9.6.23

Transamazônia traz MasterClass gratuita a Belém

Rebecca Byrne (protagonista do filme),
retrato pintado pelo Artista Andrea Ventura
Uma super aula de produção audiovisual vai rolar na próxima terça-feira, 13, às 19h, no Fórum Landi, em Belém. Gratuita, a Master Class está diretamente ligada à experiência de produção do filme Transamazônia, um projeto de coprodução internacional envolvendo quatro países: Brasil, França, Alemanha e Suíça. No Pará, a co-produção é da Cabocla Filmes, da produtora e cineasta Jorane Castro. 

O filme será escrito e dirigido pela realizadora Sul-Africana Pia Marais, que já realizou três outros longas-metragens, premiados em diversos festivais internacionais, como o Festival de Locarno (Suíça) e o Festival de Berlim (Alemanha).

A Master Class vai abordar a Produção de Audiovisual, com Sophie Erbs (Gaijin / Cinema DeFacto | França),  François-Christophe Marzal (Point Prod | Suíça) e Jorane Castro (Cabocla Filmes / UFPa| Brasil), a partir da experiência do filme. 

O filme vai contar a história de Lawrence Byrne (40) e de sua filha, a jovem curandeira Rebecca (17), que são missionários americanos na Amazônia contemporânea, trazendo como tema dramas que envolvem a luta contra a invasão ilegal de madeireiros a territórios indígenas. Byrne e sua filha acabam se vendo no meio de uma situação na qual são obrigados a se posicionar diante da trágica realidade e encontram um dilema, de como pregar a paz sem se envolver nestas questões. 

Trasamazônia será filmado quase totalmente no Estado do Pará e na Guiana Francesa. Aqui no estado haverá filmagem nas cidades de Ananindeua, Benevides, Belém e Tucuruí. Algumas acontecem dentro da Ti Assurini, local já acordado com todas as lideranças do povo Assurini, tudo que será registrado, aproveitando o cenário natural característico da terra indígena. Transamazônia terá suas filmagens realizadas em apenas nestes dois territórios amazônicos. O elenco conta ainda com a participação de Helena ZengelSabine Timoteo e Rômulo Braga.

“Além de destacar os atributos culturais do povo Assurini, o projeto trará um ganho econômico para o estado e pelas cidades por onde passar, pois contratará uma equipe de aproximadamente 50 (cinquenta) profissionais do segmento audiovisual, que comporão parte das equipes técnica e artística, com profissionais paraenses. Contrataremos também diversas empresas de prestação de serviços como locação de transporte, fornecimento de alimentação, impressão gráfica, insumos, entre outros segmentos econômicos”, diz Jorane Castro.

Serviço

Projeto Transamazônia - Master Class sobre a Produção Audiovisual do filme. Terça 13 de junho, de 19h às 21h. Entrada gratuita. No Fórum Landi - R. Siqueira Mendes, 60 - Praça do Carmo - Cidade Velha, Belém. Mais informações: caboclafilmes@gmail.com. Apoio: Fórum Landi - FAU | UFPa - Casa das Artes | Fundação Cultural do Pará e Secretaria de Cultura do Pará.

Nenhum comentário: