10.5.12

Amazônia das Artes traz peça de Nelson Rodrigues

O grupo Oficina de Interpretação Teatral, do Mato Grosso do Sul, apresenta, nesta sexta-feira, 11, o espetáculo “A Serpente” (20h), a última obra escrita pelo dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues. A apresentação faz parte do projeto Amazônia das Artes, que acontece até dia 18 de maio, no Sesc da Doca, com entrada franca.

A obra teatral de Nelson Rodrigues exibe o olhar irônico e satírico deste dramaturgo genial sobre um país e uma sociedade em transformação vertiginosa. Nas 17 peças que escreveu ao longo de sua carreira, ele inaugurou e consolidou o modernismo no teatro brasileiro.

Refletindo as dimensões míticas e psicológicas de todo o universo do autor, em “A Serpente”, a ultima peça escrita por ele em 1978, está o drama de duas irmãs. Guida e Lígia moram num mesmo apartamento com seus respectivos maridos, Paulo e Décio. Sexualmente infeliz, ainda virgem depois de quase um ano de casada, Lígia desfaz seu casamento e pensa em morrer.

Para ajudar a irmã, Guida lhe faz uma proposta: que Lígia passe uma noite com Paulo. Depois dessa noite, nada será como antes. Forma-se então um triângulo amoroso, capaz de alcançar todos os extremos. O espetáculo faz parte do projeto do Sesc Amazônia das Artes, que promove a circulação de artes integradas da Região Norte.

No Pará o evento teve início no dia 07 e vai até o dia 18/05. Nesta sexta-feira, 11, além do espetáculo sobre obra de Nelson Rodrigues, às 20h, haverá antes, às 18h, a apresentação de danças e músicas regionais, com o Grupo Paráfolclórico do SESC Pará, que trabalha em seu show, releituras de manifestações folclóricas que ocorrem nos mais variados municípios do nosso Estado. 

 Entre os propósitos deste projeto estão o estímulo e a difusão da produção artístico-cultural dos Estados abrangidos pela Amazônia Legal e por outros Estados que possuem características semelhantes devido a sua proximidade com a realidade da região.

O principal alvo é a circulação de obras nas linguagens de Dança, Música e Teatro oriundos dessa região, atendendo às necessidades específicas para um melhor desenvolvimento, além de integrar os departamentos regionais do SESC nos Estados que formam a Amazônia Legal. Atualmente, o projeto conta com a participação de onze Estados, sendo eles Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins. 

Programação 

  • 12/05 – Espetáculo Musical “Corda Com Corda” (RR) – 20h
  • 13/05 – Espetáculo de Dança “Expiação” (MA) – 20h
  • 14/05 – Espetáculo Musical “São Batuques”, em Belém, 20h
  • 15/05 – Espetáculo Musical “São Batuques”, em Castanhal, 20h
  • 15/05 – Espetáculo de dança “Plagium?” (MS), 20h
  • 16/05 – Espetáculo de teatro “O Menino e o Céu” (MT), 20h
  • 17/05 – Espetáculo de Teatro “La fábula” (PA), 18h
  • 17/05 – Espetáculo de Teatro “O menor espetáculo da Terra” (PA), 20h
  • 18/05 – Espetáculo do grupo “Associação Cultural Boi marronzinho” (PA), 18h
  • 18/05 – Espetáculo Musical “Centro Metropolitano” (TO), 20h 

Serviço 
SESC Amazônia das Artes – No SESC Doca (Rua Senador Manoel Barata, 1879) e em Castanhal (Auditório da Catedral Sta. Maria Mãe de Deus). Informações: (91) 4005-9512.

Nenhum comentário: