem uma simbologia muito grande. É a Lei Valmir Bispo revisada e sendo colocada em prática, com o Conselho sendo efetivado de forma democrática, plural e com uma representatividade enorme, tendo na sua composição, a maioria, os representantes da sociedade civil”, comemora o coordenador do Tá Selado.
Foram eleitos 8 membros para cada uma, a que que vai contribuir para a elaboração das propostas que vão nortear a elaboração dos editais da Lei Paulo Gustavo, e a que vai elaborar a proposta do regimento interno, que “tem um papel fundamental de fazer com que essa proposta ajude o Conselho a se organizar de forma efetiva, com fluidez e dinamismo”, ressalta Marquinho. As reuniões das comissões formadas já se reúnem na próxima semana.
(Holofote Virtual com informações da Agência Belém).
Nenhum comentário:
Postar um comentário