1.12.23

Mastarel iluminado neste sábado no Porto do Sal

O Mastro erguido e iluminado, em 2016. A nova
estrutura será entregue neste sábado, 2/12
Foto: Débora Flor
Projeto de arte pública contemporânea possibilitou reforma do telhado e pintura do Mercado do Porto do Sal que, em 2023, celebra 90 de anos de fundação. 

No coração da Cidade Velha, no Centro Histórico de Belém, o Mercado do Porto do Sal traz marcas dos 90 anos de fundação. E a partir do projeto Mastarel, o espaço, que data de 1933, passou por reformas e implementação de acessibilidade e recebe, neste sábado, 2/12, evento de mastreação que marca, por meio da arte, todo o processo de renovação do espaço. 

A iniciativa da artista Elaine Arruda e do Mestre em Carpintaria naval, João Aires, é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura Rouanet, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e realização do Ministério da Cultura, Apneia Cultural e Tijuquaquara Produtora Cultural.

O Mastarel ousa, persiste e reflete o movimento que vem ocorrendo desde 2016, na comunidade do Porto do Sal, provocado pelos artistas Elaine Arruda e Mestre João Aires que o trazem de volta, com curadoria de Vânia Leal, e iluminação de Lúcia Chedieck, além de uma rede multidisciplinar de profissionais fundamentais para a sua realização.

A iniciativa é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e realização do Ministério da Cultura, Apneia Cultural e Tijuquaquara Produtora Cultural. O evento de mastreação é aberto a todos os públicos e contará com a abertura da exposição “Mastarel: as águas de dentro”, a apresentação do grupo Mercado do Choro, DJ Leno Martins, Orquestra Aerofônica e vídeo performance com Nando Lima.

Contextualização histórica

Telhado foi todo restaurando, obra realizada, a 
partir do projeto Mastarel. Foto: André Mardock
Inserido no cenário do Mercado do Porto do Sal, contextualizado num bairro histórico de Belém, a Cidade Velha, a estrutura singular que se ergue no quase centenário mercado, desafia o horizonte físico e os limites da expressão artística e cultural. 

O resultado é uma obra de arte monumental e simbólica. Uma vez no topo do mercado, o Mastarel iluminará não só o ambiente físico como as memórias que permeiam as vidas dos moradores ribeirinhos. 

O mastro tem estrutura composta por elementos característicos das embarcações ribeirinhas da Amazônia e vai iluminar o Mercado do Porto do Sal. A mastreação, no entanto, é a culminância de um processo que buscou resgatar a beleza e a funcionalidade do emblemático prédio histórico.  

Reuniões: projeto ganhou adesão e colaboração
da comunidade. Foto: Dudu Lobato
Entre os meses de setembro e novembro desse ano, foram realizadas obras estruturantes no Mercado do Porto do Sal, como a reforma do telhado, já desgastado pela ação do tempo, e a limpeza, pintura e remoção de vegetação. Além disso, foi possível a aquisição de telhas originais da época da construção do mercado, utilizadas na reposição das áreas necessárias.

O projeto parte do desejo de valorizar e promover o respeito pela tradição, pela artesania e pelo patrimônio que moldam a identidade única da comunidade ribeirinha. 

Criado na década de 30, o Mercado do Porto do Sal surgiu para servir como central de abastecimento e escoamento da produção vinda da região das ilhas a partir do chamado “movimento do Porto do Sal” e foi intitulado com este nome, ainda no período colonial, por ser um entreposto de chegada do sal inglês. 

Tradição de final de ano

Lúcia Chedieck, Elaine Arruda, João AIres e 
equipe. Foto: Dudu Lobato.
A primeira intervenção no Mercado do Porto do Sal feita pela artista Elaine Arruda ocorreu em 2016, através da Bolsa de Pesquisa e Experimentação Artística do então IAP (Instituto de Artes do Pará). 

O encontro com João Aires, mestre em carpintaria naval, torna-se uma parceria que resulta na primeira edição do projeto Mastarel, que consiste em uma instalação naval sobre o telhado do Mercado. 

“A tradição de erguer os mastros nas festas de cultura popular, como na Marujada e nas festas de São João, tem tudo a ver com o que estamos propondo com o projeto. Queremos que este mastreamento do Mercado se torne também uma tradição de final de ano no Porto do Sal. Já que não vamos conseguir deixar o Mastarel permanente, por conta do tombamento do prédio, pois, para isso, precisaria pedir o tombamento da obra, desejamos que esse ato do mastreamento se torne uma tradição a cada dezembro, gerando um festejo da comunidade”, diz Elaine Arruda.

Pintura, telhado e acessibilidade

Pintura da área externa
Foto: Dudu Lobato
Durante a execução do projeto, o Mercado do Porto do Sal ganhou, além da revitalização do telhado e a pintura interna e externa, acessibilidade. 

Ao todo, foram construídas cinco rampas, sendo três internas e duas externas, localizadas na entrada principal e na calçada. As rampas foram pintadas de maneira padronizada, facilitando aos visitantes a identificação e reconhecimento nos espaços de distribuição. 

Em 2023, as obras no prédio foram realizadas com todas as autorizações necessárias concedidas pelo IPHAN, SECON e FUMBEL, tendo como arquiteto responsável, Leno Martins. E a comunidade do entorno também foi envolvida na ação por meio de reuniões quinzenais que trataram das etapas da reforma e envolveram moradores das proximidades, a administração do Mercado do Sal e permissionários.

"O projeto Mastarel marca o início de um novo capítulo na história do Mercado do Porto do Sal, no coração de Belém. Por meio da arte, celebramos a importância do espaço, que celebra 90 anos, e a recuperação de mais um destaque do patrimônio da capital paraense. Desde a sua criação, o Instituto Cultural Vale tem olhar voltado para a recuperação e salvaguarda de espaços históricos da capital paraense como a Basílica de Nazaré, o Cine Olympia e o Conjunto Arquitetônico dos Mercedários, e iniciativas culturais que refletem a potência cultural do povo do Pará", afirma o Diretor-Presidente do Instituto Cultural Vale, Hugo Barreto.  

Memórias e conexões com o rio

Equipe do projeto e permissionários do mercado.
Foto: Dudu Lobato
Nesta a área em que está inserido o Mercado do Porto do Sal, a comunidade se entrelaça com as águas do rio, o Mastarel se torna símbolo de conexão entre o passado e o presente. 

Cada encaixe, cada detalhe da sua construção, é uma homenagem à tradição da carpintaria naval, representando não apenas um mastro, mas a linhagem de habilidades transmitidas de geração em geração. 

No mercado, onde estão as transações comerciais e as trocas culturais, o projeto não se resume apenas a instalação de um objeto que ornamenta o telhado do mercado, mas compõe, sim, uma narrativa visual que se mistura com as histórias das pessoas que fazem daquele lugar sua casa e sustento.

Os artistas do projeto e os desdobramentos em 2024

Mestre João Aires e Elaine Arruda
Foto: Dudu Lobato
João Aires é Mestre em Carpintaria Naval. Nasceu em Santa Cruz do Arari (PA) e trabalha há 30 anos na região portuária de Belém. 

É responsável pela construção e manutenção dos barcos do Porto Vasconcelos. Morador do Porto do Sal, mestre João é o único mestre em carpintaria naval da região do Porto do Sal – um dos raros locais da capital paraense onde ainda há a prática da construção de barcos em madeira. Seu conhecimento é, portanto, um patrimônio cultural e imaterial da região Norte do país. 

Já Elaine Arruda, artista visual, é Doutora em Artes pela Universidade de São Paulo (ECA/USP) e professora do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará (FAV/UFPA). Sua produção transita entre a gravura, instalação e projetos de arte pública. Fundadora dos coletivos Atelier do Porto e Aparelho, possui uma trajetória fortemente marcada por ações colaborativas e articulações institucionais. 

O Projeto segue com desdobramentos até março de 2024. Estão previstas ainda ações como o lançamento do Livro Mastarel, de Elaine Arruda. O livro consiste no capítulo principal de sua tese de doutorado, realizada na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo  (ECA-USP) e que traz registros e detalhes técnicos sobre a obra. Também serão realizadas, ainda, duas oficinas, de Carpintaria e Iluminação, para as comunidades da Malvina e Beco do Carmo.

Mastarel - Ficha técnica 

Artistas proponentes: Elaine Arruda e Mestre João Aires

Coordenação geral: Elaine Arruda

Curadoria: Vânia Leal

Mestre de obras: João Aires

Equipe de obras: Maycon Roberto, João Batista, Derivaldo Ramos, Ronildo Ramos, Thiago Félix Batista e Marcos Pimentel

Arquiteto: Leno Martins

Iluminadora: Lúcia Chedieck

Iluminador assistente: Jorge Forjaz

Direção de vídeo e vídeo arte: Nando Lima

Fotografia: Dudu Lobato

Captação de vídeo e áudio: André Mardock

Operador de drone: Paulo Castro

Designer: Elisa Arruda

Designer assistente: Luiz Lopes

Direção de produção: Samia Oliveira

Assistente de produção: BEN, Mauro Joaquim, Joanna Saraiva e Vivian Santa Brígida

Social media: BEN e Vitor Canhotto

Legenda de redes sociais: Mauro Joaquim 

Assessoria de imprensa: Luciana Medeiros/Holofote Virtual – Com. Arte Mídia

Mastarel é um projeto realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet

Patrocínio Master: Instituto Cultural Vale

Realização: Governo Federal, Ministério da Cultural, Tijuquaquara e Apneia Cultural

Apoio: Imperium - materiais de construção, Frida Store, Fotoativa, Ná Figueiredo, Superintendência de assistência estudantil | UFPA,  Coordenadoria de acessibilidade | UFPA e Bienal das Amazônias.

Serviço

Projeto Mastarel - Mastreamento do Mercado do Porto do Sal. No sábado, 2 de dezembro, a partir das 18h – Endereço: Tv. São Boaventura da Silva, com a TV. Gurupá – Cidade Velha. O projeto conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura Rouanet, patrocínio master do Instituto Cultural Vale e realização do Ministério da Cultura, Apneia Cultural e Tijuquaquara.

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