23.5.12

OSPT realiza mais um concerto do Ciclo Beethoven

OSTP
Casa cheia. Têm sido assim as noites da OSTP dedicadas a Beethoven no Theatro da Paz. O ciclo já trouxe os concertos para violino e orquestra, concerto tríplice, e agora está apresentando os cinco concertos para piano. Nesta quinta-feira, 24, a participação será da pianista Gabriella Affonso. 

Este ano a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz está com a agenda cheia. Contando atualmente com 55 elementos, a OSTP está em fase de crescimento e reestruturação, com novos músicos sendo contratados, através de audições seletivas. De acordo com Marianne Lima, da Gerência de Música da Secult, a orquestra faz este ano dois concertos por mês no Theatro da Paz. 

Uma vez por mês também vêm sendo programados concertos de câmara, na Igreja de Santo Alexandre, onde os membros do grupo apresentam-se em trios, solos e formações diversificadas, em um repertório camerístico, em que o público pode conferir as performances individuais dos músicos que compõe a orquestra. 

E no dia 27 de junho, a Orquestra fará um concerto em Homenagem ao Centenário de Nascimento de Wilson Fonseca, no Theatro da Paz, e dia 30 repetirá o mesmo concerto em Santarém. “No segundo semestre o trabalho da orquestra concentra-se no Festival de Ópera do Theatro da Paz”, antecipa Marianne.

Gabriella Affonso
Beethoven - No Ciclo Beethoven, há sempre um convidado solista. “Importante ressaltar que todos os solistas convidados são pianistas paraenses, alguns deles residentes em outros estados e outro país, a exemplo de Helena Elias, que reside em Paris, Maria Helena Andrade, que reside no Rio de Janeiro e Gabriella Affonso, que reside em São Paulo”, reforça. 

Natural de Belém do Pará, a pianista Gabriella Affonso conclui este ano o curso de Performance em Piano com o pianista Arnaldo Cohen na Jacobs School of Music, Indiana University. 

Gabriella atuou como professora assistente ‘Associate Instructor’ do Professor Cohen na Indiana University nos anos de 2007 e 2008, e tem atuado como solista e camerista nos Estados Unidos e no Brasil. 

Já se apresentou em São Paulo no Teatro Municipal de São Paulo (Série meio-dia), Mube, MASP, Promom, Centro de Cultura Judaica, Hebraica, Sociedade de Cultura Artistica, bem como em Tatui, Franca, Piracicaba, Theatro da Paz – Belém, entre outros. Além disso, a pianista foi professora de piano nos Estados Unidos (Indiana University, Chappaqua Music School-New York), e nos festivais internacionais de música de Piracicaba, de São Jose do Rio Preto e de Belém.

Regência - Nesta quinta, com regência de Miguel Campos Neto, a pianista Gabriella Affonso tocará o Concerto nº 4. Já no próximo mês, dia 05 de junho, o encerramento do ciclo contará com a apresentação do pianista Paulo José Campos de Melo, solando o Concerto nº 05 - conhecido como "Imperador". 

Nelson Neves
Além deles, durante o ciclo, também já soloram o pianista Nelson Neves, que estava residindo até o ano passado nos EUA e este ano está de volta à Belém, como diretor musical da Amazônia Jazz Band. 

“Na semana passada Nelson solou o Concerto Nº3, mostrando sua performance na música erudita - ele que é conhecido como pianista de jazz - empolgando a plateia com sua bela interpretação de Beethoven”, diz Marianne. 

Homenagem -  O Ciclo Beethoven vem homenageando o professor e filósofo, Benedito Nunes. “Todos os concertos são dedicados a ele, que era um grande admirador de Beethoven, e destacava este compositor como um dos mais importantes da música ocidental, ouvindo-o diariamente, segundo depoimentos de pessoas que conviviam mais proximamente com ele”, diz Marianne Lima. “Além dos concertos para instrumento solista e orquestra, no programa do Ciclo Beethoven têm sido executadas todas as Aberturas Sinfônicas de Beethoven”, conclui.

PROGRAMA -  Beethoven (1770-1827)

  • A Consagração da casa, abertura em dó maior (op. 124)
  • Concerto para piano nº 4 em sol maior (op. 58) 
  • Allegro moderato
  • Andante con moto 
  • Rondo vivace 

Serviço
Ciclo Beethoven. Nesta quinta-feira, 24, a partir das 20h, no Theatro da Paz – Praça da República – Belém do Pará, com entrada franca, sem necessidade de retirada de ingresso na bilheteria.

Nenhum comentário: