9.6.23

Os Dinâmicos: som de raiz no Clube da Guitarrada

Os Dinâmicos - Still do Doc.
Clube da Guitarrada. 
Foto: Gustavo Sousa
A 49ª edição do Clube da Guitarrada, no Espaço Cultural Apoena, está especial neste domingo, 11 de junho, com a presença de Os Dinâmicos, que reúne três do integrantes de Vieira e Seu Conjunto, grupo que surge em 1976, em Barcarena, liderado por Mestre Vieira, e já com a missão de gravar o primeiro LP, o célebre Lambadas das Quebradas. A programação no Clube da Guitarrada inicia às 19h, com apresentações de vários guitarristas e em seguida fecha com o show principal. 

Lauro Honório (guitarrista base), Luís Poça (teclados) e Dejacir Magno (vocal) se reuniram novamente à Vieira, em 2011, para um projeto especial chamado “Mestre Vieira e Os Dinâmicos”, retomando o nome  original da banda, antes da proposta de gravação do primeiro LP. Esse retorno rendeu apresentações na Feira da Música de Fortaleza e participação no DVD Mestre Vieira – 50 Anos de Guitarrada, em 2012. E em 2015, a gravação do primeiro CD.

Produzido pelo próprio Vieira que também gravou a guitarra solo em todas as faixas. O álbum traz como título Os Dinâmicos e Mestre Vieira, já anunciando que tratava-se de uma participação especial. Vieira não seguiu com Os Dinâmicos, que a partir de então vem trabalhando com guitarristas convidados, como Índio Marques, que estará no show deste domingo.

Na apresentação no Clube da Guitarrada, no Espaço Cultural Apoena, a banda promete um repertório dançante com Cúmbia, Lambada e Bregas, muita Guitarrada raiz, músicas autorais inéditas, passeando por composições do primeiro disco e também dos LPs de Vieira e Seu Conjunto. 

Também estão na formação atual da banda, o baixista Cassiano Pereira Neto, que também traz na veia a origem de Vieira e Seu Conjunto. Ele é filho do baterista Cassiano Pereira Filho, o Pereira, responsável pelas “levadas de bateria” originais da guitarrada. Cassiano não só as criou como era ele quem fazia a própria bateria, e também o primeiro baixo da banda, com apenas duas cordas. 

O baterista é Jairo Rocha, que já está no grupo desde a sua retomada, em 2011. Fechando a formação, na percussão está o músico Carlos Canhão Brito Jr, que também atua na produção musical da banda. 

Protagonistas em documentários e série de animação

Os Dinâmicos e o Clube da Guitarrada. 
Foto: Gustavo Sousa

Eles são pura história da música paraense, mas também da música brasileira. Não dá pra contar a história da Lambada e da Guitarrada sem falar de Vieira e Seu Conjunto. Por isso, não é à toa que Lauro, Dejacir e Poça são personagens do documentário ainda inédito sobre o Clube da Guitarrada, uma produção de extensão selecionado em 2022 pela UFPA, com direção de Tania Vale.

"Para nós do Clube é sempre uma honra e uma alegria muito grande receber aqueles que ajudaram a construir e emancipar o gênero musical guitarrada, como é o caso dos Dinâmicos. Uma das metas principais do Clube da Guitarrada é valorizar a nossa arte popular e enaltecer os artistas que realmente fizeram e fazem história desse gênero musical tão apreciado pelo nosso povo, que é a lambada instrumental para a guitarra elétrica, a nossa guitarrada. E os Dinâmicos são músicos fundamentais nesse processo", diz Bruno Rabelo, membro e um dos coordenadores do Clube da Guitarrada.

Não é à toa também que eles também são conteúdo do SongBook Mestre Vieira, um livro impresso que conta a história artística de Vieira e traz partituras de 30 musicas e que lancei em 2022, com apoio do Rumos Itau Cultural; e são protagonistas também em outro documentário, intitulado "Mestre Vieira - A Invenção da Guitarrada", cujas filmagens e entrevistas com Os Dinâmicos e com Mestre Vieira foram realizadas em 2011, revelando essa história que, até então, estava escrita apenas em contra capa de LP, e que ganhou novas filmagens em 2019. Ainda inédito, por falta de recursos para sua finalização, esperamos conseguir entregá-lo ao público, via lei Paulo Gustavo!  (Luciana Medeiros).

Os músicos também são personagens da série de animação homônima, exibida recentemente no AnimaMis, projeto do Museu da Imagem e do Som do Pará. “Os Dinâmicos” é uma produção da Central de Produção Cinema e Video na Amazônia, via Edital Prodav/FSA/Ancine, dirigida por mim, Luciana Medeiros e pelo saudoso Afonso Galindo. Traz 13 episódios inspirados em músicas cantadas de Vieira e Seu Conjunto, o que também não vai faltar no repertório do show desse domingo.

Grupo busca patrocínio para projeto via lei Semear

Carlos Canhão e Os Dinâmicos - Entrevista 
na TV Cultura em 2019 sobre a série 
de animação. Foto: Divulgação
Além da agenda aberta para apresentações musicais, o grupo está em fase de captação de recursos para um projeto aprovado na lei Semear. 

Trata-se de um projeto itinerante, que vai passar por alguns municípios do Pará levando não só apresentações musicais do Grupo, como programação, formação cultural e educação musical, como ferramentas de difusão da Guitarrada, gênero musical reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Pará.

Serviço

Show de “Os Dinâmicos”. Neste domingo, 11 de junho, a partir das 19h, com apresentação do Clube da Guitarrada. Onde? Av. Duque de Caxias, 450 – Altos – Espaço Cultural Apoena. Ingressos R $15,00. O contato com  a banda pode ser feito por meio do Instagram @osdinamicos_banda ou da produtora @holofote_virtual. Mais informações: (91) 98134.7719.

Nenhum comentário: