19.5.12

Delinquentes grava DVD na Praça da República

Neste domingo não vou faltar. Vamos saber com quantos decibéis se faz um show sob mangueiras. Literalemente. Uma das primeiras bandas punk e hardcore de Belém mostra o que aprendeu nestes 27 anos de história. Protestos aos conflitos urbanos, diferenças sociais e as relações humanas. Estes são os pontos que compõem as letras que irão agitar os amantes do rock paraense na gravação do DVD “Planeta dos Macacos”. O som começa a rolar a partir de 16h, na praça da República. 

“Esse será o nosso dia D, o 3º ponto mais importante da banda. Sendo o 1º e o 2º, respectivamente, o nosso surgimento e o lançamento do nosso 1º CD - Pequenos Delitos. A realização desse show-gravação é uma conquista de muito esforço e garra”, ressalta o vocalista Jayme Katarro.

Este será o primeiro registro de alta qualidade com a pretensão de mostrar a trajetória musical do Delinquentes ao longo de 27 anos de trabalho. O show ainda contará com participações de Sammliz Samm, da banda Madame Saatan; o percussionista Nazaco, da Banda Trio Manari; Leandro Pörkö, da Banda Baixo Calão; e Djair, da Antcorpus (Parauapebas). 

“Recebi com muita alegria e honra o convite para participar desse momento tão especial deles. A gravação desse dvd será muito especial para todos nós, que fazemos e apreciamos o rock feito em nossa cidade. Finalmente um registro a altura, para essa que é a grande banda paraense de rock e uma das referências da diversidade e riqueza cultural em nosso Estado. Máximo respeito ao Delinquentes", diz Sammliz Samm do Madame Saatan. 

A banda pretende atingir o máximo de energia. “Nosso show é motivado pela adrenalina, queremos um público fervoroso para que as imagens possam mostrar como é o nosso show de fato, sem a frieza de um estúdio fechado. Vamos mostrar nosso estilo marcante que vem desde os anos 80”, enfatiza Katarro. 

Atualmente a banda possui o estilo crossover, que é um híbrido do hardcore agressivo com a técnica do trash metal oitentista e moderno. Outras influências que a compõem são o rock industrial, o alternativo, o punk rock e a inusitada e irreverente mistura com o estilo regional, a exemplo da música Pescador de Mestre Lucindo com o Carimbó. 

Para o jornalista Ismael Machado, autor do livro Decibés sob Magueiras, os Delinquentes sempre mantiveram o estilo desde a época em que começaram a ensaiar nos anos 80. “Se há uma banda de rock que merece respeito em Belém, essa banda atende por Delinquentes, mesmo com algumas variações na sonoridade produzida por eles. Mas isso é reflexo das idas e vindas de integrantes. Quase balzaquiana, a banda ainda é um farol certo para novas gerações que fazem o rock pesado, seja ele punk, metal, crossover ou qualquer rótulo que se queira pôr.”

Dia D, gravação do DVD “Planeta dos Macacos” tem a chancela da carta de Lei de Incentivo do Estado do Pará – SEMEAR, é patrocinado pelo Programa Conexão Vivo, conta com o Co-patrocínio da Funtelpa. A realização é da Greenvision. O projeto conta com o apoio da Doceria Abelhuda, Circus Hamburgueria, Pizzu´p, Curso Exemplo, Central Rock, Fábrika Studio, Secult, Ná Figueredo, Instituto de Ciências e Artes da UFPA, Prefeitura Municipal de Belém, Governo do Estado do Pará, Comando Geral da Policia Militar, Ctbel e Dudú Sardo Mendes.

Nenhum comentário: